A ergonomia é um fator muito importante para todos os profissionais, independente de suas áreas, e para os motoristas não é diferente.
Ergonomia é a ciência que estuda a interação entre seres humanos e outros elementos de um sistema, como máquinas, equipamentos, tarefas e o ambiente de trabalho. O principal objetivo da ergonomia é otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema.
A Norma Regulamentadora 17, NR17 é a norma que trata sobre ergonomia no ambiente de trabalho, promovendo a saúde e qualidade de vida aos colaboradores de uma empresa.
>> NR17: como a ergonomia pode afetar na rotina do trabalho
É importante ressaltar que a ergonomia é para todos os profissionais, independente do seu campo de atuação, seja em um escritório, em uma fábrica, no ar livre e até mesmo nas rodovias, como é no caso dos motoristas.
Ergonomia para motoristas
A ergonomia para motoristas é crucial para a saúde, o bem-estar e a segurança no trabalho. Motoristas profissionais e não profissionais passam longas horas em uma posição relativamente estática, o que pode levar a diversos problemas de saúde a longo prazo.
Existe um termo chamado de ergonomia veicular.
Ergonomia veicular
A ergonomia veicular é a ciência que estuda a relação entre o motorista e o veículo, visando otimizar a posição do motorista ao volante, os ajustes dos assentos e a disposição dos comandos para um conforto e segurança na condução. Isso inclui a postura adequada, os ajustes de assento e volante, a ergonomia do cinto de segurança, entre outros fatores, que influenciam na saúde e bem-estar do motorista.
Por que a Ergonomia é importante para Motoristas?
Os motoristas passam incontáveis horas por trás dos volantes, muitas vezes sem pausas para descanso e é por isso que é tão importante falar sobre ergonomia para esses profissionais.
A ergonomia auxilia na prevenção de lesões, ajudando a evitar dores nas costas, pescoço, ombros, pulsos e outras áreas, além de problemas circulatórios e fadiga muscular. As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são comuns em motoristas.
Além disso, um ambiente de condução ergonômico torna a jornada mais confortável, reduzindo o estresse físico e mental. E não somente o conforto, como a segurança, visto que uma boa postura e um ambiente de trabalho bem ajustado permitem que o motorista tenha melhor controle do veículo e reaja mais rapidamente a situações de perigo. A fadiga reduz a atenção e o tempo de reação.
A longo prazo, a ergonomia contribui para uma melhor qualidade de vida, evitando dores crônicas e outros problemas de saúde.
10 Dicas de ergonomia para motoristas
Ajuste Correto do Banco:
- Altura: ajuste o banco de forma que seus pés alcancem os pedais confortavelmente, com os joelhos levemente flexionados (ângulo de aproximadamente 100 a 120 graus) e na mesma altura ou ligeiramente acima dos quadris. Deve haver uma distância de cerca de três dedos entre a parte de trás dos joelhos e a borda do assento para não prejudicar a circulação.
- Distância: ajuste a distância do banco em relação aos pedais e ao volante de forma que você alcance todos os comandos sem precisar esticar demais as pernas ou os braços.
- Inclinação do Assento: o assento deve estar ligeiramente inclinado para apoiar as coxas de forma uniforme.
- Apoio Lombar: utilize o apoio lombar do banco (se disponível) ou uma almofada para manter a curvatura natural da sua coluna. a região lombar deve estar totalmente apoiada no encosto.
- Encosto: o encosto deve estar em um ângulo entre 100 e 110 graus, proporcionando apoio total à coluna vertebral.
Posicionamento do Volante:
- Ajuste a altura e a profundidade do volante (se possível) para que seus braços fiquem levemente flexionados (ângulo de aproximadamente 120 graus) ao segurá-lo. Seus ombros devem estar relaxados e na mesma altura.
- A posição ideal das mãos no volante é semelhante aos ponteiros de um relógio nas posições de 9h15min ou 10h10min.
Ajuste do Cinto de Segurança: o cinto de segurança deve estar ajustado de forma firme, mas confortável, passando sobre o meio do ombro e a parte inferior do abdômen.
Apoio de Cabeça: ajuste a altura do apoio de cabeça de forma que o topo fique na altura do topo da sua cabeça ou um pouco abaixo. Ele deve estar o mais próximo possível da sua cabeça para proteger o pescoço em caso de colisão.
Uso de Apoio para os Braços: se o veículo possuir apoio para os braços, utilize-o para evitar que os braços fiquem pendurados ou elevados por longos períodos, o que pode causar tensão nos ombros e pescoço. Os cotovelos devem ficar levemente curvados e apoiados. Posicionamento dos Pés: mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo para ter mais estabilidade ao acionar os pedais.
Pausas e Alongamentos: em viagens longas, faça pausas regulares (a cada 2 horas, por exemplo) para sair do veículo, alongar os músculos das pernas, braços, costas e pescoço. Movimentos circulares com os pés e pulsos também são importantes.
Organização da Cabine: mantenha os objetos de uso frequente (água, documentos, etc.) ao alcance fácil para evitar movimentos bruscos e desnecessários.
Conscientização e Treinamento: para motoristas profissionais, as empresas devem oferecer treinamento sobre ergonomia veicular, posturas corretas e a importância das pausas e alongamentos.
Manutenção do Veículo: assentos e outros componentes do veículo devem estar em bom estado de conservação para garantir o ajuste adequado e o conforto.
Existem sinais que mostram a falta de ergonomia veicular
Os motoristas devem ficar atentos aos sinais que seus corpos dão durante as horas intensas no trânsito, e em qualquer destes sinais, procurar por ajuda e informar o seu responsável.
Dores frequentes nas costas, pescoços, ombros e pulsos não devem ser ignorados. Formigamento ou dormência nas mãos e pernas servem como um sinal de alerta. Em caso de fadiga excessiva, é importante buscar a causa, e se houver dor de cabeça recorrente, um médico precisa ser consultado. E se mesmo seguindo as dicas de posicionar bem os bancos e usar os acessórios necessários, ainda tiver dificuldade em encontrar uma posição confortável para dirigir, algo está errado e precisa ser investigado.
A saúde deve vir sempre em primeiro lugar, lembre-se que o corpo dá sinais.
Como as empresas podem auxiliar na ergonomia para motoristas?
Ser motorista é considerado um trabalho ‘solo’, visto que muito do tempo ele estará sozinho, levando apenas cargas, ou transitando de uma cidade a outra.
No entanto, as empresas contratantes destes motoristas também possuem um papel fundamental na ergonomia, elas deem preocupar-se e fornecer o necessário, afinal, a responsabilidade vem de ambos os lados.
O primeiro papel que a empresa tem é fornecer o veículo adequado, ou seja, quando o veículo for pensado para trabalho, optar por modelos que possuam design ergonômico com bancos ajustáveis. Além disso, garantir que haja manutenção preventiva, com ajustes funcionando corretamente e sem vibrações excessivas que possam prejudicar a saúde do motorista.
Outro ponto que não deve ser esquecido e que é papel da empresa são os treinamentos e a conscientização, treinamentos sobre como ajustar corretamente o veículo, orientar sobre a postura adequada para condução, conscientizar sobre a necessidade de pausas regulares durante viagens longas e informar sobre os riscos ergonômicos.
A empresa deve elaborar rotas que sejam eficientes, para que minimizem o tempo de direção contínua e permitam pausas adequadas, respeitando as leis trabalhistas relacionadas à jornada de trabalho e descanso para evitar a fadiga excessiva.
Monitoramento da saúde e bem-estar dos motoristas
Os motoristas devem passar por exames periódicos, com foco na saúde musculoesquelética e devem ser implementados programas que promovam a saúde e o bem-estar dos profissionais, incluindo orientações sobre alimentação saudável, prática de exercícios físicos e gerenciamento de estresse.
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Leia mais sobre a importância das Normas Regulamentadoras:
>> Como as Normas Regulamentadoras são classificadas: entenda
>> Atenda as Normas Regulamentadoras e Faça uma Gestão Eficiente
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