O foco da MBRF é expandir o SOC por diversos países tendo ganhos na parte de Saúde Ocupacional como um todo.
No ano de 2025, as duas maiores empresas do ramo de alimentos, Marfrig e BRF se fundiram, a fim de criar a MBRF, uma gigante global de alimentos com marcas como Sadia, Perdigão, Qualy, e um portfólio diversificado de carne bovina, suína, aves, industrializados e pet food, com mais de 130 mil colaboradores no mundo todo e utiliza o SOC para fazer a gestão de saúde e segurança de cada um deles.
A história do SOC com a MBRF
A Marfrig já utilizava o SOC há alguns anos e então, o SOC chegou até a BRF.
>> Com 18 mil colaboradores, Marfrig utiliza SOC para Gestão de SST
“Quando eu entrei na Marfrig, nós não tínhamos uma gestão de documentos de forma digitalizada, de forma mais operacional e nós trabalhávamos muito ainda com o meio físico. Quando eu vim com esse comprometimento de organizar a parte de medicina ocupacional da Marfrig, eu entendi que talvez, o SOC seria o grande parceiro que poderia me ajudar a melhorar a gestão e a vida do médico como um todo. E fiz o contato de novo com o comercial do SOC há 5 anos, falando sobre o que que era trazer o SOC para dentro da Marfrig e nessa trajetória de 5 anos, chegamos aqui na BRF”, conta Dr. Altemir Ferro, Diretor de Saúde e Segurança da MBRF.
Em poucos meses, o SOC já transformou a operação da MBRF.
Dr. Danilo Sarti, Gerente de Saúde Ocupacional de MBRF, falou sobre como tem sido esse período: “Eu acho que o melhor é que quando eu visito a unidade hoje, apesar de serem apenas 4 meses de operação, a gente já vê que se tirar o SOC, talvez eu esteja ameaçando a minha cadeia”, conta.
“O primeiro impacto é no tempo de execução de algumas tarefas das rotinas do dia a dia. Com isso, a gente ganhou melhora nos registros, mas também tempo para as equipes poderem se dedicar à outras atividades, então esse é um ganho realmente grande que a gente teve”, completa Dr. Danilo.
SOC sendo o centralizador de informações da MBRF
“Hoje, partimos para o SOC ser o centralizador de todas as informações de saúde, segurança e ergonomia. Precisamos ter uma ferramenta que consiga concentrar todas essas informações, que são muitas, muitos documentos. Precisamos que a equipe técnica possa ter uma ferramenta para fazer análises, que os profissionais como engenheiros, ergonomistas, médicos, enfermeiros e outros tenham um lugar amigável, de fácil consulta, pois precisamos dar respostas muitas vezes rápidas”, diz Dr. Danilo Sarti.
O mundo está cada vez mais tecnológico e as informações devem ser encontradas com rapidez, neste quesito, o SOC se torna um grande amigo da empresa.
“No mundo de hoje em dia, a gente tem muitas informações que geralmente ficam espalhadas em vários lugares. Então, o SOC permite que consigamos concentrar num só lugar. Eu acho que esse é o grande ganho, às vezes trabalhávamos com informações muito apartadas, então a gente precisa dar esses reportes, tanto internamente, quanto externamente. Com o SOC, a gente conseguiu reunir essas informações sob o ponto de vista de consulta para os nossos profisionais e com certeza dar mais assertividade para outras áreas, como o jurídico e RH, que também demandam dessas informações”, relata Danilo.
Como o SOC auxilia nos processos da MBRF
“O SOC está enraizado dentro da área médica e principalmente com os engenheiros, e agora tem um grande desafio dentro da ergonomia. Hoje, o SOC faz parte do dia a dia da nossa vida dentro da empresa, ele agregou principalmente na questão de reorganização das documentações que eu tinha uma deficiência. Esse era o grande desafio, como ter toda essa documentação na palma da mão do médico, na hora que alguém precisasse e coloquei o SOC, e o SOC conseguiu me trazer. Hoje, eu tenho um prontuário todo digital, eu tenho exames complementares, todos de forma digitalizada, numa única página que eu posso acessar. Então hoje eu não tenho mais aquele prontuário morto e nenhum prontuário vivo, hoje eu o tenho na palma da mão. Onde eu estou, eu consigo acessar a qualquer momento, qualquer tipo de prontuário, de qualquer uma das 57 unidades que eu atendo.” diz Dr. Altemir Ferro.
O futuro da MBRF com o SOC
A MBRF quer cada vez mais expandir o uso do SOC por todos os seus países de atuação e já tem planos para o futuro.
“Hoje estamos presentes no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Estados Unidos, no Oriente Médio em Abu Dhabi, Dubai e outro complexo muito grande dentro da Turquia e com a expansão que nós fizemos recentemente, inauguramos uma fábrica na China. O SOC também. Queremos terminar de arrumar a casa aqui no Brasil e uma grande parte do desafio é a ergonomia e depois vem o desafio internacional. O internacional é fazer o que eu estou fazendo dentro do Brasil, da digitalização dos meus prontuários, de todos os meus indicadores epidemiológicos, levar para todos esses países, tanto aqui na América Latina, com parte internacional”, conta Dr. Altemir.
Expandindo o SOC pelo mundo
“Você imagina eu ter hoje, a oportunidade de trabalhar com a Turquia, que é totalmente físico e eu ter o SOC traduzido em turco e termos todos esses indicadores, com um único painel aqui no Brasil para eu acessar todas essas ferramentas e tomar minhas decisões como diretor, hoje, a nível global. Então esse vai ser o desafio do SOC, como vamos trabalhar para 2026? Nós já estamos preparados, acho que o time do SOC está muito bem estruturado. Eu acho que vocês do lado de lá também fizeram a lição de casa, se estruturaram com pessoas, com departamentos, com suporte, para nós suportamos esse grande desafio. E vai ser um desafio para ambos os lados. Para mim também está sendo um desafio de conhecer o lado internacional, de como fazer essa gestão e para isso eu preciso de uma ferramenta grande, robusta e que suporte todo esse trabalho que a gente vai ter de levar daqui para lá”, complementa Dr. Altemir.
Torne-se um case de sucesso do SOC
Deseja melhorar a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa? Solicite uma proposta com a Equipe Comercial do SOC e descubra soluções personalizadas para você.
Conheça mais sobre nossos Cases:
>> Pepsico tem mais de 21 milhões de redução de custos com o SOC
>> P&G tem economia de 15 Milhões em FAP com a Gestão do SOC
>> “Ganhamos muito tempo com o SOC, e isso é valioso”, diz Coordenador da Marfrig
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn
