Proteger suas senhas vai além de escolher caracteres especiais ou números, pode impedir sua empresa de sofrer um vazamento de dados.
No mundo digital de hoje, as senhas são a chave para acessar informações sensíveis e sistemas críticos. Para os clientes SOC, proteger essas credenciais é essencial para garantir a segurança dos dados e a integridade das operações. Neste post, vamos explorar a importância da proteção das senhas, os riscos associados ao seu comprometimento e ações simples e eficazes para contornar esses problemas.
Por que proteger suas senhas?
Uma boa senha é a primeira linha de defesa contra acessos não autorizados. Senhas fracas facilitam a vida dos hackers, para que acessem suas contas, roubem informações pessoais e causem danos financeiros. Que lida com dados de saúde e segurança dos colaboradores, ter as senhas protegidas é ainda mais crítico, pois tem impacto na imagem da empresa e complicações com a legislação de proteção de dados pessoais, a LGPD.
Estatísticas de Riscos
Mais fácil que invadir sistemas, os hackers preferem roubar senhas:
- 41% dos incidentes de segurança são causados por senhas comprometidas¹.
- 60% dos ataques envolvem roubo de identidade².
- Tentativas de fraude custam às empresas cerca de US$ 50 milhões por ano³.
Esses ataques começam através de um e-mail fraudulento, uma mensagem de texto no celular ou via WhatsApp, por exemplo, que induzem os usuários a abrirem arquivos e links maliciosos.
Como posso me proteger?
- Use Senhas Fortes
Uma senha forte deve combinar letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos e ser longa. Evite usar informações pessoais, como nomes ou datas de nascimento, e não reutilize senhas em diferentes contas.
- Ative a Autenticação Multifatorial (MFA)
A MFA adiciona uma camada extra de segurança, exigindo mais do que apenas a senha para acessar uma conta. Utilize chaves de segurança de hardware ou aplicativos de autenticação para garantir que apenas você possa acessar suas contas.
- Mantenha-se atento!
Aprenda a identificar tentativas de phishing e outras ameaças. Esteja atento a e-mails, mensagens e chamadas suspeitas e verifique a autenticidade antes de fornecer informações pessoais. Na dúvida, acione a equipe de TI da sua empresa.
Revise os Acessos
Para os clientes SOC, aqui estão algumas práticas recomendadas:
- Revisão regular: verifique e remova contas desnecessárias.
- Controle de Acesso: limite o acesso a informações sensíveis apenas a quem realmente precisa. Se houve mudança de função, mantenha somente os acessos necessários. Use os perfis no SOC.
- Monitoramento: utilize o Relatório de Acessos para monitorar atividades suspeitas, como tentativas de acesso, e garantir que apenas usuários autorizados usem o sistema.
Conclusão
Suas senhas são desejadas por todo atacante cibernético. Uma vez dentro dos seus sistemas, os prejuízos são muitos. E com atitudes simples, que estão ao alcance de todos, você pode se prevenir e ajudar muito a sua empresa a continuar.
Seguro e completo: Conheça o SOC
Com 23 anos de inovação no mercado, o SOC é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
>> Segurança da Informação em SST
Funcionalidades de SST que o SOC fornece
Ao escolher um software completo e seguro, é possível utilizar diversas funcionalidades que auxiliam na gestão de SST, como:
- SOCNET: é a primeira rede credenciada do Brasil, onde um prestador de serviços pode atender seus clientes de forma online.
- eSocial: facilidade no envio das informações exigidas pelo governo, evitando possíveis multas.
- Gestão de Saúde Ocupacional: realizar a gestão completa de saúde ocupacional, com o monitoramento dos ASOs, resultados de exames, atestados de saúdes, e muito mais.
- Segurança do Trabalho: as normas regulamentadoras devem ser atendidas, com isso, realize o gerenciamento de riscos e a emissão de documentos legais como o PCMSO, PGR, LTCAT, entre outros.
- Gestão de EPI: diminua custos e evite desperdícios com a Gestão de EPI no SOC. Com o Software de Gestão de EPI, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual se torna rápida, simples e eficiente.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn