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SIPAT: 7 dicas para planejar esse evento na sua empresa

29 de abril de 2021

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A SIPAT (Semana Interna de Proteção de Acidentes no Trabalho) é uma das obrigações previstas para a CIPA (presente na NR 5) e é fundamental para auxiliar nos procedimentos de segurança das atividades cotidianas dos colaboradores.

Diante dessa importância, é fundamental realizar um planejamento impecável, a fim de evitar problemas e garantir uma melhor experiência para os colaboradores. Afinal, os resultados de um planejamento de SIPAT de sucesso reverberam em menores índices de acidentes no dia a dia.

Confira a seguir 7 dicas importantes para organizar o evento e tire suas dúvidas.

1. Defina data e local

sipat

Um dos primeiros pontos para começar a preparar a SIPAT é definir data e local para que o evento ocorra. Ele exige planejamento e, por isso, é importante ter esses dois pontos pré-definidos de partida.

Considere se a SIPAT será feita dentro da jornada de trabalho dos colaboradores, bem como no ambiente interno ou externo (ou, ainda, online). Pese os prós e contras de cada uma das situações.

2. Crie um cronograma

A partir da data final, é importante criar um cronograma com as etapas intermediárias, que podem incluir:

  • reuniões da CIPA para abordar a realização da SIPAT;
  • prazo para busca de patrocinadores e parceiros;
  • datas para definir os especialistas que abordarão os temas;
  • prazos para produção dos materiais e definição dos recursos financeiros que serão utilizados.

3. Defina o tema

Esse é um dos pontos mais importantes, pois norteará as definições de especialistas e materiais: quais são os pontos mais cruciais relacionados com Saúde e Segurança do Trabalho que devem ser explorados?

É importante escolher aqueles que sejam relevantes para o cotidiano dos colaboradores, ao mesmo tempo em que possam gerar maior engajamento com o evento. Afinal, o objetivo é realizar uma conscientização ativa e que possa contribuir para as atividades do seu negócio.

4. Escolha a equipe responsável

Escolha uma equipe que será responsável pela organização da SIPAT. Assim, cada um terá suas tarefas e ninguém ficará sobrecarregado. Além disso, evita-se esquecimento de questões importantes. Contudo, é importante lembrar que a equipe não é a única responsável. Todos os membros da CIPA devem cooperar com a elaboração do evento.

5. Faça reuniões periódicas

É muito comum que a CIPA comece o planejamento da SIPAT para um período mais distante (seis meses de antecedência, por exemplo) e deixe o planejamento esquecido ao longo do período. Assim, o último mês é extremamente corrido e estressante para todos os envolvidos.

Dessa forma, reuniões periódicas ao longo do período permitem resolver questões pendentes e minimizar falhas dessa natureza. Com isso, as chances de sucesso aumentam.

6. Traga especialistas nos assuntos

Para potencializar o engajamento e trazer informações que saiam do lugar comum, uma boa estratégia é trazer especialistas externos para falar sobre os assuntos que serão tratados no evento. Essa visão externa pode ser interessante para acrescentar pontos que ainda não são abordados na empresa e motivar mudanças importantes para a segurança de todos.

7. Faça uma boa divulgação interna

Uma boa divulgação é fundamental para uma SIPAT que tenha os resultados esperados. Afinal, como os colaboradores podem participar ativamente se não estiverem conscientes do que está acontecendo?

É importante contar com diversos mecanismos de divulgação, tais como:

  • faixas;
  • murais;
  • envio de e-mails;
  • mensagens na intranet;
  • comunicação nas redes sociais, entre outros.

Os comunicados devem conter:

  • data e horário do evento;
  • local em que a SIPAT será realizada;
  • atividades que serão realizadas;
  • o que é SIPAT (muitos novatos podem não saber o que significa).

Esse evento é uma das ações preventivas e educativas mais importantes para os negócios. O planejamento da SIPAT auxilia, também, a contornar possíveis imprevistos, caso eles aconteçam. Assim, pode-se priorizar ações preventivas e minimizar prejuízos tanto financeiros quanto para a integridade dos seus colaboradores.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários!

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