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Mesa Redonda EUSOC 2025 É marcada por inovação e eficiência

22 de dezembro de 2025

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Bate-papo reúne alguns dos clientes prestadores de SST do sistema no maior encontro de usuários do SOC, o EUSOC.

A mesa redonda que ocorreu no evento digital EUSOC em novembro reuniu um grupo excepcional de profissionais e prestadores do SOC, com apresentação de Alini Barbi, que afirma: “o objetivo é agregar valor para nossa comunidade”.  

Com oferecimento da Digital Point e mediação de Ingrid Lemes, especialista de negócios SOC, a ação contou com cinco representantes das empresas FOCUS, Mais Saúde, InMestra e Labore Saúde Ocupacional. 

Convidados da Mesa Redonda do EUSOC 

FOCUS 

A Focus Gestão Empresarial é uma empresa do interior do estado de São Paulo, que trabalha não só com saúde ocupacional, mas também com segurança do trabalho, com mais de 18 anos de história com o SOC: “A Focus é uma empresa fundada em 2007 e desde 2007, construímos nossa história com o SOC”, relata Lucas Baleche, Diretor Administrativo e de Operações, que afirma: “A gente sempre sente a necessidade de evoluir”. 

Mais Saúde 

A trajetória do SOC e da Mais Saúde, empresa que atende o Brasil todo com nove unidades físicas, originou-se da curiosidade do seu fundador e CEO, Mateus Cabral, que relata: “Eu venho da área do assistencialismo e a Mais Saúde lá começou. Sou fisioterapeuta e identificando que os pacientes da minha região vinham com histórias de lesão, isso começou a me incomodar. Foi quando fui mergulhar nas empresas e tentar entender se havia uma gestão”. 

Além do interesse pela gestão de risco, a conexão profissional de longa data com Ingrid Lemes, mediadora da mesa redonda, fomentou a parceria: “A Ingrid foi nossa primeira aquisição para montar nosso time [de saúde e segurança do trabalho]. Depois que montamos nosso time, fomos a uma feira de segurança do trabalho e ficamos encantados com a quantidade de ferramentas que poderíamos implantar”. Além disso, Cabral complementa: “Somos uma empresa com 10 anos de mercado, muito gratos pela parceria, eu amo o SOC!” 

InMestra 

Parceria firmada desde 2014, marcada por evoluções pessoais da empresa InMestra e Grupo Conecta. 

Noslen Silveira, CEO da InMestra, instituto de medicina e segurança do trabalho, e Curador chefe do grupo Conecta, menciona a expansão da empresa, que agora apresenta sede em São Paulo, e relata: “Aí entra mais uma vantagem do SOC, assim não tenho que fazer conexão de rede nem de acesso, não tenho que fazer nada disso dentro do meu servidor local. Eu utilizo tudo isso na nuvem.” 

Sobre as ferramentas de assinatura digital e biometria, Silveira afirma: “Já começamos direto com a recepção digital em São Paulo, para que a gente utilize cada vez menos papel e documentação impressa.”. 

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Labore Saúde 

A Labore Saúde é uma clínica natural de Joinville, cliente do SOC desde cedo no mercado: “Em 2003, foi o primeiro contato que tivemos com o SOC, consideramos pioneirismo, o Dr. Mário viu o SOC em um evento internacional em Foz do Iguaçu”, diz Leandro Sato no EUSOC Digital 2025, atual diretor médico na Labore Saúde Ocupacional, que foi apresentado ao SOC por seu pai: “O contato com o SOC veio do Dr. Mário Sato, que é meu pai e médico do trabalho. Acompanhando o SOC hoje, vemos que deu certo.”. 

Histórias de Sucesso com o uso do SOC são contadas no EUSOC

Acompanhando cada empresa, é perceptível que todas apresentam exemplos de sucesso com o SOC, seja por experiência própria ou de clientes. 

Mateus Cabral pontua sobre aumento de qualidade desde a implementação do SOC entre suas sedes: “A possibilidade de o SOC permitir esse acesso faz com que esses times se ajudem para que a gente mantenha a qualidade de atendimento em todas as nossas unidades”. 

Lucas Baleche relembra: “Chamam atenção alguns contratos em que nós já utilizávamos o SOC para o cliente e ele cresceu.  De repente, o cliente pediu para analisar como utilizávamos essa funcionalidade [SOC] e também se tornou cliente SOC.” Além do caso de clientes, Baleche pontua redução de 50% a 60% de tempo, medida dos últimos quatro ou cinco anos e complementa: “A organização, a entrega, a credibilidade e o espaço […]. Reduzimos todo esse custo.”. 

O Dr. Leonardo Sato destaca como as vantagens das funcionalidades do SOC foram fundamentais para fechar contrato com uma nova empresa cliente: “Mostramos toda a integração que o SOC já faz, como: PGR, PCMSO, Indicadores, Relatórios, SOCGED com ASO em tempo real, e isso foi essencial para fechar”. Além disso, expõe seus princípios para colaborar na evolução de seus clientes: “A gente preza muito por isso, fechar, mas agregar.”. 

>> Documentos de SST: Quais você deve conhecer obrigatoriamente?  

“O SOC tem uma plataforma aberta para fazer busca de dados, de informação e integração com as ferramentas legadas dos clientes. Isso foi definitivo para esse cliente fechar negócio com a gente”, diz Noslen Siqueira, que recentemente abriu a segunda unidade InMestra na Avenida Paulista, em São Paulo, e reflete durante o EUSOC Digital sobre o auxílio da plataforma SOC nessa transição: “A recepção digital fez a gente ter uma economia brutal de tempo e papel. Tivemos uma redução de mais de 80% no nosso tempo de trabalho em determinadas situações digitais, como entrega de documentação e disponibilização de informação para cliente, além  da velocidade na qual ele pode buscá-la, assim capacitamos o cliente para que ele não precise ficar pedindo informação para gente. É um ganho para nós, para o cliente e para o funcionário.”.  

Planos futuros para as empresas com o SOC  

A maioria dos convidados concordou em relação aos seus próximos passos e palavras como “Inovação” e “Eficiência” foram usadas com frequência.  

Em relação à Inteligência Artificial, atualização recente do sistema, Noslen Silveira, da InMestra, trouxe observações relevantes: “Por mais inteligência artificial que exista no mercado, ainda precisamos de alguém para fazer a pergunta e a qualidade da resposta depende da qualidade da pergunta”, e sobre investimentos futuros, relata: “Eu estudo pros próximos anos a inteligência artificial, a SIA integrada ao nosso ambiente.”. 

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Quanto ao futuro, além da Inteligência Artificial, o psicossocial teve destaque na discussão que prosseguiu com Lucas Baleche e foi reforçada pelo Dr. Leonardo Sato: “Sobre o futuro, concordo com o Lucas, fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho.”.  

O Dr. Sato também opina sobre o SOC e a importância de utilizar o sistema, mas não se esquecer da importância do atendimento presencial: “Hoje sabemos que a avaliação precisa ser presencial, pelo Conselho Federal de Medicina é vetado o exame ocupacional de medicina. […] É importante ter o sistema, mas não esquecer da qualidade do trabalho com o paciente”. Ele também sugere a opção de votação para novos projetos que agreguem a todos e pontua: “A eficiência e inovação nem sempre exigem dinheiro, mas sim uma nova mentalidade.”. 

Por fim, Mateus Cabral expõe durante o EUSOC Digital que agora o desafio da Mais Saúde tem sido automação e implantação, além de utilizar a IA para seu benefício: “Conto com meus parceiros com mais experiência para nos ajudar e compartilhar conhecimento conosco”. 

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