Blog de SST

Confira as novas obrigações legais de Saúde e Segurança do Trabalho em 2026

20 de fevereiro de 2026

Blog de SST

Compartilhe

Riscos psicossociais e adicional de periculosidade para motociclistas estão entre as principais atualizações de SST neste ano.

O ano de 2026 já começou com atualizações importantes nas Normas Regulamentadoras (NR) relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).  

É indispensável estar atento a todas as alterações para adequar a rotina de trabalho à nova realidade, e colocar no radar as futuras obrigatoriedades que ainda entrarão em vigor ao longo do ano. Você já conhece todas? 

Riscos psicossociais: Atualização da NR-1 entra em vigor neste ano 

Muito discutida nos últimos anos, as novas diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), referentes às avaliações dos riscos psicossociais, passam a valer no dia 26 de maio.  

Dúvidas frequentes sobre os Riscos Psicossociais  

Com a atualização, fatores como estresse ocupacional, burnout e assédio moral devem incorporar a gestão de riscos de empresas, além de serem incluídos no GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e no PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos. 

Utilize a SIA – Inteligência Artificial do SOC para fazer Gestão de Riscos Psicossociais  

Anexo V da NR-16 – Periculosidade para motociclistas 

A partir de abril de 2026, entram em vigor as alterações que definem os critérios técnicos que devem ser observados para o pagamento de adicional de periculosidade aos trabalhadores que utilizam motocicletas durante a execução de suas atividades, por meio do Anexo V da Norma Regulamentadora nº 16 (NR-16).  

Como calcular adicional de periculosidade  

Na prática, o adicional deverá ser pago a todos os colaboradores que utilizam esse meio de transporte durante o expediente e em vias públicas. Revise os seus laudos de periculosidade e folhas de pagamento para a inclusão do valor do benefício, quando aplicável. 

NR-35 atualizada: mais segurança no trabalho em altura 

A Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), que define requisitos e medidas de prevenção para o trabalho em altura, recebeu atualizações que já entraram em vigor em janeiro de 2026. 

NR-35: A Norma para garantir segurança de trabalhos em altura  

Por meio da Portaria MTE nº 1.860, foi proibido o uso de talabartes para retenção de quedas sem absorvedor de energia. 

Além disso, foram estabelecidas regras mais rígidas sobre a utilização de escadas: 

  • O uso da escada fixa vertical de uso individual deve ocorrer apenas mediante comprovação de inviabilidade técnica de outros meios de acesso. 
  • Obrigatoriedade do contato de 3 pontos (dois pés e uma mão, ou duas mãos e um pé) na subida e descida de escadas portáteis. 
  • Obrigatoriedade de um Sistema de Proteção Contra Quedas (SPQ) quando a tarefa não permitir que o trabalhador mantenha os 3 pontos de apoio. 

Novas regras para luvas e calçados de EPI 

Em fevereiro de 2026, por meio da Portaria MTE Nº 122, de 29 de janeiro de 2025, luvas e calçados de proteção passaram a exigir avaliação obrigatória de um Organismo de Certificação de Produto (OCP), fortalecendo a segurança de trabalhadores por meio de um processo de certificação mais rigoroso.  

Por que contar com um Software de Gestão de EPI? 

Certificados de Aprovação emitidos antes de 2 de fevereiro de 2026 seguem válidos até o término do seu prazo de vigência. 

NR-38 – Obrigatoriedade de calçados com biqueira na coleta de resíduos 

A Norma Regulamentadora nº 38 (NR 38), que tem o objetivo de estabelecer os requisitos e as medidas de prevenção para garantir as condições de segurança e saúde dos trabalhadores nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, também poderá enfrentar mudanças em 2026. 

Em 2025, por meio da Portaria MTE nº 779, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) suspendeu, por 12 meses, o item da NR-38 que especificava sobre a exigência de calçado de segurança do tipo tênis para atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esse prazo termina em maio de 2026, portanto, é indispensável que empresas do setor se mantenham atentas às atualizações da Norma. 

300 funcionalidades para Gestão de SST completa 

O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:  

  • SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.  
  • Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.  
  • Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.  
  • Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.  
  • SIA – Inteligência artificial: utilize a inteligência artificial do SOC para otimizar processos e ajudar na tomada de decisões.  

Além disso, o SOC está em constante atualização, trazendo cada vez mais novas funcionalidades. Se você quer um software que te ajude a estar por dentro de tudo, já sabe qual caminho seguir!  

Gostou? Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn 

Comentários