Blog

Entenda como criar assinatura digital na clínica

30 de dezembro de 2020

Compartilhe

A transformação digital está chegando cada vez mais à área da Medicina e, consequentemente, demanda atualizações por parte dos responsáveis por clínicas médicas, principalmente na área de Medicina do Trabalho.

Um dos pontos que merecem atenção neste momento, pois, em breve, poderá tornar-se uma exigência, é a assinatura digital. Por meio dela, além de cumprir os requisitos legais futuros, é possível, por exemplo, minimizar riscos de fraudes na assinatura de laudos e atestados, protegendo a sua clínica.

Quer saber mais sobre como criar assinatura digital? Continue lendo e tire as suas dúvidas.

O que é assinatura digital?

A assinatura digital (também conhecida como “certificado digital”) é uma tecnologia que permite que a sua empresa possa assinar documentos de forma eletrônica, com autenticidade e valor jurídico. Ou seja, a sua clínica poderá realizar toda a elaboração e o envio de contratos ou documentos oficiais sem a necessidade de imprimir, assinar, autenticar, escanear e submeter.

Como criar a assinatura digital da clínica?

As assinaturas digitais representam a identidade digital de uma empresa. Por isso, é preciso passar por uma autoridade de certificação (CA) para comprovar que aquela assinatura está, de fato, vinculada com a clínica. Ou seja, os médicos da clínica que assinam documentos devem realizar o registro junto à autoridade.

A assinatura digital gera a chave pública, que é utilizada para validar a chave privada que gera a certificação. Assim, é importante ressaltar que ela confere segurança para as ações dessa natureza realizadas em sua empresa sem maiores problemas.

Muitas companhias especializadas auxiliam no processo de obtenção da assinatura digital, bem como permitem a sua implementação em soluções utilizadas internamente. Por exemplo, um software especializado para clínicas pode permitir que a assinatura seja utilizada para a elaboração da receita digital, uma das possibilidades que foram abertas com a pandemia do novo coronavírus.

Assim, é possível, por exemplo, que, ao emitir um laudo para a área trabalhista, ele seja assinado eletronicamente, automaticamente, por intermédio da solução utilizada para esse fim, auxiliando na praticidade do processo e garantindo a legalidade do documento.

Algumas das vantagens da assinatura digital para laudos médicos são:

  • garantir a integridade e a segurança dos documentos;
  • otimizar os processos;
  • permitir atender aos requisitos legais existentes;
  • trazer praticidade para a elaboração dos laudos;
  • desburocratizar os processos;
  • ter um maior controle sobre os processos internos na clínica, entre outros.

Quando a assinatura digital será obrigatória?

Em 2020, passamos pelas novidades geradas pela pandemia do novo coronavírus e uma delas foi a Portaria nº 467/20, que autorizou o uso da Telemedicina na rede pública e privada, bem como permitiu a emissão de atestados e a produção de receituário a distância.

Contudo, para isso, é obrigatória a assinatura digital padrão ICP-Brasil para atestar a identidade do profissional de saúde, minimizando eventuais fraudes. E, com as possíveis mudanças na regulamentação da telemedicina, é viável que essa possibilidade se estenda para o período pós-pandemia.

Afinal, a possibilidade do receituário e de atestado eletrônicos oferece maior proteção contra fraudes e é um anseio por parte das clínicas, como uma forma de garantir maior facilidade para os seus processos internos.

Assim, é importante que os gestores estejam atentos e comecem a se adaptar, pois a tendência é de que, nos próximos anos, ocorra uma normalização desse tipo de procedimento. E você não quer que a sua clínica fique de fora, não é mesmo?

O CRM é, hoje, uma das autoridades de registro. Assim, o profissional de saúde pode procurar o órgão da sua região e solicitar o pedido de criação da assinatura digital. Além disso, é importante contar com uma solução que já integre essa possibilidade com os demais processos internos da sua clínica.

Para isso, conte com o SOC. Nossa solução oferece todo o suporte para a prática da telemedicina e para a modernização da sua clínica. Somos o maior software integrado de gestão ocupacional e podemos ser o seu grande aliado!

Este post sobre como criar assinatura digital na sua clínica foi útil? Entre em contato e saiba mais sobre a nossa solução!

EBook LGPD Grátis

Comentários

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

Aceite nos Termos referentes aos Fornecedores SOC:

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Saúde ocupacional

    • Cadastro de Exame
    • Tela de Digitação Rápida
    • SOCAPP
    • Gestão de Convocação
    • Guia de Encaminhamento
    • Pedido de Exames
    • Licença Médica
    • Gestão de FAP

    Segurança no trabalho

    • Cadastro de Risco
    • GHE
    • Entrega de EPI
    • CIPA
    • Registro de Ocorrência
    • Atividades
    • Cursos

    Estrutura Organizacional

    • Empresa
    • Unidade
    • Setor
    • Cargo
    • Funcionário
    • Importação Modelo I

    Configurações Gerais

    • Navegação
    • Comandos básicos
    • Usuários e Perfil de Acessos
    • Configurações Pessoais
    • Gestão de Avisos
    • Log de Ações
    • Restrição de IP
    • Pesquisa Avançada
    • Parâmetros de Empresa Principal
    • Parâmetros Gerais

    eSocial

    • Portal eSOCial
    • Mensageria SOC
    • Interface Específica com outros Sistemas

    SOC Net

    • Visão do Credenciador
    • Visão do Credenciado

    Gestão eletrônica de documentos

    • SOCGED
    • Biometria
    • Assinatura Digital

    SOC Indicadores

    • Power BI
    • Painéis de Gráficos

    Financeiro

    • Tabela de Preços
    • Produto e Serviço

    Integrações Web Service

    • SOC Integrador
    • Exporta dados

    Personalizações

    • Cadastro Dinâmico
    • Tipos de Ficha
    • Modelos Personalizados
    • ASO, Funcionário, entre outros.

    Relatórios

    • Relatórios Agendados
    • PCMSO
    • PPRA

    Para comprar soluções SOC

    Brasil

    0800 888 8888

    Ou veja a nossa lista completa de números locais

    Chat online

    Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

    Fale Conosco

    Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback