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Proteus Serviços implanta SOC e reduz tempo de espera dos trabalhadores durante atendimento

20 de fevereiro de 2014

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Ao adotar o software como solução de gestão, a empresa ganhou agilidade operacional, integrou seus departamentos e melhorou o atendimento ao público

proteusO SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional acaba de registrar mais um importante caso de sucesso dentro do mercado brasileiro. Desta vez, a implantação do sistema líder em tecnologia e inovação para o segmento de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) aconteceu na Proteus Serviços, clínica localizada em Campos dos Goytacazes/RJ. Ela é especializada em consultoria e prestação de serviços em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, oferecendo cobertura e atendimento na região norte fluminense. Entre os destaques do projeto, o módulo Sala de Atendimento do SOC surpreendeu positivamente, proporcionando diversos benefícios ao dia-a-dia operacional do local.

“Nossa demanda surgiu da necessidade de controle de documentos, segurança, qualidade e eficiência dos serviços que prestamos em SST. Em curto espaço de tempo, já observamos que todos os módulos do SOC são fundamentais para nossa operação, uma vez que o processo de medicina ocupacional e engenharia de segurança é todo interligado. Todos os setores devem funcionar de forma integrada, pois se um deles registrar falhas, os demais são automaticamente comprometidos”, explica Priscila Stojak, administradora da Proteus e usuária Super SOC. Ela foi responsável em acompanhar as etapas de implantação em todos os departamentos da clínica, tomada de decisões organizacionais e parametrizações.

A implantação do SOC na Proteus durou três semanas, divididas em etapas de trabalho. A fase inicial foi composta por um workshop com toda a equipe do estabelecimento, simulando de forma prática tudo que eles poderiam fazer no software. Ainda na primeira semana, os colaboradores foram treinados para utilizar os recursos de cadastros, criação de usuários, Segurança do Trabalho (PPRA), Medicina do Trabalho (PCMSO), agenda, atendimento, financeiro e módulos complementares. Na segunda semana houve um intervalo na fase de consultoria e uma lição de casa foi aplicada aos usuários neste período. A última semana foi dedicada à rotina de trabalho, com foco presencial na recepção e atendimento ao público.

Para Vinicius de Almeida, analista de implantação do SOC, o projeto foi muito gratificante. “Colhemos depoimentos positivos de todos os envolvidos, incluindo corpo clínico, financeiro e administrativo. Mas o que mais chamou a atenção na Proteus foi a implantação da Sala de Atendimento. Com apenas três cliques, os médicos chamam o paciente, salvam as informações da consulta e liberam a sala para próxima pessoa. A interface visual do módulo, com monitor central na sala de espera e computadores nos consultórios, facilita a identificação de senhas e o fluxo em direção as salas dos exames. Os médicos podem visualizar a posição de cada paciente e agilizar o tempo de fila para quem ainda está à espera do atendimento”.

Todo este controle é feito de forma visual no painel do SOC, onde as cores indicam aos médicos o estágio de cada paciente dentro da grade de atendimento. Amarela significa paciente aguardando, laranja em atendimento e verde quando estiver liberado. Segundo o analista, este novo fluxo qualificou a realização de exames periódicos, pois o trabalhador não precisa voltar várias vezes à clínica para fazer coisas distintas, evitando o abandono dos procedimentos. O tempo gasto na recepção do público também foi reduzido, organizando a fila e a chamada dos trabalhadores. O SOC ainda melhorou o sistema de faturamento, administração, cobrança, emissão de documentos e solicitação de exames da Proteus.

“O processo de implantação foi eficiente. Do início ao fechamento, passando pelo pós venda, fomos instruídos por profissionais qualificados. O treinamento foi produtivo e trouxe segurança à equipe na utilização do software. O suporte também nos atendeu bem e sem burocracia quando foi preciso. O ganho com o sistema vai além da segurança, gerenciamento de dados e otimização dos processos internos. Queremos agregar valor à empresa, oferecendo diferenciais ao mercado por meio desta tecnologia. O produto é estável, funciona de forma intuitiva e possui variedade de relatórios, facilitando o uso no dia-a-dia. Estamos muito satisfeitos com esta parceria junto ao SOC”, comemora Priscila.

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