O FAP com vigência para 2026 poderá ser consultado a partir do próximo dia 30 de setembro de 2025. 91,97% das empresas “ficaram no bônus”.
As informações referentes ao Fator Acidentário de Prevenção 2025, com vigência para o ano de 2026, estarão disponíveis para acesso pelas empresas a partir da próxima terça-feira (30), conforme Portaria Interministerial MPS/MF nº 10, publicada nesta quarta-feira (24).
Para a vigência 2026, o Fator Acidentário de Prevenção foi calculado para o universo de 3.635.230 estabelecimentos empresariais brasileiros, sendo que, destes, 91% estão na faixa bônus do FAP – multiplicador calculado anualmente que incide sobre a alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT).
>> 7 dicas para uma gestão de FAP eficiente na empresa
Ou seja, tiveram o índice FAP 2025, com vigência em 2026, menor que um (<1). Isso significa que essas empresas investiram mais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
O FAP 2025 (vigência 2026) foi distribuído da seguinte forma:
O que é o FAP?
FAP é a sigla para Fator Acidentário de Prevenção e é um índice responsável pelo desempenho de uma empresa em relação à saúde de seus colaboradores. É um sistema de bonificação do Seguro Contra Acidentes de Trabalho (SAT) e quanto maior o número de acidentes ou doenças ocupacionais, maior deverá ser o imposto pago. No entanto, as empresas que conseguem zerar ou chegar perto de zerar, ganham desconto na alíquota, sendo uma forma de incentivo para as empresas cuidarem cada vez mais da Saúde e Segurança de seus trabalhadores.
>> Calcule o FAP da sua empresa
O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é calculado anualmente com base em dados informados à Previdência Social. O cálculo considera a frequência, a gravidade e o custo dos acidentes e afastamentos ocorridos nos últimos dois anos.
Fatores que influenciam o Fator Acidentário de Prevenção:
- Frequência: Quanto mais acidentes, maior o valor do Fator Acidentário de Prevenção
- Gravidade: Quanto maior a gravidade do acidente, mais alto o custo para os negócios
- Custo: Quanto mais o acidente custar para a previdência, mais a empresa pagará por isso
>> Como calcular o FAP de forma fácil e rápida?
Contestações do Fator Acidentário de Prevenção
As contestações ao FAP atribuído aos estabelecimentos poderão ser feitas por meio eletrônico no período de 1º a 30 de novembro e serão analisadas exclusivamente pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), conforme previsto na Lei nº 13.846, de 18 de junho de 2019.
É importante destacar que as contestações não terão efeito suspensivo, ou seja, o índice divulgado será aplicado mesmo durante o período de análise da contestação. O efeito suspensivo permanece apenas para os recursos apresentados após o julgamento das contestações.
Como o SOC pode ajudar na gestão FAP da empresa?
Atualmente, é quase que inviável não ter a ajuda de tecnologias e demais ferramentas para ajudar na administração do setor de SST. O SOC é capaz de auxiliar na gestão FAP da empresa de diversas formas.
>> Os benefícios de contar com um software para gestão de FAP
O sistema oferece uma série de funcionalidades que permitem monitorar e gerenciar as informações relacionadas à saúde e à segurança dos colaboradores de maneira integrada e automatizada, o que pode facilitar a identificação de riscos e oportunidades de melhoria.
Além disso, o SOC também pode auxiliar na organização dos laudos e documentos necessários para o cálculo da taxa, bem como no acompanhamento do histórico de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Com a tela de Dashboard FAP, é possível realizar uma melhor gestão dos afastados pelo INSS. Nela, são apresentadas informações dos afastamentos incluídos via importação da planilha baixada no site FapWEB, os afastamentos preenchidos manualmente e os que foram cadastrados no SOC pela funcionalidade de Afastamento Previdenciário.
>> Como a taxa de FAP pode ajudar na economia da empresa
Case de Sucesso: P&G tem economia de milhões com gestão de FAP do SOC
A multinacional P&G é um case de sucesso e teve mais de 15 milhões de reais de economia com o SOC.
“Antes, a gente pagava 24 milhões em FAP, e agora estamos pagando 9 milhões de reais por ano, isso equivaleu a uma economia de 15 milhões por ano, isso devido à redução de FAP” – Dr. Fernando Akio, Diretor Médico da América Latina da P&G.
>> P&G tem economia de 15 Milhões em FAP com a Gestão do SOC
Contrate o SOC para a Gestão de FAP da sua empresa, e tenha um software completo para cuidar da saúde e segurança ocupacional dos seus colaboradores. Para mais informações entre em contato com a nossa equipe e solicite uma proposta.