Blog

Retrospectiva 2019: Confira os lançamentos e melhorias do SOC neste ano 

26 de dezembro de 2019

Compartilhe

Apesar das inconstâncias do projeto eSocialo SOC não deixou de inovar e oferecer funcionalidades para seus clientes. Veja mais os lançamentos e melhorias que rolaram em 2019. 

Apesar de todo o mercado de SST só ter olhos para o eSocial, o SOC continuou inovando e lançando novidades durante o ano todo! Foram muitas funcionalidades, produtos, melhorias e até soluções desenvolvidas exclusivamente para atender ao projeto do Governo Federal. Por isso, decidimos relembrar um pouco o que a plataforma teve de novo em 2019. 

Janeiro 

O ano de 2019 nem havia começado direito e o SOC já estava lançando melhorias. Isso porque a tela “Meu Perfil SOCNET passou por um refinamento de filtros e uma nova tela de busca para que qualquer usuário pudesse pesquisar e encontrar os melhores serviços em Gestão Ocupacional na Rede Credenciada SOCNET. 

Além da melhoria para encontrar os serviços desejados, a parte gráfica também teve modificações para proporcionar melhores experiências ao usuário e também para a melhor usabilidade em dispositivos móveis. 

 Saiba como o preenchimento correto do Seu Perfil SOCNET aumenta a visibilidade dos seus serviços 

Fevereiro e Março 

Nos meses seguintes, ocorreram duas edições do evento EuSOC. Um evento presencial pioneiro proporcionado para todos os usuários do Sistema SOC. O EuSOC reuniu em torno de 700 pessoas e teve como objetivo debater as tecnologias e soluções do SOC para atender às demandas do eSocial no prazo e sem multas 

 EUSOC reúne mais de 700 clientes e expõe tecnologias inovadoras para eSOCial. 

Ainda em março, a empresa teve o lançamento de uma nova área: a de Relacionamento. O objetivo é oferecer um atendimento 360º focado totalmente em nossos clientes e na satisfação de cada um.  

A primeira etapa da área é dedicada em sanar dúvidas e orientar os usuários.  a segunda, é entender as dificuldades do cliente, tomar ações e tornar o atendimento menos robotizado e mais humanizado. 

Relacionamento com o cliente 

 Área de Relacionamento com o cliente: melhorias em prol da satisfação total dos clientes. 

Abril 

O quarto mês do ano foi um dos mais agitados, com certeza. Foram lançadas muitas novidades e melhorias na plataforma. 

Iniciando com as melhorias no Módulo de Treinamento, em que se tornou possível controlar a quantidade de funcionários treinados, horas de capacitação, a frequência e quem deve realizar cada treinamento. É um módulo que busca auxiliar uma das obrigações do eSocial em relação à Gestão de Treinamentos para funcionários exigida pelo leiaute S-2245. 

 Módulo de Treinamento SOC integra soluções e controles exigidos no leiaute S-2245 do eSocial. 

Além dos lançamentostambém houve a preocupação em alertar os usuários sobre o preenchimento de dados ocupacionais de seus funcionários. Seja ele diretamente pela plataforma SOC ou por meio de planilhas.  

Mais alguns lembretes dados para os usuários e clientes foram sobre a validação de conteúdo e os relatórios críticos do SOC. Recurso em que o sistema avalia se está tudo em conformidade com o funcionário por meio dos exames cadastrados no sistema. 

Saiba um pouco mais sobre os lembretes e alertas de abril:
 Soluções SOC para manutenção do histórico e atualização dos dados ocupacionais. 
 Planilha de importação de exames do SOC promove agilidade e redução de custos ao empregador.
 Validação de conteúdo do SOC identifica erros de digitação em telas de resultados de exames.
Relatórios críticos do SOC auxiliam na gestão, controle de dados ocupacionais. 

Junho 

No mês de junho, tiveram também alguns treinamentos para capacitar os colaboradores da empresa. Nos dias 15 e 16 de junho, aconteceu o “Treinamento de Atendimento Genial”, ministrado pela Inorder. 

O treinamento foi direcionado para os colaboradores que possuem contato direto com os Clientes SOC, buscando a excelência no atendimento, com funcionários cada vez mais preparados. 

Já nos dias 18 e 19 de junho, foi realizado um curso avançado de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), em que se abordou “As duas faces do eSocial” pelo Dr. Gustavo NicolaiO objetivo foi atualizar o conhecimento dos colaboradores e deixá-los a par das mudanças e exigências do eSocial quando se trata de SST. 

 Treinamentos e palestras focam na atualização e capacitação da equipe SOC. 

Uma das conquistas, em junho, foi da Equipe de Credenciamento SOCNET, que conquistaram mais de 880 usuários credenciados na rede credenciada. Os prestadores se cadastraram para utilizarem a ferramenta de forma gratuita e realizar atendimentos exclusivos via maior rede colaborativa de serviços de SST do Brasil. 

 Equipe de Credenciamento SOCNET auxilia você a criar sua própria rede de negócios. 

E, para finalizar o mês de junho, disponibilizamos integração entre as plataformas SOC e Conta Azul. A primeira voltada a informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho e a segunda para o financeiro das empresas. Unindo suas funcionalidades para facilitar a fluidez das operações empresariais dos clientes. 

 Conheça as vantagens da integração entre SOC e Conta Azul. 

Julho 

Do meio d2019 para cá, o foco foi a simplificação e modernização do SOC para as mudanças que o eSocial estava tendo. Disponibilizamos até um cronograma do mês de maio até novembro sobre as melhorias e simplificações que haveriam sobre os eventos de SST e as mudanças que seriam implantadas no SOC para cada mês 

Você pode conferir as melhorias e simplificações no link abaixo: 

 Acompanhe os trabalhos de Simplificação e Modernização do eSocial oficiais do Governo Federal.

Lembrando que todas as mudanças e melhorias realizadas no SOC foram baseadas exclusivamente em cada mudança divulgada oficialmente pelo Portal eSocial do Governo Federal. 

Algumas melhorias também ocorreram em julho. Uma vez que a Portaria nº 211, de 11 de abril de 2019, validou a assinatura e a guarda eletrônica de documentos de SST, a Assinatura Digital SOC se tornou uma ferramenta fundamental para agilizar processos e facilitar a gestão de documentos no SOCGED.  

A atualização da funcionalidade possibilita o documento já ser exportado em PDF e com os dados e assinatura do responsável, além de marca d’água e assinatura em massa de arquivos de SST. 

 Confira as melhorias e novos recursos na Assinatura Digital SOC 

Assim como no mês anterior, em julho também ocorreu o lançamento de uma integração com o SOC. Momento em que a HCM – Gestão de Pessoas da Senior se integrou ao Software de Gestão Ocupacional. Esta integração entre as duas plataformas visa com que Clientes e prestadores tenham mais facilidade ao implantar o eSocial e cumprir com as obrigações legais, de forma ágil e simplificada. 

 Integração de dados entre o SOC e o HCM – Gestão de Pessoas da Senior. 

E mais melhorias! O SOC é pensado para atender as demandas que os clientes precisam. Também sendo importante as experiências dos usuários, a plataforma do SOC teve suas melhorias com as mudanças em layout para uma navegação mais agradável dentro da plataforma. 

 Confira as melhorias realizadas pela equipe de UX do SOC. 

Agosto 

Ter como comprovar os seus conhecimentos é muito importante! E, para quem mexe com o Software de Gestão Ocupacional SOC, isso já é possível. A Certificação Profissional SOC já está disponível para qualquer profissional que deseja se especializar nas ferramentas básicas e estratégicas do sistema. Adquira o seu certificado, estudando 100% online. 

Saiba mais como adquirir seu Certificado Profissional SOC: 

 Certificado Profissional SOC (CPS): um diferencial para a carreira.
 Certificação SOC: 5 razões para investir nessa qualificação profissional. 

Como a Age Technology possui o Certificado de Segurança ISO 27001, todos os colaboradores precisam ter ciência de suas responsabilidades para garantir o cumprimento das normas. Para isso, organizamos um Workshop de Segurança da Informação para todos da empresa. Notificando-os sobre os perigos da internet e também fora dela. 

 SOC realiza o V Workshop de Segurança da informação e II Treinamento sobre Lei Anticorrupção e Conduta Ética. 

Com a integração entre o SOC e a Conta Azul, as duas plataformas tiveram que trocar conhecimentos. Portanto, colaboradores que trabalham na empresa do SOC, com a plataforma, tiveram um treinamento sobre a Conta Azul, para entender mais sobre essa integração e esta nova plataforma. 

Conheça as vantagens da integração entre SOC e Conta Azul. 

Ainda no início de agosto, o SOC disponibilizou a integração com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Oferecendo maior agilidade e facilidade operacional, permitindo que o usuário localize médicos cadastrados no CFM com apenas um clique.  

A nova funcionalidade está disponível em todas as telas de atendimento médico e de cadastro de pessoas. Basta clicar em “+ Novo Médico” e pesquisar pelo nome ou pelo Conselho de Classe do médico em questão. 

Setembro 

A divulgação do Single Sign On via padrão SAML disponível no SOC também foi um marco importante para os nossos clientes. Já que esta funcionalidade permite que funcionários de uma empresa realizem o login apenas uma única vez para navegar em todos os serviços, mesmo que independentes.  

 Você sabia que o SOC conta com o Single Sign-On via padrão SAML? 

A nova tela de Atestado de Saúde foi outro lançamento do SOC em setembro. Esta tela permite o cadastro de atestados médicos e odontológicos de acordo com as regras e exigências do eSocial para o envio correto do leiaute S-2230 ao Governo Federal, além dos cadastros de declaração em horas. 

 SOC lança tela de Atestado de Saúde para o leiaute S-2230 do eSocial. 

Outubro 

Em outubro, o SOC+ voltou todo reformulado com o objetivo de promover experiências melhores aos nossos usuários. Sem a necessidade de se inscrever para a participação das lives, com calendário disponível mensalmente para você saber quais temas serão discutidos em cada dia e a diversidade de conteúdo.  

 O SOC+ está de cara nova. 

Novembro 

Nos últimos meses até novembro de 2019, o Suporte do SOC passou por diversas mudanças, com o objetivo de melhorar os atendimentos e esclarecer dúvidas o mais rápido possível, resultando principalmente no sucesso e obtenção de resultado dos clientes. 

Entre algumas melhorias, estão: a atualização e capacitação dos colaboradores, o atendimento dividido por níveis e, por fim, a implantação da nova plataforma para a gestão de serviços. 

 Reestruturação do Suporte SOC: conheça as novidades no serviço de atendimento ao cliente. 

 Sucesso do cliente: conheça o que o Suporte do SOC está fazendo para sua promoção. 

E, para finalizar o ano, produzimos um Webinar gratuito: “Preparação para o eSOCial”. Foram 3 horas online e ao vivo para esclarecer tudo o que o Cliente SOC precisa fazer para a deixar a base do sistema pronta para gerar os eventos de SST e enviar os dados ao eSocial. 

Inclusive, deixamos o webinar disponível em nosso canal do YouTube para que você possa assistí-lo a qualquer momento! Ele já teve mais de 2 mil visualizações.  

 Assista: Webinar “Preparação para o eSOCial”. 

Por fim, destacamos que a parceria com a LG Lugar de Gente – empresa autorizada a comercializar o SOC – se fortaleceu ainda mais. E que, seguindo a mesma linha de segurança da Informação do SOC, a empresa conquistou a Certificação ISO 27001 em novembro deste ano 

O selo é referência internacional para a gestão da segurança da informação e atesta que – tanto o SOC como a LG lugar de Gente – possuem Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) ativo e que segue em conformidade com os requisitos definidos pela norma. O objetivo é proteger um dos ativos mais valiosos: os dados de nossos clientes. 

Bônus: Os lançamentos e melhorias do SOC para o eSocial 

Em 2019, o SOC fez de tudo para estar a par de todas as mudanças do projeto eSocial a fim de garantir o envio dos leiautes de SST para todos os clientes.  

Dessa forma, separamos mês a mês, todas as melhorias que a equipe do SOC desenvolveu para se adequar ao sistema. Confira: 

Janeiro 

  • Criação de recursos para o envio de eventos para estrutura SFTP externa. 

Fevereiro 

  • Adequação nos eventos de Segurança S-1060 e S-2240 de acordo com a Versão 2.5; 
  • Tela e relatório de visualização de ambientes de trabalho. 

Março  

  • Adequação no evento de Segurança S-2240 para gerar o evento no Portal do eSOCial / E.D / Relatório e criação de rotinas automáticas de acordo com a Versão 2.5.01; 
  • Adequação do sistema em conformidade com a Nota Técnica 11/2019 de 01/03/2019 (eventos S-2240 e S-2245); 
  • Realização de uma séride adequações no módulo de Treinamento SOC para compliance com leiaute S-2245; 
  • Criação do ambiente de Pré-produção. 

Abril 

  • Criação de recurso para diferenciar gestão interna e externa de Treinamentos no SOC (evento S-2245). 

Maio  

  • Adequação da NT 12/2019, em que foram realizadas melhorias no SOC referente aos eventos S-2210, S-2220, S-2240, S-2245; 
  • Possibilidade de assinatura automática dos eventos no Portal eSOCial; 
  • Recursos para preenchimento em massa das tabelas [23, 27, 28] do eSocial; 
  • Exporta dados com parâmetros eSocial; 
  • Adequação ao Art. 76 do Código de Ética Médico – Sigilo de informações médicas. 

Junho 

  • Recursos para desconsiderar os funcionários PEDENTES para o eSOCial; 
  • Recursos para facilitar identificação de registros no relatório de inconsistências; 
  • Estrutura para facilitar identificação dos erros retornados pelo eSOCial; 
  • Planilha de importação de dados do S-2240 (Aplicação, Caracterização e Medição de Riscos). 

Julho 

  • Recurso para criação automática de CAT de óbito; 
  • Melhorias nos eventos 2240 e 2221. 

Agosto  

  • Melhorias nos cálculos dos indicadores do portal eSocial. 
  • Recursos para desconsiderar atendimentos retroativos e bloquear geração de registros duplicados no portal eSOCial. 

Setembro 

  • Criação do novo Relatório de Inconsistências (Versão 2.0 – Cálculo em tela) nos eventos S-2210, S-2220, S-2230, S-2245; 
  • Exibição prévia das inconsistências na tela de origem dos registros + padronização e nova forma de cálculo das inconsistências; 
  • Separação da tela de Afastamento eSocial da tela de Afastamento previdenciário; 
  • Criação da Nova tela de Atestado de Saúde; 
  • Criação de recurso para não enviar campos não obrigatórios para o eSOCial. 

Outubro  

  • Recurso de Editor XML das inconsistências eSocial; 
  • Exporta Dados do leiaute S-2240 via serviço assíncrono. 

Novembro 

  • Possibilidade de preenchimento do campo CAEPF; 
  • Adequação a Nota Técnica Nº 15/2019. 

Dezembro 

  • Criação do novo Relatório de Inconsistências (Versão 2.0 – Cálculo em tela) no Evento S-2240. 
  • Exibição prévia das inconsistências na tela de origem dos registros + padronização e nova forma de cálculo das inconsistências. 
  • Nova versão dos indicadores eSocial. 

Além dos itens citados, foram desenvolvidas mais de 30 melhorias no SOC para eSocial somente em 2019Foram diversas, desde relacionadas às Interfaces de Dados, Portal eSocial, Relatório de inconsistências e até WebService eSocial. E, em 2020, terão muito mais! 

 Confira tudo o que rolou sobre o eSocial em 2019. 

 SOC lança e-Book sobre eSOCial para ajudar empresas a atender às regras. 

 Confira o Cronograma de Atualização do SOC para atender ao eSOCial. 

Comentários

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

Whatsapp

Converse conosco para comprar soluções SOC.

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback