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A experiência positiva da Equinor com o SOC na Gestão de COVID-19

18 de janeiro de 2022

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Conforme divulgamos no início da pandemia, o SOC possui soluções que auxiliam na sua gestão ocupacional atreladas a prevenção do COVID-19 na empresa. Um grande exemplo de quem utiliza as nossas funcionalidades nativas de forma eficiente é a Equinor, que alega satisfação e resultados positivos.

A empresa do segmento “Offshore” encontrou soluções, juntamente com a consultoria do Dr. Gustavo Nicolai, para evitar riscos de contaminações e garantir a segurança de seus funcionários em todo processo de locomoção até as plataformas localizadas em território marítimo.

A segurança de informação foi o grande fator para gerenciar via SOC

Por enviar funcionários para as plataformas marítimas, em que o contato físico é frequente, a Equinor entendeu que, devido a pandemia, era necessário que houvesse um monitoramento rígido e eficaz para que não houvesse a contaminação do COVID-19.

“A empresa se preocupou com toda a jornada do funcionário – desde o isolamento dele em casa até o momento de desembarcar na plataforma marítima -, respeitando o tempo necessário de cada etapa. Juntos, enxergamos que, por questões de segurança, todo o monitoramento de informações de SST destes funcionários deveria ser realizado via SOC, já que são dados sensíveis”, comenta o Médico do Trabalho e Consultor Dr. Gustavo Nicolai.

Compreendendo a necessidade da empresa de se sentir segura em relação ao tráfego destas informações, Dr. Gustavo ressalta “Nenhuma empresa usou a funcionalidade de ‘Questionário de Funcionário’ do SOC, em termos de personalização, como nós utilizamos. Isso se deve ao fato de termos um grande volume de questionários e informações, porém todo este trabalho foi motivado pela Segurança da Informação e isto o SOC atende muito bem”.

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Utilizando as funções nativas do SOC: como o questionário de funcionários ajudou na Gestão de COVID-19

Quando os colaboradores precisam embarcar em uma plataforma, há um longo processo que deve ser respeitado antes que eles cheguem até o local.

Inicialmente, é preciso que estes funcionários fiquem por 14 dias isolados em sua própria casa e, durante este período, são monitorados com ligações e respostas via questionário.

“As ligações que são realizadas a cada 2 ou 3 dias e são todas registradas no sistema. Além disso, a empresa optou por monitorar os funcionários via ‘Questionário do Funcionário’ do SOC, que é uma funcionalidade que atendeu as expectativas do que esperávamos em termos de Segurança da Informação porque, para responder estes questionários, os funcionários recebem senhas individuais em seus e-mails”, ressalta o Dr. Gustavo.

A Equinor envia perguntas que mudam diariamente para avaliar se os funcionários que estão em isolamento começaram a manifestar sintomas da COVID-19. Caso negativo, estes são enviados para um hotel, onde ficarão hospedados e isolados dias antes de embarcar.

No entanto, o monitoramento não acaba neste momento. Isso porque, ao chegarem no hotel, os funcionários são convidados a fazer o download do app MEUSOC a fim de receberem as notificações de envio dos questionários e a convocação para o exame de PCR.

Dr. Gustavo ainda reforça que “é necessário que o funcionário permaneça 5 dias no hotel, antes de embarcar, em isolamento. Há um controle inclusive de horários que este funcionário pode sair para atividades externas com o objetivo de evitar, ao máximo, que ocorra a contaminação pelo COVID-19. É importante lembrar que formulamos outras perguntas que ele deve responder durante sua estadia no hotel”.

Por se tratar de uma empresa com sede na Noruega, há muitos funcionários estrangeiros e, portanto, os formulários são desenvolvidos em inglês e em português para atender as diferentes nacionalidades.

Atualmente, a Equinor atingiu a marca de mais de 500 questionários enviados via SOC.

A funcionalidade de Exporta Dados no SOC é fundamental para o monitoramento

Na quarta noite de hospedagem, os funcionários que estão em isolamento no hotel, recebem a convocação para realizar o exame de PCR no dia seguinte pelo aplicativo (caso esteja baixado no celular) e pelo SMS do SOC.

Para isso, há uma equipe de enfermagem própria no hotel para colher os exames e lançar os resultados diretamente no sistema. O resultado do exame fica pronto após 20 minutos da sua realização. Com isso, a equipe de enfermagem tira uma foto do resultado e anexa no laudo do colaborador no SOC em tempo real.

“Esta etapa é extremamente importante, pois existe um Business Inteligente (B.I.) elaborado a partir dos resultados de exames no Exporta Dados, que apresenta os acessos bloqueados e liberados de funcionários à estação. Ou seja, no momento em que o funcionário for embarcar, a equipe no local de embarque pode consultar neste painel se ele está apto ou não para ir para a plataforma”, comenta Dr. Gustavo.

Ele ainda completa dizendo que “o Exporta Dados é uma das funcionalidades mais fantásticas do SOC porque ele permite que eu trabalhe aquela informação como eu quiser e isso nos ajudou muito neste processo”.

Como a Equinor utilizou os certificados emitidos via SOC ao seu favor

Nicolai ainda ressalta a importância desses processos para o embarque na plataforma. “Nós possuímos uma equipe responsável por listar quem são as pessoas que vão embarcar daqui há 14 dias. Ao final deste período, se todas as respostas forem positivas, nós emitimos um certificado no SOC que comprova a quarentena do funcionário, liberando-o para embarcar na plataforma. Além disto, só é permitido entrar no helicóptero para fazer a embarcação, após apresentar este certificado”.

Toda estrutura de monitoramento da COVID-19 gira ao redor do SOC

Segundo a empresa, todos os questionários que contribuem com o monitoramento de funcionários giram em torno do que o SOC oferece em seu sistema.

“O agendamento de exame, os questionários enviados por SMS, e-mail e app são todos via SOC. Quanto ao monitoramento – dia sim e dia não – destes funcionários, existe uma ficha disponível só para o grupo de enfermagem dentro do SOC. Em outras palavras, a gente tem, desde o monitoramento por questionários até uma ficha para o atendimento da enfermagem, agendamento ou resultado de exame. Tudo isso no SOC”, revela o Dr. Gustavo.

Ao ser questionado sobre o relato de algumas pessoas sobre a complexidade do software, Nicolai ressalta que “o objetivo da Equinor é colocar essas informações sensíveis em um lugar seguro para movimentá-las durante estes processos. Deixar em um formulário de internet seria algo muito frágil a se fazer. No começo, pode ser que as pessoas demorem para se acostumar, mas, depois que começam a entrar no ritmo, conseguem perceber a eficiência deste processo”.

Uma nova forma de prevenção ao COVID-19 e como o SOC auxiliará a Equinor

Em relação ao futuro da Equinor com o SOC, há uma nova questão surgindo no cenário da empresa: como encaixar os funcionários que já tomaram a vacina contra o COVID-19 neste processo.

“Agora, temos que tratar outras questões, por exemplo, se esta pessoa que já tomou a vacina pode retomar à vida normal e quando ela pode. No entanto, ainda é necessário que ela pratique o isolamento, conforme falamos desde o início. Mas já estamos colhendo as informações sobre estes funcionários vacinados com a ajuda da funcionalidade ‘Gestão de Vacinas’ com o objetivo de controlar a imunização dos funcionários no SOC.”

Para finalizar, Dr. Gustavo deixa o seu recado “O SOC oferece muitas possibilidades, mas é preciso saber quais e como você quer utilizá-las. Isto faz uma enorme diferença em seus resultados.”

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