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A transformação na Gestão de SST digital da Rede Santa Catarina com o SOC

5 de agosto de 2022

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A implantação do SOC na Rede Santa Catarina trouxe grandes benefícios, aproximando a rede do seu grande objetivo: obter uma Gestão de SST 100% digital.
 

A Rede Santa Catarina é formada por 19 entidades administradas pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). Há mais de 120 anos atuando no Brasil, a Rede está presente na área de Saúde em quatro estados brasileiros por meio de 9 hospitais de média e alta complexidade, um Centro de Referência do Idoso e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, além de atuar na área da Educação.

Como Cliente SOC, a empresa buscou uma chance de inovar em diversos pontos e aprimorar a sua Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e encontrou no SOC o seu grande aliado.

Implantação do SOC: o início da Gestão de SST digital na Rede Santa Catarina

Com o objetivo de transformar a gestão nos hospitais, a Rede Santa Catarina contou com a ajuda do Consultor, Odair Fantoni, especialista em eSocial e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que auxiliou a implantação do SOC e do PGR na entidade.

Para Fantoni, envolver todos os profissionais de SST de todos os estabelecimentos foi essencial para a transformação digital das obrigações relacionadas a medicina e segurança no trabalho na Rede Santa Catarina.

Segundo ele, “a partir de agora, do momento em que se identifica um perigo no ambiente todas as demais ações são indicadas automaticamente pelo sistema, inclusive os possíveis danos à saúde dos trabalhadores e necessidades de exames complementares, entre outras”.

Fantoni também chama a atenção para o apoio, tanto por parte da alta gestão da Rede Santa Catarina, sob o comando da CEO Alline Cezarani, como da Direção de Gente e Gestão, sob o comando do Diretor de RH, Lelio Tocchio. Para o especialista, sem este pleno apoio seria muito difícil o sucesso do projeto.

A implantação do sistema SOC foi realizada pela Técnica Corporativa de Segurança do Trabalho, Jessica Fernandes Silva, juntamente com o Médico do Trabalho, Dr. Fernando Passamani Fagundes. A Enfermeira do Trabalho, Simone Cristina dos Santos Bastos, acompanhou a implantação desde o começo até o momento atual.

O Coordenador de Segurança do Trabalho, Giovani Lima de Souza e a Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida, Katia Yoshie Nakamura, foram os coidealizadores e facilitadores do projeto e contaram com a ajuda da Equipe de Implantação.

Segundo o Coordenador e Engenheiro de Segurança do Trabalho Giovani Lima de Sousa, a Jessica se tornou a “Super SOC” da empresa devido ao conhecimento das funcionalidades do software.

“Nós escolhemos o SOC pela facilidade e foi o sistema mais completo que encontramos no mercado. Contatamos outras empresas para realizarmos orçamentos e comparar, porém, se tratando da gestão que a Rede Santa Catarina buscava e precisava, o SOC foi o que mais atendeu tudo que esperávamos. O fato de realizarmos tudo online é o que facilita a nossa gestão, pois temos muitas equipes trabalhando na íntegra”, comenta Jessica ao ser questionada sobre o motivo de terem optado pelo SOC. “Com certeza, esse foi um dos principais motivos pelo qual escolhemos o software”, completa Giovani.

Antes da implantação do SOC, a empresa trabalhava com outro sistema, porém, segundo Giovani, a maioria dos processos era manual e, por se tratar de uma rede nacional, a empresa sentia a necessidade de facilitar o controle de informações vindo dos hospitais e colégios da rede.

 

A facilidade nos processos impactou a empresa positivamente

Com o sucesso da implantação, segundo Jessica, alguns médicos das casas da rede ficaram impactados positivamente com a facilidade da gestão digital proporcionada pelo software: “Os nossos médicos estavam acostumados a fazer muitos processos de forma manual e, hoje, eles podem fazer tudo online. Algumas de nossas casas ficaram surpresas com a facilidade que o SOC nos trouxe”, comenta Jessica.

Essa conquista se deve à dedicação da Rede Santa Catarina em facilitar os seus processos. “De fato, como realizamos diversos testes, nossos profissionais ficaram bastante surpresos com a forma com que conseguimos relacionar as nossas necessidades e informações com as funcionalidades do SOC. Conseguimos construir um vínculo bem completo e que tem funcionado muito bem”, completou a profissional.

A Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida, Katia Yoshie Nakamura, já conhecia o SOC e notou as melhorias no sistema: “Eu usei o SOC alguns anos atrás e tive uma grata surpresa com a evolução que o software teve. É notável como conseguiram criar um sistema bem robusto”.

A transformação na Gestão de SST digital da Rede Santa Catarina com o SOC

A integração do SOC com outros sistemas foi um diferencial

Embora a Rede Santa Catarina utilizasse dois sistemas de folha de pagamento, a necessidade de centralizar sua gestão em um único lugar falou mais alto. “Nós nunca utilizamos o Módulo de Saúde e Segurança do Trabalho disponível em um destes sistemas. No outro, utilizávamos pouco porque, além da dificuldade, as opções eram muito escassas”, ressaltou Jessica.

“Por isso, buscamos no mercado um software que nos permitiria obter essa gestão de forma mais completa e que também atendesse outros anseios. Queríamos ir além do básico, pois precisávamos de mais opções no controle do nosso dia a dia”, explicou Giovani, ressaltando mais uma vez um dos motivos de terem escolhido o SOC.

Do papel à Gestão de SST digital

A Rede Santa Catarina faz parte do grupo de empresas interessadas em colocar em prática o conceito de ESG (Environmental, Social e Governance). Por este motivo, a empresa mantém hábitos de compromisso com o meio ambiente, responsabilidade social e políticas internas alinhadas com a estratégia do negócio.

Com a iniciativa de centralizar todos os processos em um lugar e com o objetivo de não obter o mínimo de papel circulando pela empresa, o SOC se tornou um grande aliado à Rede Santa Catarina tornando em realidade o sonho de uma gestão 100% digital.

“Atualmente, com o SOC, nós temos uma visão melhor das casas da Rede Santa Catarina e conseguimos ter acesso aos processos que precisam ser feitos, por exemplo, ASOS emitidos pelos médicos, entrega e preenchimento de fichas de EPIs e entre outros documentos legais”, comentou Jessica.

A visibilidade panorâmica de todas as casas é uma grande melhoria que o SOC trouxe para a gestão da empresa. No momento, a rede está na fase de implantar o aplicativo MEUSOC nas casas de saúde da empresa, mas o sentimento que ainda não chegaram nos recursos máximos que o software oferece, ainda permanece.

“Nós estamos encorpando o sistema na Rede Santa Catarina de forma que qualquer funcionário que assumir o controle conseguirá dar continuidade e consultar o que foi feito. Nós já evoluímos muito, mas sentimos que ainda não chegamos no máximo de recursos que o SOC pode nos oferecer”, explanou Jessica sobre a vontade de usufruir de todos os recursos disponíveis no software.

A padronização se tornou um grande destaque para a empresa, pois existia a vontade de se manter uma uniformidade de processos. Portanto, o SOC permitiu que, ao selecionar um risco, a lista de exames pré-definidos que devem ser requisitados apareça igualmente para todos os médicos.

“Algumas das funcionalidades que mais gostamos e estamos utilizando no momento é o PGR, a ficha de EPI, prontuários e a Ordem de Serviço. Essas duas últimas fazíamos no papel e, agora, já estamos migrando tudo para o digital e alguns processos estão sendo feitos via biometria”, declara Jessica ao ser questionada sobre as principais funcionalidades na visão da empresa.

Módulos, Funcionalidades e Indicadores do SOC se tornaram parte da rotina

A Rede Santa Catarina se despediu das planilhas no controle de processos e, atualmente, conta com os indicadores do SOC para observar a produtividade das casas de saúde.

Eles ainda consideram que há bastante possibilidade de aproveitar os dados de indicadores e vários itens que conseguem monitorar pelas funcionalidades do SOC. “Por exemplo, ao utilizarmos a Agenda do SOC, conseguimos entender o tempo de atendimento e de pessoas atendidas pelos nossos profissionais”, comenta Jessica.

O Módulo de Vacina também é utilizado pela empresa e o uso do aplicativo MEUSOC foi motivado para que os colaboradores possam enviar os seus atestados por meio dele.

Segundo Jessica, a relação entre as informações que o SOC permite é um dos pontos mais positivos oferecidos: “A partir de um risco, é possível definir os exames que precisam ser feitos, qual é o EPI necessário para o colaborador, em qual treinamento ele deve ser incluído e o nível deste risco. Além disto, a parte que podemos utilizar os documentos digitais é maravilhosa! Por exemplo, a Ordem de Serviço que o funcionário assina biometricamente é um ótimo recurso, pois nos aproxima do nosso objetivo de acabar com todas as impressões de papel pela empresa. Com isso, estamos conseguindo otimizar a entrega dessas documentações, visto que todas estão armazenadas no SOCGED, trazendo mais segurança.”

eSocial no SOC: uma surpresa positiva

Com o Projeto do Governo em vigor, o eSocial foi um assunto pertinente em 2021. Para a Rede Santa Catarina, contar com o SOC para os envios de documentos ao Governo foi uma grata surpresa: “Não utilizávamos o Módulo de eSocial, porém, quando precisei utilizar no SOC, enxergamos que foi uma das melhores decisões, pois a maioria das informações já estavam alinhadas e padronizadas conforme as exigências do eSocial.”

O futuro da Rede Santa Catarina com o SOC

Com duas grandes metas atingidas com o SOC, a Rede Santa Catarina planeja um futuro com mais evoluções e objetivos atingidos utilizando o software.

“Uma das grandes metas foi o envio de documentos ao eSocial e essa foi atingida com sucesso até o momento. Eu trabalho com o SOC há 9 anos e não imaginava que iríamos atingir tão fácil assim! Em relação a migrar nossos processos para o digital, eliminar os papéis pela empresa e centralizar todas as informações em um único lugar foi outra grande meta que conseguimos evoluir bastante”, ressalta Jessica.

Ela ainda comenta que “com o SOC, queremos alcançar um nível de utilizarmos todas as nossas funcionalidades no 100% digital. Nós estamos virando a chave para este mundo e não estamos falando apenas da área de Segurança do Trabalho, estamos trazendo esta mudança para a empresa como um todo. O objetivo é gerenciar todos os nossos dados no SOC e atingir 100% digital a nossa Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.”

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