Blog

Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology

29 de outubro de 2019

Compartilhe

AGE Technology realiza a 1ª Semana de Tecnologia em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Confira tudo o que rolou.

Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE TechnologyEm comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Age Technology trouxe uma novidade para os seus colaboradores: a 1ª Semana de Tecnologia da Age.

A iniciativa teve o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências. Além de integrar todas as áreas em um único espaço: o nosso Lounge.

A 1ª Semana de Tecnologia da Age aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro e contou com palestras com conteúdos imperdíveis sobre diversos temas relacionados às tecnologias que já são uma realidade em nossa empresa.

Com isso, além de aprofundar os conhecimentos de todos, pudemos deixar todos a par dos trabalhos que estão sendo executados. Promovendo um ambiente inovador e transformador.

Cronograma da 1ª Semana de Tecnologia

A programação se iniciou no dia 22 de outubro, recebendo a visita dos alunos de Ciência da Computação e Sistema de Informação da Universidade Santa Cecília – Unisanta, localizada na cidade de Santos.

Já o segundo e terceiro dia, 23 e 24 de outubro, respectivamente, foram compostos por palestras ministradas pelos próprios colaboradores.

As palestras iniciaram às 10h e com duração de 30 minutos cada. As palestras tinham intervalos a partir das 11h30 para o almoço e os temas se repetiam a partir das 15h, com fim às 16h30.

Os temas abordados na 1ª Semana de Tecnologia da Age foram:
• Agilidade para todos;
• Soft Skills;
• Estamos 100% cloud: AWS é o novo ambiente de produção do SOC;
• “Novo SOC”;
• Nosso Processo de automação de testes;
• Arquitetura Mobile;
• Serverless e Container: O melhor dos 2 mundos na integração de serviços;
• AWS RDS: Agilidade e Segurança na Nuvem.

Visita dos alunos universitários

A semana teve início oficialmente no dia 22 de outubro, recebendo a visita dos alunos da área de tecnologia da Unisanta na empresa Age Technology.

Além de um tour pela empresa, nossos colaboradores receberam-os com muita atenção e aproveitaram o momento para bater um papo descontraído com os alunos sobre carreiras, mercado, oportunidades e as tecnologias que utilizamos por aqui.

A ideia era fazê-los vivenciar, na prática, um pouquinho do nosso dia a dia com direito a um delicioso coffe break e brindes do SOC.

Agilidade para todos

Os colaboradores Gustavo Ricardo Batista e Daniel Tavares também fizeram uma palestra sobre metodologia ágil e o framework Scrum, o mais utilizado pelo mundo.

“A 1ª Semana de Tecnologia da Age foi um evento muito importante para compartilharmos alguns temas com os Agers. Ter a oportunidade de falar sobre agilidade para toda a empresa foi excelente para evidenciar o assunto e reforçar que agilidade é para todos – independente do setor. Parabéns a toda organização, tudo ficou impecável! Agora, é fazer uma retrospectiva para realizar um evento ainda melhor em 2020! risos”, contou o Scrum Master Daniel Lima Tavares.

Eles também apresentaram as atividades que estão desenvolvendo dentro da empresa, junto à outros times, para a implantação de novas ferramentas e aplicação de métricas que buscam apresentar oportunidades de melhorias para cada time de maneira mais específica, assim como para toda a empresa.

Além disso, falaram sobre a utilização de ferramentas ágeis no dia a dia, como organização das tarefas rotineiras, organização de eventos, estudos e dentre outras possibilidades.

A maior intenção da dupla foi apresentar a abordagem ágil de uma forma que não se resuma apenas aos desenvolvedores. A intenção é que toda a empresa perceba o quanto cada indivíduo é importante para haver uma entrega contínua e de qualidade. Sendo a agilidade importante para todos!

“Sobre o evento, foi fantástico! Pontualidade britânica da organização, com temas interessantes e dando oportunidade aos colaboradores de conhecer conteúdos que estão em alta e que fazem parte do dia a dia de áreas específicas. Além disso, alguns tiveram a chance de falar sobre seus temas de domínio. Todos saíram ganhando, com certeza!”, afirma o Product Owner Gustavo Ricardo.

Soft Skills

Soft skills, significa habilidades sociais. E esse assunto foi abordado pelo programador Fábio Pereira dos Santos, um de nossos colaboradores, que mostrou o seu amor pelo assunto.

“Falar sobre Soft Skills é algo simplesmente fantástico! No meio técnico é comum esquecermos do fator humano, item fundamental para o sucesso dos projetos, pois, no final, o que importa é se conseguimos atender às expectativas e necessidades dos nossos clientes”, conta Fábio.

Isso porque as empresas têm automatizado processos com o objetivo de reduzir custos e erros operacionais. Fabio mostrou que, a partir do cenário atual das empresas, são necessárias algumas questões de melhorias, como:

  • Fator humano;
  • Habilidades sociais;
  • Capacidade de compreender com precisão como podemos melhorar a vida daqueles que nos confiam tal responsabilidade.

Ele também deixou claro que a melhor forma de desenvolver essas habilidades continua sendo por meio das próprias relações humanas na vida de cada pessoa. Seja com exemplos positivos ou negativos. O segredo é sempre procurar melhorar após cada experiência.

“Agradeço imensamente a Age Technology e aos amigos de trabalho pela receptividade. Os comentários sobre a palestra têm sido incríveis e me inspiram a buscar mais sobre o tema”, finaliza Fábio.

Estamos 100% cloud: AWS é o novo ambiente de produção do SOC

A palestra de tema AWS é o novo ambiente de produção do SOC, foi apresentada pelos colaboradores Salam Alzubedi e Bruno Lima. Apresentaram um pouco sobre o AWS providos da nuvem.

Também com explicações do porque a utilização da Amazon e sua estrutura global, além da nova estrutura do SOC na plataforma amazon, para finalizar, abordaram sobre as melhorias que ocorrerão no futuro.

“Para mim, foi espetacular e muito interessante juntos com os colegas do trabalho e esperamos mais no futuro”, Salam Alzubedi.

Novo SOC

A palestra sobre o “Novo SOC” foi feita para apresentar aos colaboradores as mudanças e as melhorias que o sistema irá passar ao longo do tempo. Para isso, além de pesquisas com usuários, está sendo feito um processo de reconstrução a partir de dois passos:

  • Design/Visual;
  • Desenvolvimento.

Isso porque, tanto um quanto o outro, buscam tornar a plataforma mais fácil e ágil para ser utilizada pelos usuários. Ou seja, está sendo estudada uma interface que seja simples para ser acessada, explorada e totalmente intuitiva.

“A experiência foi positiva. Poder exercitar a ação de palestrar e apresentar os projetos aos outros colaboradores. Além de ter uma integração entre pessoas de vários setores em um mesmo lugar, interessadas em um mesmo assunto” conta o Front End Felipe Ranieri.

Nosso Processo de automação de testes

A palestra “Nosso processo de automação de testes” abordou o tema qualidade do software SOC e como funciona o processo de desenvolvimento da Age.

Com isso, foram apresentadas tecnologias utilizadas e os padrões de desenvolvimento de testes utilizados pelos QAs da Age. Além de contarem um pouco sobre os motivos que os levaram a utilizar testes automatizados e quais impactos os testes causaram no desenvolvimento do SOC e Maestro.

“A experiência de poder palestrar e mostrar para todos os setores da empresa sobre o nosso dia a dia e como funciona o nosso processo de teste foi algo gratificante de se ver. Pudemos perceber que o assunto despertou interesse nas pessoas em saber como é e como fazemos os testes automatizados dentro da Age”, contam as colaboradoras do nosso time de Q.A. Gessica de Sousa, Raquel Lima e Yasmin Duarte.

Arquitetura Mobile

Já a palestra sobre Arquitetura Mobile teve o objetivo de abordar a estrutura dos aplicativos da empresa, dando um contexto geral sobre as tecnologias utilizadas no dia a dia.

Tendo em vista a crescente do uso de aplicativos móveis, acreditam ainda que seria de grande valia apresentar os cases de sucesso que a empresa possui com os dois aplicativos que já existem.

“Foi gratificante poder compartilhar conhecimento sobre o nosso trabalho. Além do mais, a troca de ideias, realizada ao final da palestra, foi muito enriquecedora para todos nós, mostrando o interesse do público sobre o tema abordado. Poder palestrar e mostrar como é o dia a dia aqui na Age para os universitários da Unisanta foi uma experiencia incrível”, relata o time de desenvolvimento “Team Joker”.

Serverless e Container: O melhor dos 2 mundos na integração de serviços

Com a necessidade cada vez maior de integrar sistemas somada à nova onda de microsserviços, os web services estão evoluindo e se aperfeiçoando para entregar soluções melhores e mais eficientes.

E as ferramentas em nuvem da AWS auxiliam exatamente nisso. Com o API Gateway, o SQS e o Lamba podem ser construídos serviços mais consistentes, com alta disponibilidade, performance e escalabilidade.

Este tema foi abordado por meio de um projeto piloto de integração desenvolvido pelo SOC em parceria com a Senior, dois gigantes líderes de seus segmentos no mercado.

“Participar da 1ª Semana de Tecnologia da Age Technology foi uma honra imensa. Nossa empresa já tem feito o esforço para organizar eventos e difundir tecnologia na nossa região há um tempo. Queremos provar que a Baixada Santista pode sim ser um polo tecnológico e referência no País. Esperamos que esta seja apenas a primeira dentre muitas semanas nas quais nos reuniremos para aprender, compartilhar e fazer novas amizades. Ser pioneiro e participar do nascimento disso tudo é uma alegria e orgulho para mim” contou o desenvolvedor Rafael Viegas.

AWS RDS: Agilidade e Segurança na Nuvem

Comparando as maneiras de planejar a instalação de um banco de dados em um datacenter tradicional e na nuvem, a equipe introduziu o AWS Relational Database Service (RDS), o serviço de banco de dados da Amazon Web Services que funciona como PaaS (Platform as a Service). Assim, conseguem oferecer recursos de disponibilidade e de segurança com uma agilidade incrível por meio da automação de rotinas mais comuns.

Além disso, durante a exposição do tema, José de Melo e Elísio Lima criaram e restauraram o banco de dados em segundo plano. E ainda sobrou tempo para avaliar qual será o futuro dos Analistas de Banco de Dados (DBA’s) com o banco de dados na nuvem.

“Diariamente somos desafiados a resolver vários problemas na AGE, o que nos leva a pensar de maneiras diferentes e buscar novas tecnologias. Com isso, o aprendizado é constante. A satisfação de aprender é sentida novamente quando compartilhamos o conhecimento. Levar essa experiência numa palestra é muito gratificante, além de ser um motivador para que o aprendizado seja contínuo. É um círculo virtuoso. Foi fantástico e fiquei muito feliz pela oportunidade!”, José de Melo, Analista de Banco de Dados (DBA).
Saiba mais sobre nossos conteúdos acessando nosso blog:

Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology

Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology

Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology


Comentários

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback