Funcionalidade permite que Gestores de SST criem fichas e relatórios sob demanda, integrando requisitos desenvolvidos pela OMS
Essa estrutura foi criada de acordo com os requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que desenvolveu uma metodologia conhecida como o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-100), que foi refinada para um instrumento mais curto composto por 26 questões, chamada de WHOQOL-Bref (versão abreviada). “O questionário padrão do SOC atende requisitos nos âmbitos físicos, psicológicos, sociais e de meio ambiente. Com base nas respostas obtidas, os profissionais que atuam na prestação de serviços ou em SESMT próprio analisam os cenários e definem estratégias ambulatoriais para seus trabalhos”, explica Cléber Hernandez, líder de projeto do SOC.
A partir da análise dessas informações, os profissionais de SST coletam resultados que podem auxiliar na prevenção e diagnóstico para diversas patologias, como diabetes ou hipertensão. Com esse recurso é possível classificar o grau de risco cardíaco e aspectos psicológicos junto a fatores de estresse, de acordo com os critérios de LIPP. Diante disso, o médico do trabalho pode encaminhar o colaborador para um cardiologista, psicólogo ou outros especialistas. “O questionário ainda gera um relatório contendo indicadores como cargo, setor de trabalho, unidade da empresa e períodos (datas de início e fim). O documento também mostra gráficos e dados em formato semafórico, identificando por cores os níveis obtidos por um determinado grupo de colaboradores. Isso ajuda a identificar hábitos de vida, como atividade física e tabagismo, além de quadros como obesidade, colesterol elevado e diabetes tratado ou não controlado entre outras patologias de risco”, completa Cléber.
PERSONALIZAÇÃO
Com a personalização SOC desses questionários, tanto o SESMT próprio quanto o prestador de serviços obtém relatórios mais à realidade de seus clientes ou empresa. Eles também conseguem adicionar ao SOC os relatórios que já utilizavam fora do software. “Além do questionário de qualidade de vida, o SOC permite criar fichas e obter tipos de relatórios, como o de avaliação psicossocial, psiquiátrica, nutricional, psicológica, entre outros. Esta versatilidade enriquece as políticas de SST e de qualidade de vida nos clientes. A ferramenta ainda fornece estatísticas para que o gestor tome decisões com base nos dados de uma vida ou de um grupo de colaboradores”, mostra o líder.
Outro diferencial é que o próprio colaborador responde o questionário, sem a necessidade de acesso e senha de usuário SOC. Por meio de um usuário padrão, ele inicia uma sessão no software com número de matricula, documento pessoal ou senha provisória enviada antes em seu e-mail. Após o preenchimento do questionário, o SOC volta à tela inicial para um novo registro. Se a mesma pessoa tentar outro acesso, o sistema avisa que já foi preenchido. “No modelo padrão, existe a necessidade de digitação das informações durante a entrevista médica ou de passar a limpo as respostas para o SOC depois da consulta. No modelo personalizado, os dados são respondidos e inseridos diretamente pelo colaborador”, finaliza.
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