Blog

eSOCial: Data para o primeiro envio é estendida para o Grupo 1

11 de maio de 2021

Compartilhe

O eSocial está chegando!

Você está preparado para atendê-lo? Há algumas informações importantes para lhe passarmos.

De acordo com a publicação do Manual de Orientações do eSocial (MOS) divulgada ontem, 10 de maio de 2021, os eventos de SST possuem uma nova data indicada para o primeiro envio excepcionalmente para as empresas que compõem o Grupo 1 do eSocial.

Com isso, qualquer envio de informações a partir de 08 de junho de 2021 (início da vigência do eSocial), poderão ser comunicadas ao governo pela primeira vez até as seguintes datas:

  • S-2210: Não houve alteração de prazos neste evento. A partir de 08/06/2021, a comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.
  • S-2220: O prazo de envio deste evento é indicado para o dia 15/10/2021. Contendo as informações relativas aos ASOs resultantes de exames realizados a partir de 08/06/2021 até 30/09/2021.
  • S-2240: O prazo de envio deste evento é indicado para o dia 15/10/2021. Contendo a carga inicial, prevista no item 12, das informações adicionais deste evento e as correspondentes alterações que ocorrerem a partir de 08/06/2021 até 30/09/2021.|

Sobre o evento S-2240 e o SOC

Com a chegada da Nota Técnica em conjunto do Manual de Orientações do eSocial (MOS) em abril de 2021, todas as dúvidas referentes ao evento S-2240 foram sanadas e conseguimos obter clareza na solução a ser aplicada no SOC, como por exemplo o preenchimento correto do campo “Data de condição”, que é um campo único agrupador dos riscos que podem ser extraídos no eSocial.

Diante disso, a Equipe SOC está trabalhando para disponibilizar todos os recursos necessários para a gestão completa deste evento. Confira a programação prevista:

24/05/2021

  • Identificar as novas condições dos funcionários pela mudança de função;
  • Identificar as novas condições a partir da aplicação ou finalização de exposições;
  • Implementar a extração manual do evento de forma que as condições estejam desmembradas corretamente para cada colaborador.

07/06/2021

  • Permitir a configuração e a extração da carga inicial;
  • Definição do ambiente terceiro e descrição do setor por GHE (Grupo Homogêneo de Exposição);

Pensando em facilitar a gestão deste evento, o SOC está trabalhando em ferramentas auxiliares que otimizarão a operação do S-2240:

  • Agendamento para geração automática do S-2240;
  • Tela para Controle de Ocorrências com o objetivo de acompanhar as alterações que impactarão na geração do S-2240 considerando as regras apontadas pelo MOS em abril de 2021, assim como, a configuração das unidades que serão consideradas na geração automática.

Estas ferramentas estão previstas para serem lançadas e, em breve, retornaremos com as datas oficiais de liberação.

Contamos com o apoio de todos os Clientes SOC para continuar utilizando e testando estas funcionalidades e contribuindo com sugestões de melhorias.

É importante reforçarmos que todos os layouts já podem ser gerados e comunicados com o ambiente de testes do governo, independente das últimas alterações informadas pelo eSocial.

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback