Blog

A assinatura biométrica transforma a rotina das empresas

13 de janeiro de 2020

Compartilhe

A assinatura biométrica é um documento em formato digital, criptografado e utilizado para identificação nos meios eletrônicos. Saiba mais sobre abaixo.

Quais os benefícios da assinatura biométrica nas empresas?

Esta assinatura é um comprovante de que um documento não pode ser alterado ou modificado e que realmente foi assinado pelo portador da chave privada que corresponde ao Certificado Digital, gerando autenticidade, podendo até mesmo substituir a assinatura manual.

Muitas organizações já estão fazendo uso desse novo método de assinar e autorizar operações. Veja como a assinatura biométrica está transformando a rotina das empresas.

Como funciona a assinatura digital?

A assinatura digital, conforme já mencionado, faz uso da criptografia para proporcionar mais segurança aos documentos eletrônicos. Com o advento da tecnologia, muitos arquivos migraram para o digital, e a partir daí, houve a necessidade de torná-los mais seguros, visto que há um grande volume de informações.

Como são gerados os sistemas biométricos?

A primeira biometria surgiu nos Estados Unidos no início do século XX, sendo utilizada para registrar criminosos.

Mesmo este tipo de autenticação digital tenha tido continuidade, nos dias de hoje, houve um boom de sua utilização, agora no mundo todo.

A assinatura biométrica é feita por meio de reconhecimento facial (íris, veias, voz) e impressões digitais. Muitas empresas, como bancos, já as utilizam. Independentemente de qual parte do corpo é utilizada, a biometria compartilha as seguintes etapas:

  • Etapa de capturar a amostra biométrica;
  • Extrair as características, formando um template;
  • Comparar o objeto real com o template.

Esta é uma forma de buscar maior segurança digital e integrá-la a aparelhos, como smartphones, laptops e os dispositivos das empresas que utilizam este processo.

Que benefícios a assinatura biométrica pode trazer para as empresas?

Nas empresas, com o uso da assinatura biométrica, é possível migrar documentos como contratos e autorizações para os meios eletrônicos de forma segura, diminuindo custos com mão de obra e insumos, o que gera uma melhora nas transações e processos operacionais.

Atualmente, é possível assinar qualquer documento sem o uso de papel e caneta, apenas de forma digital, eliminando a necessidade de armazenamento de papel em arquivos físicos e salas.

Os documentos ficam desta forma guardados com maior segurança em nuvem, remotamente em um servidor, sem ocupar qualquer espaço, nem físico e nem em computadores ou celulares. Nestes, com apenas um login e senha, é possível acessá-los, sem precisar que fiquem armazenados, ocupando o espaço destes dispositivos.

Por exemplo, o caso de duas empresas que precisam celebrar um contrato de prestação de serviços. Para assinar este documento, seria necessário que pelo menos um funcionário de uma delas tivesse que se deslocar para ir a um cartório, o que demandaria tempo, energia e dinheiro para o combustível ou transporte, a fim de autenticar tal documento.

Com a assinatura digital, tal contrato em formato PDF ou DOC possui a mesma validade jurídica de um documento autenticado em cartório. Tal assinatura pode também validar e autenticar transações online, tanto externas quanto internas, nas empresas, sempre de forma segura.

Isto demonstra como o avanço da tecnologia tem ajudado as empresas a simplificar seus processos e a melhorarem suas rotinas.

A assinatura biométrica já é uma realidade em grande parte das empresas do mundo, que por meio de aplicativos e servidores, ajuda a identificar pessoas de forma mais segura e eficiente, emitindo um certificado digital que garante as atribuições que pertencem ao identificado, tornando os dados mais sigilosos.

Gostou do artigo? O que acha desta nova tecnologia transformadora? Deixe sua opinião por meio do seu comentário!

Visite também nossos outros artigos em nosso blog.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo nosso site, por meio de nosso formulário de contato.

 

EBook LGPD Grátis

Comentários

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback