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Flexibilidade para atender novas demandas do mercado

25 de junho de 2013

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Conhecer os próprios processos, possuir um ambiente de TI com elasticidade e adotar planejamento estratégico estão entre os principais fatores do sucesso

HNo mundo corporativo a competição é acirrada. Por um lado, os clientes exigem maior produção, qualidade e redução de custos. Por outro, as empresas dependem de um dinamismo eficaz para sobreviverem nesse cenário de constantes desafios. Segundo dados da revista Fortune, 80% das empresas mudaram o seu modelo de negócio num período de dois anos. Outro dado interessante é que 2/3 delas reclamam da inflexibilidade dos setores de TI. Dentro deste universo, 90% dos CEOs (diretores executivos) pretendem tornar o negócio mais ágil para atender as demandas de clientes, parceiros e das próprias operações. Mas a tarefa será difícil se as empresas estiverem presas em sistemas de TI proprietários, caros ou inflexíveis às mudanças.

Para obter a desejada flexibilidade no mercado, o gestor empresarial deve analisar sua operação como um conjunto de funções interligadas. É preciso levar em conta seus processos, fluxos de trabalho e serviços. “Diante disso, as chaves para o sucesso do negócio devem ser identificadas, ajustadas e colocadas em uso, sendo um diferencial competitivo em relação à concorrência. Mas, adequar estes processos e aprimorar soluções integradas em Tecnologia da Informação (TI) são ações importantes para alavancar os negócios numa segunda etapa. É neste momento que Business Process Management (BPM) se coloca como ferramenta indispensável neste desafio”, explica Michel Brito, gerente comercial do software Maestro BPM.

Segundo ele, antes da implantação de metodologias ou sistemas para a Gestão por Processos de Negócios (BPM), alguns desafios deverão construir uma nova filosofia na empresa. Desenvolver a visão de negócio antes da visão de sistema e integrar sistemas de TI para apoiar os processos operacionais são alguns dos exemplos apontados. O BPM irá mapear e melhorar as etapas empresariais, por meio de uma abordagem baseada num ciclo de vida de modelagem, desenvolvimento, execução, monitoramento, análise e melhoria dos processos de negócio. O método passa a ser uma disciplina de gestão, capaz de otimizar objetivos, operações, metas e lucros da corporação. Clique aqui e saiba mais sobre BPM!

“Embora o BPM tenha sido aplicado inicialmente em grandes empresas, gerenciar processo de negócios é essencial para qualquer tamanho ou ramo de atividade, oferecendo maior visibilidade e controle sobre as etapas que apoiam as metas comerciais. Ações de BPM e gestão são mais bem sucedidas e seus benefícios potencializados quando estão juntos, pois sua arquitetura permite a integração de sistemas legados, proporcionando flexibilidade, redução de custos e produtividade estratégica aos setores de TI. Por isso que especialistas mundiais defendem que as organizações que alinharem suas iniciativas de BPM em 2013 irão dobrar a chance de se tornarem líderes de mercado em 2014”, finaliza o gerente.

Conheça alguns benefícios do BPM:

  • – Redução dos riscos e desperdícios operacionais.
  • – Alocação mais lucrativa e funcional dos recursos humanos.
  • – Redução de tempo, por meio da otimização e eficiência dos processos.
  • – Melhor eficiência global da organização, em filiais, departamentos e parceiros comerciais.
  • – Conformidade às normas, por meio de controle, regulamentação e monitoramento dos processos.
  • – Melhor produtividade e satisfação pessoal, como resultado da maior percepção e melhorias nos processos e fluxos de trabalho.
  • – Reutilização e criação de novos ativos de TI, por meio da integração com aplicativos legados ou novas tecnologias que ajudam a superar antigas limitações operacionais.

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