A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde no cotidiano e a cada ano tem temas diferentes para abordar a questão
O tema alerta sobre a importância da nutrição e da segurança do alimento como alguns dos fatores determinantes para garantir uma boa saúde. O consumo inadequado de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal podem contribuir para o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão. Além disso, alimentos que não são higienizados e nem cozidos da forma correta podem gerar um ciclo vicioso de doença e desnutrição, já que há grandes chances de estarem contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. De acordo com a OMS, esse cenário pode causar mais de 200 doenças diferentes que vão desde a diarreia até diversos tipos de câncer.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), braço da OMS na América Latina, ampliou o tema e incluiu o incentivo à prática de atividades físicas regularmente em suas campanhas. Segundo a organização, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades, ou seja, praticar exercícios regularmente é uma das peças fundamentais para ser mais saudável e, por consequência, ter mais disposição, vitalidade e até felicidade.