Blog

Saiba como fazer um relatório de resultados para seus clientes

14 de dezembro de 2021

Compartilhe

Para despontar na carreira de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), é importante que o profissional saiba expor de que forma ele consegue trazer benefícios interessantes para a empresa, impulsionando resultados positivos.

Para isso, a comunicação de resultados deve ocorrer de forma periódica e eficiente, conseguindo, também, demonstrar de que maneira o seu trabalho permite atender aos requisitos legais no dia a dia dos diretores. Um dos pontos que alavanca a sua carreira é o relatório de resultados anual.

Quer saber como elaborá-lo? Veja a seguir e tire as suas dúvidas.

O que é o relatório de resultados?

O relatório de resultados é um documento feito para apresentar aos seus clientes e demonstrar os resultados que o seu trabalho trouxe em um determinado período definido entre as partes (3, 6, 12 meses). Assim, é uma forma de controle por parte do contratante e uma espécie de prestação de contas por parte do prestador de serviço, ou seja, o profissional de segurança ou medicina do trabalho.

Qual é a importância do relatório de resultados?

A área de Segurança e Saúde do Trabalho é altamente estratégica para as organizações. Afinal, ela é a responsável por assegurar a integridade e a segurança física e mental dos colaboradores, além de garantir o cumprimento de normas legais.

Assim, os profissionais atuam trazendo estratégias importantes para minimizar problemas, como acidentes de trabalho e afastamentos por doenças ocupacionais, promover cuidados com a saúde mental e evitar danos permanentes (por exemplo, perdas auditivas).

Para evidenciar os efeitos das estratégias de cuidados, redução de riscos e cumprimento das legislações e normas vigentes, é importante apresentar os resultados obtidos em determinado período. Mas não para por aí.

Muitas vezes, é preciso apresentar bons resultados, também, para tornar viáveis alguns investimentos e manter outros no dia a dia. Por exemplo, para manter o investimento em uma solução utilizada, é importante você apontar como ela auxilia a melhorar os índices da empresa.

Como fazer um bom relatório de resultados para os clientes?

Escreva o texto de forma clara e concisa

O primeiro ponto é ter o foco em uma comunicação clara e concisa dos resultados para os clientes. Isso é fundamental, principalmente, para conseguir transmitir os dados importantes sobre a área de Saúde e Segurança do Trabalho para quem não tem conhecimento sobre o tema.

Por isso, pense: de que forma você consegue passar os dados necessários para os gestores de forma eficiente, clara e que não deixe nenhuma dúvida sobre o que está sendo apresentado? Por exemplo, se vai mostrar como foi possível minimizar eventuais acidentes, é importante que o documento seja feito de modo que os leitores fiquem atentos e conscientes de todos os pontos abordados.

Apresente todas as informações

Seja amplo sobre o que está sendo apresentado. Isso é essencial para que os gestores consigam ter um panorama abrangente sobre o que está acontecendo na empresa. Muitas vezes, para o profissional de SST, determinados pontos podem ser mais importantes, mas, para o gestor, outros chamam mais atenção.

Para evitar qualquer tipo de confusão, é importante que a apresentação dos resultados seja ampla, trazendo tudo o que foi levantado na análise de métricas no período de um ano.

Apresente resultados claros e conclusões fortes

Mesmo que você apresente todas as informações, é importante que isso seja feito de forma clara. Ou seja, não traga apenas dados soltos, mostre as conclusões que eles apontam. Por exemplo, não diga: “tivemos X afastamentos por doenças ocupacionais neste ano”. Isso traz poucas conclusões fortes.

Nesse caso, é melhor fazer um comparativo com os dados do ano anterior e apontar como foi possível reduzir esse tipo de problema. Com isso, você mostra para os gestores responsáveis quais foram os benefícios das suas ações naquele período.

Seja preciso

Não dê voltas para apresentar os resultados. Os responsáveis não querem entender todo o processo para chegar até aquele ponto: isso é a sua responsabilidade. Eles desejam acompanhar os efeitos e os benefícios das suas ações.

Você pode até informar quais foram as medidas que auxiliaram a alavancar determinados resultados. Por exemplo, é possível indicar que a adesão a sistemas com prontuário eletrônico dos pacientes identificasse o surgimento de eventuais problemas de doenças ocupacionais e estimasse quantos quadros foram impedidos de se desenvolverem com ações proativas.

Isso pode ser interessante para que os diretores continuem investindo nessa solução, identificando-a como um investimento e não um gasto.

Faça a conferência para evitar erros

A sua reputação como profissional de SST depende, também, da capacidade de elaborar um relatório sem falhas. Por isso, toda vez que for entregar o documento, esteja atento, fazendo uma revisão por pontos, tais como:

  • conferir os dados;
  • fazer uma revisão ortográfica e gramatical;
  • analisar se algum ponto ainda não ficou muito claro;
  • verificar se alguns dados podem ser apresentados melhor de forma gráfica em vez de textual.

Isso evita, inclusive, que você precise fazer algum tipo de revisão e readequação posteriormente, facilitando o trabalho de todos os envolvidos. Muito bom, não é?

Utilize tabelas e gráficos

Muitos dados são visualizados melhor no dia a dia se forem apresentados por meio de tabelas e gráficos. Isso acontece porque, geralmente, eles são mais visíveis e fáceis de entender para quem os vê dessa forma.

Por exemplo, dizer que houve uma redução de 20% leva a um entendimento. Em dados absolutos, pode resultar em outra compreensão. Em um gráfico de pizza, a diferença pode ser exibida de forma mais enfática e, consequentemente, demonstrar de maneira mais consistente os efeitos das suas ações. Assim, o seu relatório tende a ser mais eficaz não só na comunicação, mas também para demonstrar como o seu trabalho tem sido produtivo.

Para um relatório de resultados eficiente, a tecnologia é uma grande aliada. O SOC, por exemplo, permite que você gere automaticamente tabelas, gráficos e os próprios relatórios, garantindo apresentações mais eficientes e gerando uma entrega melhor ao cliente.

Com isso, você não tem uma demanda maior de trabalho e pode mostrar o valor das suas atividades para a empresa. Além disso, não precisa gastar tempo excessivo com essa tarefa e apresenta os dados com maior eficácia.

Fazer um bom relatório de resultados para o cliente é fundamental, justamente, para garantir um bom nome na área e conquistar novos clientes para a sua clínica no dia a dia. Por isso, não deixe de investir em uma boa elaboração desse documento.

Para isso, conte com o SOC. O nosso software facilita o processo de elaboração de relatórios. E para ajudar você nisso, preparamos um material explicando como funciona o módulo de Tela de Relatórios Agendados, permitindo um maior controle em relação a questões da legislação vigente.

Confira o nosso artigo para saber mais e tire as suas dúvidas entrando em contato conosco.

EBook LGPD Grátis

Comentários

Para comprar soluções SOC

Whatsapp

Converse conosco para comprar soluções SOC.

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback