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Teletrabalho: Como ele funciona e como ficará no pós-coronavírus

14 de abril de 2020

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A regra é “ficar em casa” e, com isso, a prática do trabalho à distância passou a valer para boa parte das empresas e dos profissionais. Conheça mais sobre este novo modo de trabalhar, denominado teletrabalho.

Considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus chegou a todos os continentes antes de abril de 2020. E, junto a ele, trouxe o distanciamento social.

Fato este que recomenda a distância seguro entre as pessoas e, pede, preferencialmente, que todas fiquem em suas casas, saindo apenas para o extremamente necessário.

Com essa mudança, as empresas e os trabalhadores tiveram que adotar uma nova maneira de cumprir seus expedientes, aumentando assim o número de pessoas que realizam o teletrabalho.

Afinal, com a regra sendo “ficar em casa”, a prática de home office passou a valer para boa parte das empresas, principalmente para aquelas que não possuem um trabalho essencial para a sociedade, como é o caso dos profissionais da saúde, policiais e bombeiros.

O que é e como funciona o Teletrabalho?

O teletrabalho nada mais é do que o trabalho remoto. Ou seja, é o ato de praticar as atividades antes feitas “in loco” nos escritórios, só que agora longe deles.

Há quem o considera uma forma de trabalho mais moderno, em que as pessoas podem se comunicar e trabalhar juntas, mas de uma forma distante, utilizando algumas ferramentas e tecnologias para auxiliar na comunicação e produtividade durante o distanciamento físico.

Sendo assim, o teletrabalho pode ser classificado de 4 formas diferentes:

  • Home office: teletrabalho em domicílio;
  • Centro compartilhado: teletrabalho em telecentros e outras empresas. Configurado, geralmente, quando um colaborador está em reunião fora ou dando alguma palestra;
  • Trabalhador em campo: teletrabalho nômade, em que os colaboradores que trabalham de uma empresa a outra. Muito comum para trabalhadores que visitam clientes, por exemplo;
  • Equipes transacionais: trabalho colaborativo ou situacional, em que as equipes e/ou empresas contratadas fazem trabalhos e projetos específicos.

Trabalho presencial x remoto

Exercer o trabalho de forma presencial ou remota possuem seus pontos positivos e negativos. E isso vale não somente para os empresários como também para os trabalhadores.

No trabalho presencial, por exemplo, o empregador pode ter maior controle sobre os funcionários em diversos aspectos como:

  • Controle de atividades e horas;
  • Equipamentos que os trabalhadores utilizam;
  • Melhor comunicação entre os colaboradores ou com os superiores.

Além de que o trabalhador é mais propenso a seguir a rotina e a produtividade dentro do escritório do que fora dele, já que há menos distrações e perda de foco.

Já o trabalho remoto possui vários pontos positivos, como:

  • Diminuição nos gastos do empregador e empresários, como vale transporte e gastos com escritórios;
  • Possível redução de estresse, por exemplo, em relação ao deslocamento de casa ao trabalho e vice-versa;
  • Maior acesso à talentos, já que os possíveis colaboradores não precisam morar na mesma cidade ou próximo a empresa. O que também auxilia na disponibilidade de tempo de funcionários que precisam se deslocar de uma cidade a outra.

O que diz a CLT e as leis brasileiras sobre teletrabalho?

O teletrabalho não é de hoje e não começou por conta da pandemia. Como citamos acima, algumas empresas já adotavam este modo de trabalho antes, como a empresa Google.

No entanto, a Reforma Trabalhista passa por diversas atualizações e, neste ano, o teletrabalho também está dentro dela. Ele foi formalizado em 2017, caracterizado como “a prestação de serviços preponderantemente feita fora das dependências do empregador” (art. 75-B da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).

De forma simplificado, os direitos de um trabalhador presencial e remoto são os mesmos, sendo os dois em regime CLT.

A tendência do teletrabalho não vai passar com o coronavírus

Empresas que já adotavam o teletrabalho antes da pandemia, claramente continuarão com ele normalmente. Porém, para muitas empresas o teletrabalho é algo inédito que não era visto como uma possibilidade de trabalho, e agora, com a obrigatoriedade em utilizá-lo, por conta do momento em que vivemos, algumas permanecerão com esta prática.

Tudo ainda é novo e está em fase de teste, as empresas e funcionários ainda estão se adaptando a esta nova forma de trabalho, o que requer tempo para a possibilidade de adoção no modelo de teletrabalho.

» Novo Coronavírus: Tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19.
» Saiba como utilizar as ferramentas do SOC para o teleatendimento.
» Soluções do SOC para manter a sua gestão de SST ativa e remota durante a pandemia de coronavírus (COVID-19).

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