Blog de SST

Sugestão de Melhorias do SOC consolida novo formato em curto espaço de tempo

25 de março de 2014

Blog de SST

Compartilhe

Após seis meses em funcionamento, modelo gerido de forma inovadora pelo Comitê de Melhoria SOC colhe bons resultados junto aos usuários do software

sugestao_melhorias_soc_2014Com o lançamento do novo modelo de Sugestão de Melhorias, o  SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional revolucionou o canal de comunicação com os seus clientes, fortalecendo as relações comerciais e proporcionando segurança aos clientes, que indicam melhorias e agregam recursos e funcionalidades ao software. Colocado em operação no segundo semestre de 2013, o novo modelo de Sugestão de Melhorias foi consolidado e contribui para o aperfeiçoamento constante do SOC. Gerido pelo Comitê de Melhoria SOC (CMS), o método trouxe diversos benefícios aos usuários e equipes internas do software, proporcionando renovação constante e contribuindo para a sua liderança no segmento.

Durante dez anos, o serviço de Sugestão de Melhorias do SOC funcionou por meio de uma comunidade colaborativa. “Antes, fazíamos um apanhado de todas as solicitações a cada três meses e, muitas vezes, nesse período o cliente ficava sem feedback. Com a nova estrutura, após o cadastro da sugestão, há uma triagem da Equipe de Suporte que, se for aprovada, vai para o CMS e então é definido se a sugestão será aceita. O cliente acompanha o status das etapas por uma tela específica do SOC. Isso só foi possível devido à formação do CMS, composto por membros de vários setores da empresa: Diretoria, Gerência de Serviços, Suporte e Desenvolvimento”, conta Carlos Dantas, Gerente de Desenvolvimento do SOC.

Entre os benefícios do novo modelo, está o workflow que avalia se a sugestão terá efeito prático, seguindo uma série de premissas, sendo que as sugestões aceitas e desenvolvidas são publicadas no Boletim Informativo do SOC. Antes, esse feedback poderia demorar meses para chegar aos clientes ou então nem acontecer. Atualmente, além dos usuários SOC, o que mais movimenta a Sugestão de Melhorias são a  SOCNET e os Consultores de Implantação.

O novo modelo permitiu atender com qualidade as demandas dos Consultores de Implantação SOC, Normas Regulamentadoras e Resoluções Governamentais, importantes pelo aspecto legal. “Temos prioridade nisso, pois proporciona conformidade jurídica aos usuários. Recentemente, atualizamos uma norma NBR que dispõe sobre a iluminação no ambiente de trabalho, mostrando a importância da Sugestão de Melhoria para todos os usuários. Na SOCNET, por exemplo, já foi alterado o perfil de acesso, seleção de cidades, localidades atendidas, entre outras sugestões. Tudo isso  ratifica a importância de utilizar este recurso do SOC”, enfatiza o gerente.

Desde que o novo formato do serviço de Sugestão de Melhoria entrou em funcionamento em julho de 2013, um total de 158 solicitações foram atendidas integralmente. Deste montante, 128 pedidos foram desenvolvidos e colocados em funcionamento no 2º semestre do ano passado. Já nos primeiros meses de 2014, a equipe SOC já contabiliza 30 implantações deste gênero. “Observamos que o percentual atendido mês a mês se mantém estável entre 15 e 20 solicitações, com exceção de outubro de 2013, quando realizamos um mutirão e implantamos quase 50 melhorias no SOC. Se o ritmo de solicitações se mantiver crescente, um novo recorde será registrado no final deste ano”, conclui Dantas.

Comentários

0 resposta

Deixe um comentário