Blog de SST

Qual a diferença entre o suplente e o titular da CIPA?

12 de fevereiro de 2026

Blog de SST

Compartilhe

Entenda os parâmetros e requisitos pautados pela NR5 sobre os cargos da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) é uma medida obrigatória e pautada por lei que consiste em formar grupos com representantes de empregadores e colaboradores que trabalham em conjunto para garantir a harmonia e segurança institucional, seja no ambiente de trabalho ou escolar. Dentro de cada grupo, cargos titulares e suplentes são designados aos participantes, cada um com suas particularidades.

A participação em empresas ou instituições de ensino exige responsabilidade e comprometimento para cumprir com o objetivo de prevenir acidentes, doenças ocupacionais e assédio “de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador”, como destaca a Norma Regulamentadora 05, que que estabelece os parâmetros e requisitos da iniciativa.

NR-05 – Comissão interna de prevenção de acidentes e de assédio

Papel do cipeiro

A NR-05 é extensa e busca ser transparente ao guiar empresas. Identificar perigos, verificar condições de trabalho e elaborar planos preventivos são apenas algumas das atribuições exigidas na norma, mas o trabalho do cipeiro não acaba aí. A colaboração de SESMTs para análise de riscos e para promoção da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, em conjunto da conscientização sobre temas como assédio sexual, físico ou moral são requisitos de extrema importância para o êxito da comissão de segurança.

>> SESMT e CIPA: Entenda as diferenças entre eles

Deveres da empresa

Além das responsabilidades do cipeiro, a empresa deve proporcionar recursos viáveis para o sucesso de suas atribuições, como informações necessárias, tempo suficiente e permissão à participação dos trabalhadores em reuniões e treinamentos. Compete ao empregador convocar eleições para escolha dos representantes CIPA, dentro do prazo mínimo de 60 dias antes do término da comissão anterior, e realizar a eleição, no prazo mínimo de 30 dias antes do fim do mandato.

>> As 07 principais alterações da nova NR 05

Suplente e titular da CIPA: Qual a diferença?

Hierarquia da CIPA

Dentro de um grupo de CIPA, há uma hierarquia, com presidente, responsável por convocar e coordenar as reuniões, e vice-presidente, que supervisiona as reuniões e substitui o presidente quando ele estiver indisponível. O titular e o suplente partem do mesmo princípio: o titular participa ativamente das votações e reuniões, enquanto o suplente, que também é um membro ativo, o substitui quando necessário.

Reuniões Extraordinárias

É importante mencionar que reuniões periódicas fazem parte da comissão, mas há casos extraordinários em que reuniões podem ser convocadas por representantes de última hora, como a ocorrência de incidentes graves ou fatais. Nesses casos, é possível que nem todos os participantes sejam capazes de alinhar suas agendas à reunião, por isso a necessidade de membros dispostos a ser suplentes.

Organizar comissões como a CIPA exige esforço coletivo e alinhamento constante de agendas, mas com o SOC, é possível fazer a gestão online, desde votações até controle de membros, garantindo a segurança de forma simples e prática.

>> 3 problemas de Gestão de CIPA que são resolvidos com o SOC

Conheça o SOC, o Software Líder de Gestão em SST 

Com 25 anos de inovação no mercado, o SOC é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho. 

 Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades. 

 300 funcionalidades para Gestão de SST completa. 

O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC: 

  • SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar. 
  • Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos. 
  • Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH. 

>> Solicite sua proposta 

Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

Comentários