Novembro Azul foi criado para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e evitar a doença, que poderá registrar até 69 mil novos casos até o fim do ano
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), cerca de 69 mil casos da doença poderão ser identificados até o fim nesse ano. Isso significa que a cada 7,6 minutos, um homem será diagnosticado com câncer de próstata. Como a doença pode demorar para se manifestar, os exames preventivos têm um papel fundamental para aumentar a eficácia do tratamento, que tem cerca de 90% de chance de cura se for identificado em estágios iniciais. Para salientar a importância dessas informações, a campanha Novembro Azul reforça a ideia de que cuidar da saúde também é coisa de homem.
De acordo com o portal da campanha, todos os homens as partir dos 50 anos devem procurar um urologista para realizar todos os exames preventivos anualmente, que são o exame de toque retal e a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). Essa substância é uma proteína que pode indicar a presença de um tumor e complementa o exame de toque. Para os homens que fazem parte do grupo de risco, ou seja, indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos, devem iniciar esse processo de prevenção a partir dos 45 anos.
O INCA alerta que os sintomas da fase inicial do câncer de próstata são silenciosos e muitos pacientes não costumam notar ou apresentar quadro como o crescimento da próstata. No entanto, na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada e até insuficiente renal. Para prevenir a doença, os homens devem ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Também é importante diminuir o consumo de gordura, especialmente as de origem animal, assim como o consumo de álcool e evitar o fumo. Dessa forma, manter hábitos saudáveis e uni-los à prática de um exercício físico, junto com o controle do peso podem fazer a diferença na prevenção do câncer de próstata e de muitas outras doenças.