Blog

Atenta Saúde concretiza soluções com Módulo eSocial do SOC

23 de fevereiro de 2023

Compartilhe

Com mais de 20 anos atuando no mercado de Medicina do Trabalho, a Atenta Saúde contou com as soluções do SOC para atender ao eSocial

Com sede no centro de Belo Horizonte, a Atenta Saúde opera em todo o Brasil e auxilia empresas a implantarem soluções de Saúde e Segurança do Trabalho com atendimento personalizado, além de utilizar a tecnologia como aliada para se tornar referência no mercado.

Com a aquisição do SOC, a empresa enxergou uma oportunidade de se destacar no mercado e facilitar processos internos para oferecer qualidade e agilidade aos seus clientes.

A busca por um software inovador: o encontro da Atenta Saúde com o SOC

Antes de se deparar com o SOC, a Atenta Saúde seguia com processos manuais e, posteriormente, implementou dois sistemas diferentes e, incluindo, um sistema próprio. “Quando estávamos fazendo a busca por um software novo, encontramos o SOC em uma pesquisa na Internet e o fato de ser na nuvem era um diferencial”, comenta Alexandre Soares, Diretor da Atenta Saúde.

No início, a questão de o SOC ser 100% na nuvem trouxe um pouco de apreensão para a empresa: “Era muito diferente de tudo o que era ofertado no mercado, mas a possibilidade de passar alguns processos para os nossos clientes de forma rápida, a partir de um acesso (login e senha) próprio deles, foi o diferencial que pesou bastante na hora de tomarmos a nossa decisão”, complementa Alexandre. “Dedicávamos muito tempo com a emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e, hoje, o nosso cliente tem acesso a este documento quando ele quiser, a partir do login dele”.

O Diretor reforça que o agendamento de exames via SOC foi, também, um grande diferencial e alega que este processo se tornou mais ágil e fácil.

Os novos desafios foram ultrapassados com tecnologia e persistência

O convencimento da equipe ao implantar um novo sistema na empresa é sempre uma etapa importante e pode gerar resistências por conta das mudanças nos processos já estabelecidos. Segundo Alexandre, a empresa enfrentou diversos desafios e mudar a cultura de atendimento para o SOC foi um deles, porém com um resultado bastante positivo.

“Como o fato de ser 100% na nuvem era uma ideia nova a ser colocada em prática, alguns colaboradores questionaram como faríamos se perdêssemos as informações, porém o SOCGED nos ajuda muito neste quesito pois nos permite guardar arquivos importantes. No começo, era um pouco complexo, mas hoje já faz parte do nosso dia a dia e traz uma grande facilidade”, disse o Diretor.

Jessica Nakasone, profissional da Equipe de T.I. (Tecnologia da Informação) da Atenta Saúde, reforça a surpresa por parte dos clientes ao descobrir que não era necessária uma instalação física do SOC: “Alguns clientes achavam que era necessário ter um servidor físico dentro da empresa e que alguém da nossa equipe tinha que se deslocar para instalar o sistema na empresa deles. Portanto, além de fazer com que a nossa equipe trabalhe de uma forma mais prática, temos que convencer o nosso cliente de que uma plataforma online veio para facilitar o ciclo de vida dele com a Atenta Saúde”.

O SOC trouxe melhorias nos processos da Atenta Saúde

Após passar pelo período de adaptação com o SOC, a empresa notou melhorias em tarefas morosas e que demandavam tempo. “Houve uma melhora em todos os processos, sem sombra de dúvidas. Por meio dos relatórios gerados no SOC, conseguimos ter uma agilidade que antes não era possível! Além disso, sentimos que a parte de Recepção é muito mais ágil dentro de um sistema, assim como a parte de Faturamento”, comenta Alexandre.

Segundo o Diretor, o uso do SOCGED contribui também para a empresa se diferenciar de seus concorrentes: “Atualmente, algo que nos ajuda bastante também, é o nosso laboratório inserir de imediato os resultados de exames dentro do SOCGED. Isso facilita bastante e é um diferencial que conseguimos vender para os nossos clientes, ou seja, conseguimos liberar o resultado de exames em um prazo mais curto justamente porque nós temos um parceiro como o SOC.”

Jessica reforça como este diferencial afetou de forma significante o dia a dia da empresa: “Antes quando emitíamos somente o ASO físico, não conseguíamos liberar o documento na hora para o cliente. Porém, hoje, com o ASO digital, assim que o paciente sai do médico, nós já conseguimos liberar via SOCGED no mesmo instante para o nosso cliente.”

Na visão da Atenta Saúde, o SOCGED com certeza é uma das soluções do sistema que trazem um diferencial significativo, pois as empresas terem acesso aos documentos como ASOs a qualquer momento via SOCGED é um grande facilitador. “Não é mais necessário ligar para pedir o envio ou autorização de ASOS. Como o cliente tem este acesso por meio do login e senha dele, auxilia muito para que possamos construir uma boa reputação com ele.”

Atender ao eSocial com o SOC foi um grande facilitador: mais de 90.000 envios foram feitos

A realidade atual da Atenta Saúde engloba a eficiência em atender ao eSocial com o auxílio do SOC e, consequentemente, se torna um argumento forte para atrair novos clientes para a empresa. Nas palavras do Diretor da empresa, “Conseguimos passar segurança para os nossos clientes de que eles conseguirão entregar a tempo os eventos do eSocial graças ao adiantamento do SOC em relação às entregas. Este foi um grande atrativo para nós, pois ao conversar com um possível cliente, nós conseguimos demonstrar que entregar os eventos de eSocial já faz parte da nossa realidade.”

A Central eSocial do SOC, na visão da empresa, é muito explicativa para as pessoas que precisam de um passo a passo inicial referente ao Projeto do Governo. Além disso, acionar o Portal do Cliente também fez parte da rotina para sanar as dúvidas em relação ao módulo dentro do SOC, segundo Jessica, “nós utilizamos o Portal do Cliente bastante em 2021 com as questões do eSocial e o chat automático, que foi implantado, nos ajudou bastante em algumas situações.”

“No meio do ano, a Atenta Saúde comemorou 50.000 arquivos enviados ao eSocial e, em novembro, já foram quase 90.000 envios. Por mês, nós enviamos em média 10.000 eventos dependendo da rotatividade da empresa, pois os eventos S-2240 e S-2220 dependem muito deste ponto. Sem dúvidas, o Módulo eSocial do SOC ajudou bastante neste quesito”, relembra Jessica com entusiasmo.

O Módulo eSocial do SOC foi essencial para que a Atenta Saúde atendesse empresas de diferentes portes. Alexandre comenta que a empresa atende desde empresas grandes com sistema próprio e pequenas empresas que, na maioria das vezes, não possuem sistemas específicos, “Eu acredito que esse Módulo demonstra que o SOC está pronto para atender ao eSocial e, visualizando o próximo ano, acreditamos que muitas empresas buscarão o nosso auxílio e estaremos preparados para ajudá-las”.

Automatização de processos: a solução que facilitou as demandas da empresa

Embora o Módulo eSocial seja a funcionalidade que a empresa esteja mais utilizando no momento, outras funcionalidades também fazem parte do dia a dia da Atenta Saúde. A parametrização do PCMSO com exames de periodicidades diferentes a depender do grau de medição foi uma das funcionalidades que a empresa mais utilizou no início da implementação do SOC e, hoje, já se tornou comum nos processos diários.

“Uma coisa que acho muito interessante no SOC é a possibilidade de trabalharmos com os dados do Exporta Dados. Hoje, a Jessica tem diversos indicadores que a auxiliam a controlar toda parte operacional. Acho que se não fosse isso, a equipe da Jessica teria o dobro de pessoas que tem hoje”, ressalta Alexandre.

O Maestro BPM, sistema dos mesmos desenvolvedores do SOC, também é utilizado pela Atenta Saúde. “Nós utilizamos o Maestro e, com isso, conseguimos ver onde cada processo está parado dentro da empresa”, relembra Jessica. “Todo o processo que envolve algum setor aqui da empresa está no Maestro, então ele se tornou um aliado forte para termos esses indicadores de produtividade dentro da empresa”.

Nas palavras do Diretor, sem o Maestro BPM, seria mais complexo de chegar nos índices de resultados “Atualmente, nós estamos bem automatizados na empresa. Foi uma diferença muito grande, passamos a ter acesso aos dados que antes ficavam muito represados em cada setor. Portanto, melhorou muito e a grande sacada é que ele tem integração com o SOC, o que é muito positivo pois ganhamos uma gestão de tempo otimizada.”

Além da automatização de processos, segundo Jessica, as mudanças constantes do SOC visam facilitar o usuário. “Inclusive, nós já estamos utilizando as novas ferramentas de PGR e Auditoria do eSocial”. Concordando com Jessica, Alexandre reforça “É verdade, estas mudanças sempre nos trazem o desafio interno de mostrar o benefício delas. Por exemplo, a nova tela de Característica de Risco trouxe uma certa resistência dos nossos colaboradores, mas no final, concluímos que estas atualizações tem a finalidade de facilitar mais ainda o nosso dia a dia.”

O SOC já faz parte dos planos futuros de expansão da Atenta Saúde

A Atenta Saúde possui planos de expansão e o desejo de levar o SOC adiante com este objetivo é definitivo. Segundo o Diretor, o SOC por estar 100% online permite atender empresas fora de Belo Horizonte trazendo um ponto bastante positivo para se diferenciar no mercado: “Surgiram outros concorrentes com ideias muito parecidas, mas o SOC já havia feito antes e nos ajudou a sair na frente do mercado em relação a isso. Além disso, utilizar a SOCNET nos ajudou a atender em nível nacional e priorizamos parceiros que estejam credenciados na rede, pois isso facilita todo o processo do nosso credenciamento.”

 

Ebook Rede Credenciada SOCNET
Baixe o e-book grátis!

 

A antecipação do SOC em relação às questões jurídicas da área de Saúde e Segurança do Trabalho também contribuem para o fortalecimento da relação da Atenta Saúde com o software “Com o eSocial, o SOC se antecipou e conseguiu atender ao Projeto do Governo. Em janeiro de 2023, o PPP eletrônico está vindo e já sabemos que podemos contar com o SOC, pois ele já está programado para nos ajudar a atender esta demanda também. O software sempre está antenado ao mercado e consegue sair na frente com as soluções implantadas”.

Considerando a implementação das soluções do SOC, a Atenta Saúde admite participar de algumas concorrências sem receio. Segundo Alexandre, o cenário digital veio para ficar: “Eu acho que é um cenário que não volta e, daqui para frente, vamos trabalhar cada vez mais no digital. Quando começamos com o SOC, nós persistimos e o sistema só avançou desde que começamos essa parceria. Como meta de médio a longo prazo, nós temos a expansão da empresa e o SOC pode nos ajudar nisso”.

Torne-se um case de sucesso do SOC

Deseja melhorar a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa? Solicite uma proposta com a Equipe Comercial do SOC e descubra soluções personalizadas para você.

Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback