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Reduzir os índices de afastamentos: 7 dicas para sua empresa

25 de setembro de 2019

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O afastamento nas empresas brasileiras costumam ser muito altos, e por isso trouxemos algumas dicas de como reduzir os índices de afastamentos. Saiba mais

Os afastamentos de trabalho geram um grande transtorno. Além de onerar a empresa, muitas vezes o trabalho de determinado funcionário é imprescindível para o bom funcionamento da organização. Desse modo, reduzir os índices de afastamento é importante para manter a estabilidade econômica e também de produção.

Veja 7 dicas para que sua empresa possa reduzir os índices de afastamentos de trabalho e evitar esse tipo de transtorno que frequentemente acontece no mundo corporativo.

Fazer a gestão de riscos no ambiente de trabalho

A primeira medida a se fazer para reduzir os índices de afastamentos em sua empresa é eliminar qualquer risco de acidentes ou situações que possam causar malefícios à saúde do trabalhador no ambiente de trabalho.

Por isso, manter um departamento de segurança do trabalho e avaliar possíveis riscos é primordial. Esse profissional vai inspecionar todos os ambientes da empresa, diagnosticar riscos e buscar melhorias. Por exemplo:

  • ergonomia dos ambientes da empresa;
  • riscos por exposição ou contaminação de produtos perigosos;
  • transporte de materiais pesados;
  • sinalização, acessibilidade, mobilidade e segurança na movimentação de veículos;
  • fornecimento e cobrança da correta utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Conscientizar sobre uso de EPIs

Para que sua empresa consiga reduzir os índices de afastamentos de trabalho, a medida mais importante é oferecer proteção aos seus funcionários. E não basta somente disponibilizar os EPIs, é preciso fornecer orientação e capacitação para o uso correto nos diversos ambientes da empresa.

Promover palestras sobre reeducação alimentar

A má alimentação acarreta diversas complicações à saúde que vão desde obesidade a problemas cardíacos, por exemplo. Por isso, é importante que sua empresa dê o exemplo e forneça uma alimentação saudável aos seus colaboradores durante o expediente.

Além disso, sua empresa pode oferecer gincanas, torneios e competições no intuito de incentivar a prática esportiva entre os seus funcionários, evitando o sedentarismo.

Manter programas de ginástica laboral

Os programas de ginástica laboral são importantes para evitar afastamento de trabalho, principalmente em atividades repetitivas ou monótonas. Assim, os colaboradores vão ter alguns minutos para fazer alongamentos, esticar o corpo e quebrar o ritmo de trabalho.

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Promover acompanhamento psicológico aos funcionários

Algumas situações de afastamento estão relacionadas a problemas psicológicos. Desse modo, seria importante que sua empresa fornecesse acompanhamento psicológico no intuito de auxiliar e detectar possíveis sintomas relacionados a essas doenças antes de causarem prejuízo na produtividade ou gerarem afastamento do trabalho.

Fornecer planos de saúde e incentivar exames de rotina

Muitas pessoas não têm o hábito de visitar médicos e fazer exames de rotina para verificar como está a sua saúde. E doenças que poderiam ser tratadas mais facilmente com um diagnóstico cedo, acabam complicando o estado de saúde dos pacientes e gerando afastamento de trabalho.

Por isso, mantenha os programas de medicina do trabalho em dia e forneça planos de saúde aos seus colaboradores. Além disso, promova frequentemente palestras sobre saúde para que seus funcionários fiquem bem informados e procurem sempre auxílio médico.

Prevenir o consumo de álcool e drogas

Todo mundo sabe o quanto o álcool e as drogas são prejudicais à nossa saúde. Desse modo estabeleça campanhas educativas sobre esses temas e estimule seus funcionários a ter uma vida saudável fora do ambiente de trabalho.

 

Se você se gostou desse assunto, confira também outros conteúdos sobre medicina do trabalho em nosso blog:

» Estresse no trabalho o que as empresas podem fazer para evita-lo

» Promover a saúde mental em empresas: 5 ações para colocar em prática

» Ansiedade no ambiente de trabalho: Como lidar?

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