Blog

Confira o Cronograma de Atualização do SOC para atender ao eSOCial

6 de maio de 2019

Compartilhe

Confira o cronograma de atualização do SOC para a adequação das funcionalidades e o atendimento às obrigatoriedades do eSOCial para leiautes de SST.

Além das melhorias em produtos e serviços já em andamento, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional busca antecipar as necessidades do mercado de SST, desenvolvendo soluções inovadoras para que os nossos clientes possam sair na frente da concorrência.

Entre elas, está a adequação de nossas ferramentas para auxiliar as empresas a atender ao eSocial no prazo e sem multas. Por esse motivo, estamos disponibilizando uma prévia do cronograma de atualização do SOC para atender aos eventos de SST do eSocial.

Confira o cronograma de atualização do software SOC para o eSOCial

Vale lembrar que o cronograma mencionado abaixo trata-se apenas de uma previsão de atualização. Sendo assim, tais datas podem estar sujeitas à alteração caso seja publicada uma nova versão dos eventos pelo governo, bem como alguns recursos podem estar sujeitos à análise de viabilidade técnica.

Melhorias para Maio/2019

Prazo: 1ª quinzena de Maio/2019

• Todos os eventos:
          1. Exporta Dados de parâmetros do eSOCial: Será possível extrair o que foi configurado na tela de parametrização do eSocial por empresa.
          2. Assinatura dos eventos do eSocial: Atualmente, os usuários precisam acessar o portal todas as vezes que os lotes são gerados para realizar a assinatura digital de forma manual. Com o projeto, a assinatura será realizada de forma automática de acordo com o certificado cadastrado (configuração) e enviará para o eSocial sem intervenção do usuário.
          3. Melhorias nas interfaces do eSocial: Para clientes que optarem por consumir as informações dos leiautes via Exporta Dados, serão incluídos índices de identificação dos registros cadastrados. Por exemplo, para o leiaute S-2210, terá um código sequencial.

• Evento S-2210:
          1. Ajustes conforme NTs:  Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme as Notas Técnicas 12/2019 e 13/2019.
          2. Limitações/validações de campos com regras de caracteres na CATAjustaremos também o limite de recebimento de caracteres de alguns campos na tela da CAT com o objetivo de adequar a quantidade de caractere estabelecida pelo eSocial. Por exemplo: Campos relacionados ao endereço e local de acidente e quantidade de horas trabalhadas.
          3. Possibilitar a criação de um afastamento a partir de uma CAT: Ao registrar uma CAT com indicação de afastamento, o SOC emitirá um alerta, direcionando automaticamente o usuário para a criação de afastamento temporário (S-2230).

• Evento S-2220:
          1. Ajustes conforme NT: Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme a nota técnica 12/2019.
          2. Opção de NÃO enviar o campo ‘Resultado’ para o eSOCial: Hoje em dia, o SOC extrai, no XML, o status (Normal/Alterado/Agravamento e etc) referente ao exame. No entanto, visando atender o Art. 76 do Código de Ética Médica, será disponibilizada a opção “Enviar dados complementares dos exames”, em que o usuário poderá escolher se estas informações serão enviadas ou não.
          3. Preenchimento em massa da identificação ‘eSOCial’ na tela de cadastro de ExamesAtualmente, é possível preencher em massa a tabela 27 referentes a cada exame, porém o parâmetro ‘eSocial’ não é habilitado. Com esta melhoria, ao utilizarmos a tela de parametrização da tabela 27 em massa, o parâmetro ‘eSocial’ será habilitado automaticamente.

• Evento S-2240:
          1. Ajustes conforme NT: Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme a nota técnica 12/2019.
          2. Preenchimento em massa da identificação ‘eSOCial’ na tela de cadastro de Risco e cadastro de EPI: Atualmente, é possível preencher em massa a tabela 23 referentes a cada risco, porém o parâmetro ‘eSocial’ não é habilitado. Com esta melhoria, ao utilizarmos a tela de parametrização da tabela 23 em massa, o parâmetro ‘eSocial’ será habilitado automaticamente. Além disso, teremos um recurso que possibilitará o preenchimento do parâmetro ‘eSocial’ dos CA’s dos EPI’s das empresas de acordo com o critério escolhido em tela.

• Evento S-2245:
          1. Ajustes conforme NTs: Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme a nota técnica 12/2019 e 13/2019.

Prazo: 2ª quinzena de Maio/2019

• Evento S-2220:
          1. Atualização da regra para Inicial/Sequencial: Faremos uma atualização na forma da definição da ordenação (Inicial/Sequencial) visando atender o eSocial.

• Evento S-2240:
          1. Planilha para importação de dados: Com o objetivo de otimizar os cadastros que fazem parte do leiaute S-2240, teremos a importação de dados que alimentará diversas telas como caracterização dos riscos e medições.
          2. Melhoria na gestão do Evento S-2240Realizaremos ajustes pontuais para otimizar o preenchimento das informações que hoje são localizadas na tela de característica do risco, visando extrair o leiaute 2240.

Melhorias para Junho/2019

Prazo: 1ª quinzena de Junho/2019

• Todos os eventos:
          1. Parâmetros eSocial: Criar um parâmetro para bloquear a geração de registros (XML´s) de funcionários PENDENTES no Portal do eSOCial.
          2. Possibilitar a visualização/download dos eventos do eSocial: Disponibilizaremos nas telas principais referentes aos preenchimentos dos leiautes do eSocial, por meio do ícone “SOCGED” o download dos eventos gerados em XML.
          3. Alteração no Menu do SOC: Teremos alteração no MENU do SOC para facilitar a visualização/acesso aos programas do eSOCial.
          4. Agendamento de Relatório de InconsistênciasAdicionaremos também a opção para agendar o Relatório de Inconsistências na tela de relatórios agendados.

Prazo: 2ª quinzena de Junho/2019

• Todos os eventos (exceto S-1060):
          1. Inclusão de campos de identificação da hierarquia do funcionário no relatório de Inconsistências: Para trazer facilidade na interpretação dos erros visualizados no Relatório de Inconsistências do eSocial, incluiremos as colunas de Unidade, Setor e Cargo dos funcionários.

[Texto abaixo atualizado em 08/08/2019]

Melhorias para Agosto/2019

Prazo: 19 de agosto 2019

• Evento S-2210:
          1. Ordenação e Saneamento dos campos da tela de Acidentes (CAT): Serão realizados alguns ajustes na tela de preenchimento de Acidentes (CAT), que visam remover alguns campos que estão em duplicidade para tornar o preenchimento mais simples ao usuário SOC.
          2. Inclusão dos campos do eSocial (v.2.5.1) no relatório de Acidentes: Traremos a possibilidade de o usuário escolher também os campos do eSocial para emissão do relatório a fim de aprimorar o Relatório de Acidentes

Melhorias para Setembro/2019

Prazo: 02 de setembro 2019

• Todos os eventos: Melhorias voltados para a gestão do “Portal eSocial”
          1. Notificação via e-mail de erros dos eventos: Disponibilizaremos uma funcionalidade em que o usuário SOC terá a possibilidade de configurar um e-mail para receber a relação de registros que apresentaram “Erro” no Portal eSocial. Esta funcionalidade trará mais facilidade no dia a dia dos usuários responsáveis por corrigir os erros apontados no Portal eSocial.
          2. Filtros para os campos de pesquisa de empresa/unidades: Implementaremos o recurso “filtro” nos campos de pesquisa de Empresa e Unidade do Portal eSocial. Já para o Relatório de Inconsistências, aplicaremos o mesmo recurso para o campo “Unidade”.
          3. Novo parâmetro para não enviar os campos NÃO obrigatórios nos eventos: Atualmente, alguns campos presentes nos leiautes do eSocial não são de envio obrigatório. Por isso, disponibilizaremos um parâmetro denominado “Bloquear envio de campos não obrigatório” para manter o SOC flexível. Assim, no momento em que os leiautes forem gerados, os campos não obrigatórios serão desconsiderados no arquivo XML.

Prazo: 16 de setembro 2019

• Todos os eventos:
          1. Nova estrutura da geração das inconsistências do eSocial + Aprimoramento e padronização das inconsistências geradas no SOC: Será implementada uma nova estrutura para geração das inconsistências do eSocial de forma que elas fiquem centralizadas, resultando na padronização das inconsistências geradas pelo Portal eSocial e Relatório de Inconsistências.
          2. Identificação das inconsistências nas telas de origem dos eventos: Atualmente, as inconsistências do eSocial podem ser visualizadas no Relatório de Inconsistências e também no Portal eSocial. Por isso, implementaremos um novo conceito nas telas de preenchimento das informações, em que o SOC exibirá as inconsistências após a conclusão do registro em tela.

Prazo: 30 de setembro 2019

• Evento S-2230:
          1. Novo módulo de Atestados e Afastamentos: Lançaremos o novo módulo de gestão de atestados e afastamentos. Este módulo centralizará e facilitará os cadastros dos atestados e afastamentos temporários (eSocial) com foco nos campos do evento S-2230.

Melhorias para Outubro/2019

Prazo: 14 de outubro 2019

• Todos os eventos:
          1. Recurso para edição e correção dos eventos do eSocial, diretamente pela edição dos XML’s no Portal do eSocial: Além do Portal eSocial apontar as inconsistências dos registros calculadas nos registros, disponibilizaremos uma forma de corrigir as informações incorretas diretamente no Portal eSocial, sem que o usuário necessite acessar a tela de origem do registrado, otimizando o tempo do usuário durante a operação no SOC.

Prazo: 28 de outubro de 2019

• Evento S-2240:
          1. Geração automática do evento S-2240, Gestão de alterações no histórico da Aplicação de Risco e Controle de vigências dos documentos legais (PPRA e S2240): Será desenvolvido um módulo para simplificar o controle de vigência das caracterizações de risco, que servirão como como referência para automatizar a geração do leiaute S-2240.

Melhorias para Novembro/2019

Prazo: 11 de novembro de 2019

• Todos os eventos:
          1. Criação de recurso para realização de upload dos layouts em XML manualmente dentro do SOC: A partir desta data, o usuário SOC poderá realizar o upload dos arquivos do eSocial a fim de deixar o sistema sempre atualizado. Esta funcionalidade visa atender, principalmente, os casos em que o sistema de integração do eSocial ficou inoperante por parte do governo e o envio/registro das informações foi realizado manualmente pela plataforma Web Geral. E, por meio do eSocialBX, estes arquivos poderão ser baixados do Web Geral e o usuário poderá fazer o upload dos dados para o SOC.
          2. Adição do campo CAEPF no SOC: Será adicionado o campo de registro CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física) nas telas de cadastro de Empresa e Unidade em atendimento a Instrução Normativa RFB nº 1.828, de 2018. Isso porque o campo CAEPF é uma solicitação do eSocial, no entanto, não será exportado em nenhum evento de SST como identificação do empregador.

Dúvidas sobre o eSocial?

Se você ainda tem dúvidas sobre o impacto do eSOCial no setor de SST, consulte os manuais e vídeos disponíveis para os Clientes SOC em Menu SOC > Administração > Central de Ajuda > eSOCial.

E fique ligado! Aos poucos, iremos publicar as notícias sobre o projeto e dividir com você toda a expertise que possuímos em mais de 18 anos de liderança no mercado.

Leia também:
► Perguntas frequentes sobre o eSocial para a área de SST.
► Necessidade de investimento em tecnologia fortalece em eSocial.
► Documentos de SST necessários para a elaboração do eSocial.

Comentários

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback