Blog

Porque comprar um sistema de BPM para gerenciamento de processos de negócio?

22 de maio de 2013

Compartilhe

Conceito une Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação com foco nos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos empresariais

marcelino_silva_05-04-2013_020O termo Business Process Management (BPM) pode ser traduzido como “Gerenciamento de Processos de Negócio”. Em Tecnologia da Informação (TI), a metodologia também pode ser citada como BPMS (Business Process Management System), dando origem a sistemas que facilitam a implantação, controle e gestão do método. Em muitos casos, um projeto de BPM fica à deriva entre as áreas de TI e negócios, sem a definição de quem deverá gerir o plano ou definir o escopo desta solução na proposta de serviços. Os processos são conjuntos de tarefas que podem se resumir a uma ou mais atividades, envolvendo automação, análise, monitoramento, execução, distribuição, modelagem, simulação, entre outras ações.

Muitas empresas não têm a noção do que é um projeto de BPM e não estão alinhadas com o negócio das organizações, conforme revela Michel Brito, gerente comercial da Make Technology, desenvolvedora do software Maestro BPM. “São gastos milhões em consultorias e ferramentas sem que ao menos exista um colaborador, consultor ou prestador de serviços responsável pelos processos ou projetos da companhia. Além disso, faltam profissionais que entendam o próprio negócio da empresa onde atuam. Este tipo de informação precisa ser ampliado para favorecer a mudança cultural do setor”.

Parte das empresas que usam BPMSs sabem pouco sobre “design de serviços”, governança e não utilizam conceitos para gerar resultados positivos. Por isso que existem pontos de análise para projetos bem sucedidos. É importante usar métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar e controlar processos envolvendo o papel das pessoas, documentos e outras informações. Visão sobre tecnologia, gestão empresarial, processo primário, suporte, ciclo de gerenciamento, estratégias, controle e refinamento de processo também fazem parte dos itens indispensáveis para implantar um projeto com total sucesso, conhecimento e integração.

Este cenário pode revelar dúvidas e questionamentos tradicionais. Qual processo foi construído e que realmente agregou valor ao negócio? O que foi melhorado na rotina de trabalho da empresa? Qual era o resultado esperado e qual foi o obtido? “Nenhuma destas perguntas tem resposta, mas o mercado tem saídas. Os BPMS, por exemplo, oferecem recursos onde analistas desenham processos, enquanto desenvolvedores programam somente o que dever ser automatizado na arquitetura desejada. Só não podemos permitir que o BPMSs seja somente um meio de controle. Seu principal papel é realizar o alinhamento entre empresa e tecnologia, gerando o tão sonhado valor ao negócio”, explica o gerente.

Comentários

0 resposta

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

Whatsapp

Converse conosco para comprar soluções SOC.

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback