EUSOC 2025, encontro de usuários SOC recebe o Dr. Rafael Torres da Riachuelo para apresentar o tema “Os ganhos com a informatização”
No EUSOC 2025, em novembro, o convidado Dr. Rafael Torres, gerente de benefícios, saúde e segurança do trabalho das lojas Riachuelo, dissertou sobre o tema “Ganhos com a Informatização” acompanhado por Pâmela Soares, Executiva de Vendas do SOC.
Com histórico extensivo como médico em residência e do trabalho, formado pela USP, e convidado como professor universitário do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, também na USP, seus anos de experiência refletiram a preferência pelo SOC no ramo de informatização e armazenamento de dados: “Por que informatizar saúde e segurança do trabalho? Hoje, para as grandes corporações, é uma necessidade estratégica”, afirma o médico.
Principais Ganhos da Riachuelo com o SOC
Diminuição de atividades repetitivas e de riscos de saúde foram mencionados pelo médico entre os ganhos, mas a escalabilidade recebeu destaque: “Sempre vamos conferir se um processo é replicável em alta escala. Hoje, manejamos um ecossistema de 30 mil colaboradores, entre eles, 20 mil em lojas, então replicar isso com baixo investimento de equipe é imprescindível.”. O uso do eSocial, ferramenta disponível no SOC, também facilitou a gestão de riscos da empresa, abolindo o uso de plataformas terceiras para controle desses dados: “Não consigo imaginar alguém fazendo esse controle em algo que não seja automatizado hoje. Praticamente tudo de SST é reportado em alguma tela do e-social”, comenta o Dr. Torres.
>> Conte com o mais completo Software para o eSocial
O grupo Guararapes, que inclui as lojas Riachuelo, mas não limitado a elas, engloba indústria, uma transportadora, call center e uma importadora de produtos. Consequentemente, torna-se evidente a necessidade de padronização de projetos, proporcionada pelo SOC: “O que gostamos do SOC é que ele é flexível. Conseguimos utilizar o SOC desde uma grande indústria até uma padaria.”.
Além da escalabilidade, outro benefício foi exemplificado pelo médico: a eficiência fornecida pelo SOC: “A gente acabou automatizando muita coisa. Agendamento de exames, emissão de ASO… Conseguimos ter dados monitorados em tempo real.”. Além disso, a redução de custos e de espaço físico foi significativa para o grupo: “Nossa fábrica hoje tem nove mil colaboradores, tínhamos várias salas de acervo físico. Agora, conseguimos reduzir multas e passivos trabalhistas, antes gerados por falta de controle.”.
>> Atestado de Saúde Ocupacional: conheça os diferentes tipos de ASO
>> Mais autonomia para o funcionário: agendamento de exames no aplicativo MEUSOC
Exemplos de informatização em SST
A Gestão de CIPA via SOC foi o primeiro tópico comentado, a funcionalidade facilita desde a votação do Cipeiro, até seu treinamento e assinatura. Quando perguntado sobre o processo antes da implementação do SOC, o médico relata: “Nem consigo imaginar fazer uma CIPA que não seja digital hoje.”.
>> Conheça a Gestão de CIPA no SOC
As diferenças vão além da CIPA, a gestão de afastados previdenciários também foi aprimorada com o auxílio da plataforma Maestro, complementa o profissional da saúde, que compara seu início na empresa com a situação atual: “Logo quando entrei [na empresa], afastados ficavam totalmente perdidos. Perdiam prazos de perícia e de exame de retorno ao trabalho, o que gerava um limbo previdenciário, e hoje, usando o Maestro, conseguimos ter controle desses prazos.”.
>> Maestro BPM desenvolve Quadro de Pendências Personalizados para gestão de processos
Com alto volume de funcionários, o modelo antigo tornou-se inviável e houve a necessidade de automatização, agora, o quadro é outro: “Hoje, temos 2.018 afastados, fazemos cerca de 300 exames de retorno ao trabalho por mês, e para controlar esses dois mil, a equipe conta com dois assistentes. Olha o ganho em escala que temos!”, destaca o doutor.
O médico também compartilhou parte do processo de adaptação dos funcionários Riachuelo para entrega e controle de atestados online pelo aplicativo MEUSOC por meio de um vídeo educacional que busca guiar o colaborador de forma didática, e sugeriu uma nova funcionalidade para a SIA: análise de rasuras em atestados, para garantir a veracidade dos documentos enviados na plataforma.
>> Conheça o Aplicativo MEUSOC
>> Como justificar investimentos em SST com base em dados e resultados
Torne-se um case de sucesso do SOC
Deseja melhorar a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa? Solicite uma proposta com a Equipe Comercial do SOC e descubra soluções personalizadas para você.
Conheça mais sobre nossos Cases:
>> SESMT e Inovação, além do compliance
>> MBRF utiliza o SOC globalmente para fazer a gestão de SST
