Realizar o Checklist de Segurança ajuda as empresas a cuidarem de seus trabalhadores e cumprirem a legislação.
O assunto de proteção dos trabalhadores deve estar sempre em alta, afinal, queremos que todos voltem para suas casas de maneira segura após um dia de expediente. E apesar de, muitos já saberem os itens necessários para garantir a segurança, como utilizar EPIs, fazer o relatório de riscos, promover treinamentos e tudo mais, ainda há outras formas de garantir que tudo esteja em perfeitas condições para os trabalhadores, como utilizar checklist e inspeções de segurança.
>> Checklist de Segurança: Melhor ferramenta para ambiente seguro
Por que realizar o Checklist de Segurança?
O checklist de segurança foi criado para que todas as medidas de segurança sejam cumpridas em um ambiente e/ou atividade. Sendo assim, é uma ferramenta essencial para garantir a segurança dos trabalhadores.
Esta ferramenta avalia procedimentos, equipamentos, instalações e condutas, identifica riscos e suas condições, verifica se as medidas de prevenção estão sendo cumpridas, garante que as legislações estejam em conformidade e padroniza processos.
Quais as vantagens de contar com o Checklist?
Fazer a Gestão de Saúde e Segurança completa e estar em conformidade com toda a legislação não é uma tarefa simples, no entanto, os checklists podem facilitar o processo. E com isso, as empresas ganham algumas vantagens, como:
- Aumento de eficiência: Ao seguir um checklist, os trabalhadores podem realizar suas tarefas de forma mais rápida e eficiente, sem perder tempo com dúvidas ou retrabalho.
- Melhora na comunicação entre equipes: Checklists podem servir como ferramenta de comunicação entre equipes, garantindo que todos estejam cientes dos procedimentos de segurança e das responsabilidades de cada um.
- Redução de erros: Ao seguir um checklist, os trabalhadores são menos propensos a esquecer etapas importantes ou negligenciar procedimentos de segurança.
- Identificação de Riscos: Checklists auxiliam na identificação de condições inseguras no ambiente de trabalho ou em atividades específicas, permitindo a correção de problemas antes que causem acidentes.
- Verificação das medidas preventivas: Permitem verificar se todas as medidas de segurança necessárias foram implementadas e se estão sendo seguidas corretamente.
- Cumprimento das normas regulamentadoras: Checklists auxiliam no cumprimento de normas e regulamentações de segurança, evitando multas e sanções.
- Documentação dos procedimentos: Checklists podem servir como registro de que os procedimentos de segurança foram seguidos, em caso de auditorias ou investigações de acidentes.
- Melhora na reputação da empresa: Empresas que utilizam checklists de segurança demonstram seu compromisso com a segurança de seus trabalhadores e com a qualidade de seus produtos e serviços.
Faça o Checklist no SOC, Software de Saúde e Segurança do Trabalho
Realizar inspeções de segurança manualmente pode levar tempo e gerar falhas. Para otimizar as operações da sua empresa, a ferramenta Checklist e Inspeções é essencial para garantir que todas as etapas sejam monitoradas e documentadas com clareza. Com ela, é possível realizar Checklist de Segurança detalhado, tanto em inspeções internas quanto externas, assegurando conformidade com normas e regulamentações.
Recursos do Checklist no SOC
- O SOC oferece recursos que tornam o checklist e inspeções eficientes e organizados, com ele é possível:
- Personalizar checklists conforme as necessidades da empresa.
- Vínculo com o cadastro dinâmico para distinguir itens inspecionados.
- Ao executar um checklist, é possível incluir mídias e observações.
- Integração de ações geradas com o Plano de Ação do GRO.
SOCAPP: Facilitando as inspeções
Para facilitar as inspeções, o checklist pode ser acessado pelo SOCAPP. Com este aplicativo, é possível realizar as inspeções de qualquer lugar por meio de um smartphone, sem depender de papel ou planilhas.
Ao adotar a ferramenta Checklist e Inspeções, sua empresa garante um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, melhorando a gestão de segurança. Com a digitalização de processos e a mobilidade do SOCAPP, a realização de inspeções e auditorias se torna mais simples, rápida e confiável.
Conheça o SOC, o Software Líder de Gestão em SST
Com 23 anos de inovação no mercado, o SOC é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado. Onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
- SIA – Inteligência artificial: utilize a inteligência artificial do SOC para otimizar processos e ajudar na tomada de decisões.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn