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Cliomed tem otimização de tempo e ganho financeiro com o SOC

5 de agosto de 2025

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Com atendimento à milhares de empresas e gerenciamento de filiais, a Cliomed utiliza o SOC com os processos digitais.

A Cliomed possui mais de 30 anos de atuação, e possui números surpreendentes com atendimento à mais de 16 mil empresas, 600 mil vidas e uma rede credenciada de 600 clínicas. A empresa oferece um portfólio completo de exames e avaliações ocupacionais, como cardiológicos, respiratórios, auditivos, psicológicos, análises clínicas, treinamentos, e elaboração de Laudos (Programas) e ASOs, sempre em conformidade com as normas da CLT.

Com todos esses serviços e resultados, ter um software completo foi imprescindível e contam com o SOC há mais de 4 anos para realizar toda a informatização. 

A história da Cliomed com o uso do SOC 

A história da Cliomed com o uso do SOC começou há alguns anos e a gerente de desenvolvimento e expansão, Yolle Caroline Fratoni, gerente de desenvolvimento e expansão falou sobre como foi o processo de escolha. 

“A gente já está com o SOC há aproximadamente 4 anos. Anteriormente, nós utilizávamos um outro sistema que ele era um pouco mais sucinto na nossa utilização, só que quando o eSocial de fato começou a rodar para a nossa área, a gente buscou um atendimento mais personalizado para o nosso cliente, mais voltado à gestão e o nosso sistema anterior não estava conseguindo suprir essa necessidade que a gente tinha, então a gente passou a ter uma carência nessa questão do sistema”, conta.  

E complementa: “Nós havíamos feito um pré teste com o SOC, só que ali foi o nosso ponto decisivo para falar que iríamos iniciar a parceria com o sistema, rodar o processo e a gente percebeu que a gestão da documentação, a gestão do cliente em si dentro do SOC, para nós ela é muito mais concisa, ela traz um retorno muito positivo para CLIOMED e para o cliente, porque toda a documentação do cliente está ali, no sistema que fica na nuvem, e isso já é uma vantagem muito boa”.  

Implantação do SOC na Cliomed 

O SOC tem uma grande preocupação na parte de implantação, fazendo todo o processo dentro das empresas. “No ano que a gente implantou o SOC, fizemos uma força tarefa com a equipe para entender toda a operacionalização do sistema e como que iria funcionar. Então nós já havíamos feito um escopo das nossas necessidades que mais precisaríamos para dar o suporte para o cliente. Além disso, reunimos uma equipe que ficou específica só para fazer toda a imersão com o SOC, foi uma imersão no formato remoto e também teve uma equipe do SOC capacitada que passou um tempo lá conosco em Itajaí, lá juntou a equipe técnica com a nossa equipe de desenvolvimento de sistemas e ali eles passaram a receber essa capacitação”, diz Yolle.  

Super SOC na Cliomed 

Yolle conta que em sua equipe, possui um colaborador que fez a formação Super SOC, na qual são 80 horas de treinamento, de forma online, em tempo real, com um consultor especialista do SOC, com aulas teóricas e práticas e no final, um teste é realizado e então o aluno é certificado. 

>> SOC lança a Formação Super SOC para usuários e clientes  

“A gente tem um colaborador, que chamamos ele de Super SOC. Ele recebeu toda especialização de Formação do Super SOC, então hoje ele já é apto e capacitado a treinar os nossos colaboradores que vão entrando”, relata.  

Todos os processos dentro de um único sistema 

A Cliomed possui diversas franquias espalhadas pelo Brasil, e conseguir sincronizar as informações de todas em um único lugar é um grande diferencial.  

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“Quando a gente fala em franquia, falamos em ter um padrão e dentro do SOC, a gente consegue vincular a matriz franchising que já tem todo ali um rol de cargos e descritivos. Consegue vincular à essa matriz todas as unidades franqueadas. Isso é importante para que quando a gente precise fazer uma gestão dos documentos, esteja tudo em um único acesso, para que a gente não precise ficar buscando o que é vinculado. Outro ponto é a gestão de documentos e o desenvolver dela. A minha equipe técnica não precisa ficar sempre recriando novos modelos, nós já temos o modelo principal criado, conforme vai entrando novas unidades de franquia, vamos adaptando às especificações daquela franquia, a cidade, local, mas a estrutura básica ela já está linkada à um único acesso.” 

Como o SOC transformou os processos da cliomed  

Yolle comentou sobre o ganho financeiro que o SOC trouxe para a clínica com a otimização de tempo.  

“Quem faz o financeiro e o faturamento, quem precisa fazer o controle desse grupo de empresas, tem uma praticidade indescritível, porque sabemos que é complicado quando você precisa acessar uma informação e você precisa sair de uma aba para entrar em outra, a gente tem um único acesso, em uma única razão social e ela já puxa todo o histórico de empresas que estão vinculadas”, diz. 

Tempo é dinheiro 

“Quando a gente otimiza o tempo, temos um ganho financeiro muito elevado, porque se você tem um produto ‘mais em conta’, talvez ele não atenda todas as suas necessidades, então ele acaba se tornando mais caro para você. Agora se você investe em um sistema mais completo, ele irá otimizar o seu tempo e isso te traz retorno, um benefício financeiro excelente”, conta.  

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Benefício para o cliente 

“O cliente quer praticidade, quer uma forma mais rápida de conversação, então nesse momento, estamos podendo fornecer para o cliente, mostrar para ele uma estrutura mais completa da Cliomed para prestar uma assessoria na parte ocupacional. Nós utilizamos muito o SOC para gestão dos exames, fazer as convocações de PCMSO. O cliente consegue acompanhar o que o funcionário está fazendo, se os exames estão em dia e até mesmo buscar o resultado do ASO dentro do sistema, não há mais necessidade de ficar imprimindo, de ficar enviando para o cliente. Faz o atendimento dentro do SOC, pega a assinatura por biometria e ali mesmo o ASO está liberado, podendo consultar em tempo real.”  

Vantagens do uso do sistema SOC 

A gerente contou que a entrada do SOC trouxe um crescimento exponencial. “Antes da entrada do eSocial, eu não tinha como fornecer para o meu cliente uma gestão mais completa, então isso me limitava um pouco para o meu crescimento financeiro com esse cliente. Se eu não tenho muitas ferramentas para fornecer para o meu cliente, vamos ficar amarrados a uma assessoria mais simples, agora se eu posso fornecer uma assessoria mais completa, com certeza o meu contrato vai ter muito mais valor e isso reflete muito em meu faturamento.” 

Yolle também relatou que o próprio SOC faz os controles, alertas e com ele, é possível ter a gestão ocupacional mais atualizada, em dia e assertiva, minimizando afastamento, fiscalização e multas.  

Além disso, encerrou deixando um recado para quem ainda não tem o SOC.  

“Façam um teste e comprovem que vale muito a pena. É uma projeção de crescimento em larga escala, que vai ser um benefício para o empresário e para o cliente final, que é a principal preocupação hoje em dia das empresas, um atendimento personalizado e manter esse cliente por muitos e muitos anos na base”, encerra.  

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