Você já deve conhecer a regra: ao ser contratado numa empresa, todo funcionário precisa fazer alguns exames médicos estabelecidos por lei. Mas sabe por que e quais são os tipos de avaliação que devem ser solicitadas? Hoje falaremos do exame admissional de sangue.
Esse procedimento serve para identificar doenças preexistentes e é muito importante frisar que ele não é eliminatório, a não ser em casos muito raros em que a doença afeta diretamente a profissão do paciente.
Então, o exame serve para averiguar a saúde do novo funcionário e, assim, evitar que futuramente elas sejam associadas ao exercício da prática profissional. Fique atento aos tópicos a seguir para entender tudo sobre esse tipo de avaliação médica.
Entenda o que é o exame admissional de sangue
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) determina a realização dos exames admissionais de sangue para monitorar e preservar a saúde do trabalhador. Esse procedimento deve ser feito até 15 dias depois do início do exercício das atividades do novo empregado.
>> Saiba quais os exames admissionais que podem ser solicitados
No consultório, o primeiro passo é fazer uma bateria de perguntas sobre o histórico médico do paciente, como:
- Usa medicamento controlado?
- Tem alguma patologia? Se sim, qual?
- Já passou por alguma cirurgia?
- Qual foi o seu último cargo trabalhista?
- Foi exposto a algum risco ocupacional no último emprego?
Hemograma
Após o questionário, o médico solicita os exames laboratoriais, sendo o principal deles o exame de sangue (hemograma). O paciente deve atender estes requisitos:
- jejum de 3 horas;
- não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes;
- evitar exercícios físicos na véspera.
Esse exame é capaz de detectar se há alguma alteração no organismo da pessoa. No caso de pacientes que indicaram alguma patologia no questionário, ele confirma o diagnóstico e ajuda a monitorar o nível do problema.
Discriminação
A lei existe para proteger o trabalhador, jamais para invadir a sua privacidade e impedir que ele trabalhe devido a uma condição de saúde. Por isso, apesar de acusar gravidez e HIV, por exemplo, esse laudo não deve ser passado para a empresa. O descumprimento dessa regra é considerado discriminação e pode acarretar graves consequências para o contratante.
Saiba quem deve arcar com os custos
Como mostramos, esse exame serve para garantir o direito à saúde ocupacional do trabalhador, mas também beneficia muito o empregador. Afinal, o procedimento evita que a corporação pague indenizações indevidas.
Por isso, é obrigação da empresa contratante fazer todos os trâmites, desde o agendamento até arcar com os custos, de acordo com a Norma Regulamentadora 7 (NR 7), do Ministério do Trabalho.
A corporação deve providenciar médicos do trabalho confiáveis, por isso, é interessante fazer isso por meio de um sistema de gestão e planejamento eficiente, como o SOC (software de medicina e segurança ocupacional).
Você viu que o exame admissional de sangue é muito importante para ambas as partes numa contratação: empregador e empregado. Por isso, é um benefício garantido por lei que deve ser seguido à risca.
Se você achou essas informações úteis, continue navegando no nosso blog. Lendo “Exames ocupacionais obrigatórios: saiba mais sobre eles” e “Quais os exames admissionais que podem ser solicitados“, você se tornará um especialista.
Como o SOC pode te ajudar com a gestão de saúde ocupacional da sua empresa
Atualmente, o SOC tem mais de 300 recursos operacionais. E se tratando da Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, a plataforma permite desde a confecção do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) até o agendamento médico. Veja alguns outros recursos do sistema:
- Relatório anual;
- Questionários personalizados;
- Indicadores de qualidade de vida;
- Relatórios para a convocação de exames;
- Consultas assistenciais;
- Controle de vacinação;
- Integração da sala de recepção com a sala dos médicos.
Contar com um software para fazer toda essa gestão e tenha acesso a todos esses recursos e muito mais.
Está interessado? Solicita uma proposta.