Blog

Entenda qual a importância do certificado digital no eSocial

17 de maio de 2022

Compartilhe

O preenchimento do eSocial é uma etapa fundamental do trabalho dos profissionais de SST. Por isso, tirar todas as dúvidas sobre o assunto e manter-se atualizado é fundamental para evitar falhas que possam acarretar sanções futuras.

Um dos pontos é, justamente, a exigência da adoção do certificado digital para acessar o cadastro do eSocial. Você já tinha ouvido falar sobre isso? Ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então continue lendo e vamos solucionar essas questões a seguir. Boa leitura.

O que é o certificado digital?

O certificado digital é uma forma de identidade eletrônica segura que pode ser utilizada por pessoas ou empresas para atestar a idoneidade das transações realizadas no dia a dia, contendo valor jurídico.

Portanto, ele funciona como uma forma de validar os documentos da sua empresa, comprovando que quem está emitindo-os é você mesmo, garantindo a autenticidade das operações.

Em analogia, é como se a sua empresa estivesse gerando uma assinatura digital que comprovasse que aquela ação é ela mesmo que está elaborando, validando o processo. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode contratar o serviço, incluindo os MEIs e ME.

Quais são os tipos de certificados digitais existentes?

Atualmente, no mercado temos dois tipos de certificados digitais: o A1 e o A3. Mas ambos servem para todos os casos? Não necessariamente. É o que veremos mais a seguir.

  • Certificado A1: o arquivo do certificado fica na máquina. Normalmente, é utilizado quando apenas uma máquina realizará o acesso aos serviços do eSocial;
  • Certificado A3: o arquivo do certificado fica em um dispositivo remoto (como pen drive, token, cartão, entre outros).

Qual a importância do certificado digital no eSocial?

Como você viu acima, o certificado digital tem um papel importante na garantia de autenticidade dos dados. Por isso, ele é fundamental para acessar o portal do eSocial e, assim, atestar que é realmente um acesso legítimo do seu negócio.

O acesso aos módulos web do eSocial ocorre mediante, justamente, o uso do certificado digital. Com isso, evita-se que pessoas tenham acesso aos dados da organização e acessem os módulos de forma indevida.

Desde abril de 2021, ele tornou-se uma exigência para que os profissionais das empresas possam acessar o local e enviar os eventos. Sem isso, atualmente, não é mais possível transmitir os dados (com o objetivo de assegurar o tráfego de informações) ou assinar os documentos (tendo a validação da assinatura mediante o acesso ao certificado).

Para o acesso ao eSocial, ele pode ser tanto na modalidade A1 quanto A3. Isso é indiferente para a função que ele cumpre. Assim, faça a escolha de acordo com as questões internas da sua empresa.

Outros pontos vantajosos no uso do certificado digital são:

  • economia: menor uso de papel no dia a dia, sem a necessidade de preencher documentos manualmente, levando seu negócio a uma lógica paperless;
  • otimização de tempo e espaço: com o uso do certificado, os processos são mais ágeis;
  • segurança dos dados e transações: o uso do certificado digital está intimamente alinhado com as principais medidas de segurança digital e adequação à LGPD.

Como emitir o certificado digital da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o certificado digital e sua importância para o eSocial, é hora de entender como emiti-lo. Para isso, você pode contar com empresas certificadoras. Elas terão o papel de fazer a emissão e orientarão você sobre as documentações necessárias e agendamentos a serem realizados.

O certificado digital é útil para a maior proteção dos dados internos do negócio e para proporcionar maior agilidade no preenchimento do eSocial. Por isso, não deixe de estar atento a essas questões, ok?

Quer mais dicas importantes para otimizar as atividades de SST e entender melhor sobre os eventos do eSocial? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn para não perder nossos conteúdos!

EBook LGPD Grátis

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback