Milhares de Acidentes de Trabalho ocorrem todos os dias e é importante saber as causas mais comuns, a fim de investir em prevenção.
De acordo com a Previdência Social, o Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício profissional, causando lesão corporal ou perturbação funcional que pode provocar perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho ou morte. Um acidente de trabalho pode ocorrer durante o período de atividades, no horário de almoço ou no trajeto, seja de ida ou volta.
>> Quais são os tipos de acidente de trabalho?
Quedas, choques elétricos, cortes, perfurações, queimaduras, acidentes com máquinas e equipamentos, doenças ocupacionais, acidentes de trânsito… Existem vários tipos de acidentes de trabalho, e é importante ter toda a análise de risco e prevenção no ambiente de trabalho. Todavia, é importante saber as causas, que muitas das vezes ignoramos em nosso dia a dia.
>> Tipos de acidente de trabalho: descubra quais são!
Quais são as causas mais comuns de Acidentes de Trabalho?
Sabemos dos mais variados tipos de acidentes de trabalho, no entanto, é necessário falar sobre as causas que levam a ocorrer estes acidentes. Das causas mais simples, até as mais complexas.
- Falta de atenção: muitas vezes, no dia a dia, acabamos por estar com pressa, distraídos, utilizando o celular e por falta de atenção, erros e acidentes ocorrem;
- A falta de utilização dos EPIs: deixar de usar ou utilizar incorretamente equipamentos como capacetes, luvas e óculos de segurança, pode levar a diversos riscos, podendo ser graves;
- Brincadeiras no ambiente de trabalho: quaisquer tipos de brincadeiras no ambiente de trabalho podem acabar se tornando um sério problema. É importante lembrar que, no ambiente de trabalho, deve ser seguido à risca o comportamento;
- Máquinas e equipamentos sem manutenção: fazer mau uso ou utilizar máquinas em mau estado pode acarretar graves acidentes, essa é uma das causas mais comuns vistas em fábricas;
- Falta de sinalização de segurança: a ausência de placas e outros tipos de sinalização pode levar a acidentes;
- Exposição a agentes nocivos: ruído excessivo, substâncias químicas tóxicas e outras condições insalubres podem causar doenças ocupacionais e acidentes;
- Cansaço excessivo: longas jornadas de trabalho e falta de descanso podem levar à fadiga e à diminuição da atenção;
- Falta de treinamento: a falta de conhecimento sobre os ricos do trabalho e as medidas de segurança aumenta a vulnerabilidade dos trabalhadores;
É importante parar para olhar e analisar todo o ambiente e as atitudes tomadas, visto que, muitos dos acidentes vem de causas ‘simples’ do dia a dia.
>> A diferença entre incidente, quase acidente e acidente
Como evitar Acidentes de Trabalho?
Sair de casa para trabalhar e voltar seguro é o que mais importa e a segurança é um trabalho em conjunto, tanto do empregador, quanto do empregado. Com isso, existem algumas dicas devem ser levadas no cotidiano.
>> Quanto custa um Acidente de Trabalho?
A começar pelo ambiente, como manter áreas de circulação desobstruídas e o acesso a equipamentos de emergências, assim, em uma situação de risco, todos conseguem sair com cautela e sem se machucar. Outro ponto importante é sempre usar o EPI adequado, assim como informar ao superior sobre qualquer ocorrência de incidente que pode ter acontecido no ambiente de trabalho.
Outro ponto a ser abordado é sobre o ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição. Muitos trabalhadores correm com seus deveres, no entanto, acabam se expondo a riscos. Por isso, fazer as tarefas com calma e atenção é imprescindível.
E não esquecer das máquinas, como citado anteriormente, a falta de manutenção nas máquinas pode ser uma das causas de um acidente de trabalho, portanto, verificar sempre as máquinas e os processos antes de iniciar as atividades, e em qualquer sinal de irregularidade, suspender imediatamente, assim como informar seu gestor.
Profissionais bem treinados tem menos propensão a sofrer com acidentes de trabalho.
A empresa pode incentivar o Diálogo Diário de Segurança, o DDS, a fim de diariamente conversar sobre os riscos e assuntos diversos antes de iniciar as tarefas, pode ser um excelente lembrete.
>> Tudo sobre DDS e Sugestões de Temas
CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho
A CAT é a sigla para Comunicação de Acidente de Trabalho e é um documento obrigatório que as empresas precisam emitir ao ocorrer um acidente de trabalho ou doença ocupacional. Esse documento deve ser entregue até o primeiro dia útil seguinte ao dia da ocorrência e em caso de óbito do colaborador, a comunicação ao eSOCial deve ser imediata.
>> Entenda o que é uma CAT e qual sua importância
Mesmo nos casos em que o trabalhador não precise ser afastado de suas atividades, o empregador deve comunicar o acidente ao eSocial.
Para realizar esse comunicado, o responsável na empresa deve realizar o ato online, não sendo preciso comparecer ao INSS para isso. É preciso que seja feito até o dia útil seguinte à ocorrência. E, em casos nos quais ocorra o falecimento da pessoa, o CAT deve ser feito de forma imediata.
O profissional responsável deve preencher o formulário, registrar o tipo de CAT segundo as diretrizes da legislação e informar os dados para confirmar o ato. Além disso, é preciso que o documento seja impresso em quatro vias, sendo entregues uma ao INSS e outra ao segurado ou dependente (em caso de falecimento).
>> Como realizar o registro do evento CAT no eSOCial
Com o SOC, software líder de gestão SST, é possível garantir o cumprimento dos prazos legais do eSOCial. O SOC envia todos os meses mais de 3 milhões de eventos com sucesso para eSOCial. Além disso, fez parte do Grupo de Trabalho das empresas piloto de Segurança e Saúde no Trabalho, garantindo a antecipação e foco de soluções desenvolvidas para o eSOCial.
>> Por que o sistema SOC é referência nos envios do eSOCial?
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