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SOC encerra 2012 com diversas melhorias e serviços implantados a favor de seus usuários

31 de janeiro de 2013

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Investimentos em comunicação, capital humano, eventos, tecnologia, infraestrutura, treinamento e capacitação estão entres as principais ações promovidas no ano

SOC encerra 2012 com diversas melhorias e serviços implantados a favor de seus usuários
Alexandre Ehrenberguer e Luciano Demarchi

O ano de 2012 chegou ao seu final. Com ele, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – rompeu a fronteira de uma década provendo soluções tecnológicas com mais integração, qualidade e inovação. Com ampla gama de serviços, recursos, incentivos e tecnologias incorporadas ao produto, à sua marca e equipe de colaboradores, o primeiro software integrado de Gestão Ocupacional via web manteve seu posicionamento de destaque no cenário nacional. Com isso, a AGE Technology, empresa mantenedora do software, superou metas corporativas e elevou os índices de satisfação com a comunidade SOC.

“Iniciamos nossa segunda década de vida recentemente. Deixamos em 2011 uma filosofia de trabalho que tinha como lema – Dez anos de inovação –, pois foi exatamente isso que o SOC fez em sua primeira década de existência. Fomos pioneiros, inovamos e superamos os mais complexos desafios a favor do mercado. Em 2012 foi o momento de refundar a empresa, seus princípios e criar um jeito próprio de ser, algo novo e emblemático por sua excelência, a Qualidade SOC. Trocamos fornecedores, investimos em capital humano, adotamos novas tecnologias, ampliamos a infraestrutura, capacitamos os clientes e melhoramos a entrega dos serviços”, conta Alexandre Ehrenberger, diretor executivo da AGE Technology.

A nova empresa desenhada por Ehrenberger começou a existir nos primeiros dias deste ano. Depois de um período de transição no segundo semestre de 2011, uma nova estrutura comercial iniciou 2012 com reais condições de fazer o avião voar ainda mais alto. O administrador de empresas Deivis Melo recebeu a missão de um crescimento projetado em 25% para o produto. Sua equipe atingiu a meta no início do quarto trimestre e o SOC superou a marca de 3 milhões de vidas ativas em sua plataforma operacional. Além disso, o estande SOC bateu recorde de visitantes durante a exibição Fisp 2012, em São Paulo/SP.

“Alinhamos processos, metas e objetivos em nosso departamento, com uma relação de trabalho em equipe, contagiando os demais setores com esta filosofia. Nossa área é a porta de entrada da empresa, onde os erros e acertos são de fácil visualização. Tivemos muito sucesso nas ações promovidas junto aos clientes, na visão sistêmica sobre o nosso potencial e na gestão das pessoas que estão em nosso time. Construímos uma reputação de responsabilidade e satisfação no ambiente externo, enquanto o comprometimento e a integração foram o segredo do sucesso internamente. Pensamos nas pessoas acima de tudo. Isso foi o grande acerto em busca da excelência profissional”, revela o gerente comercial do SOC.

Ele também explica que os novos desafios para 2013 já foram estabelecidos. A empresa colocará em prática metodologias de relação interpessoal para evitar o distanciamento das equipes, mantendo o processo de crescimento do produto com visão e maturidade. “As perspectivas são as melhores possíveis, especialmente coma criação da Rede SOCNET. Integrada ao Google, ela vai aumentar nosso market share e ampliar o campo de atuação, consolidando o software como a maior base em pesquisa, integração e negócios em Gestão Ocupacional do País. Focados nela, iremos manter um crescimento de 30% ao ano e alcançaremos a marca histórica de 4 milhões de vidas ativas dentro do SOC”, prevê Melo.

Transformações

soc_dispositivos
Nova identidade visual

Enquanto o departamento Comercial alinhou seu plano de voo em 2012, mudanças positivas foram promovidas em diversas áreas. Na Fisp 2012, o SOC lançou uma nova identidade visual, composta por novos materiais gráficos de divulgação, novo blog e novo website, além de um novo lema: Só quem é o primeiro integra mais. Os processos foram revistos nas gerências de Suporte, Desenvolvimento e Serviços. Também foi reestruturado o departamento administrativo, com a criação de uma controladoria e a contratação de melhorias na ferramenta utilizada neste setor. Já em fase de transição, um novo gerente de serviços iniciará 2013 com foco total nos projetos, clientes e equipe.

“Neste contexto, não nos esquecemos dos parceiros, do ambiente de trabalho, da responsabilidade social e da gestão de pessoas. A AGE Technology manteve seu título de Empresa Cidadã. O SOC patrocinou sua equipe para correr os 10 Km Tribuna FM, uma das principais provas do pedestrianismo no Brasil. Contratamos um gestor de Recursos Humanos, melhorando a harmonia e o fluxo de comunicação entre as áreas. Consolidamos parcerias com softwares de folha de pagamento e faturamento, onde suas tecnologias foram integradas ao SOC. Também estamos ampliando nossa matriz em Santos/SP para atender com maior conforto o crescimento da equipe de colaboradores”, detalha Ehrenberger.

Novidades

Com a chegada de um novo líder, o departamento de Serviços do SOC também recebeu novos colaboradores no time. Já que em 2012 foram mais de 100 projetos de implantação e treinamento, a equipe começa esse ano com sua capacidade ampliada, justamente para atender as demandas da Rede SOCNET, das parcerias comerciais, da integração com outros softwares de mercado, de clientes específicos e dos PSEs (Projetos Sob Encomenda). A área também irá ampliar as ofertas de treinamento do SOC+. “Tínhamos que ser grandes, mas com uma estrutura de pequenos. O mercado reagiu positivamente ao esforço e qualidade do nosso trabalho. Agora, estamos nos preparando para oferecer ao mercado uma grande estrutura também”, contextualiza o diretor executivo.

O setor de desenvolvimento apresentou uma série de novos recursos e funcionalidades para tornar o software cada vez mais completo, como a Rede SOCNET, a rede credenciada de serviços ocupacionais online, que permite que clientes encontrem outros clientes e parceiros qualificados em todo o país, o SOC GED, Certificado Digital, Central de Upload, QR Code, Sala de Espera, Novo Modelo de Cobrança/Faturamento, entre tantos outros. Além disso, investiu para que o SOC pudesse operar na maioria dos navegadores e equipamentos disponíveis no mercado e melhorou ainda mais a integração com o Maestro BPM. Para 2013, como já era de se esperar, mais recursos inéditos já estão em produção e serão divulgados em breve.

Este cenário ganha dimensão numérica diante dos dados de operação do SOC. O fechamento parcial do ano aponta que 330 clientes utilizam o software de forma direta em 17 estados brasileiros. Isso representa aproximadamente 92 mil empresas gerenciadas e quatro mil usuários simultâneos. São prestadores de serviços em Gestão Ocupacional ou empresas que possuem o próprio SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Elas gerenciam mais de 3 milhões de vidas pelo SOC, compostas por trabalhadores formais dentro da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Em 2012, o SOC também migrou sua plataforma operacional. Enquanto a área de desenvolvimento trabalha a todo o vapor nas mudanças, o setor de suporte garante a retaguarda operacional junto aos usuários e, logo no início do ano, ampliou o horário de atendimento. Com isso, os analistas realizaram 13190 atendimentos em 2012, o que representa uma média de quase 1100  por mês. ”Além de crescerem em números, temos um novo perfil de clientes, mais maduros e criteriosos. Crescemos muito com isso, pois investimos em qualidade, treinamento e metodologias de trabalho. Nossa equipe se reúne semanalmente para rever processos, prazos e entrega dos serviços”, esclarece Dantas.

SOC encerra 2012 com diversas melhorias e serviços implantados a favor de seus usuários
A SOCNET é a primeira rede credenciada de serviços ocupacionais online

No final do ano de 2012, o SOC fechou uma parceria com a LG Sistemas, uma empresa especialista no fornecimento de software para gestão de recursos humanos. Com isso, a partir deste ano, SOC passará a oferecer integração com a Suíte FPW, que permite gerenciar folha de pagamento, benefícios, cargos e salários, além recrutar, contratar, proporcionar qualidade de vida e estimular a produtividade.

Infraestrutura

Preocupada em oferecer elevados níveis de serviços, a AGE Technology investiu em tecnologia e infraestrutura operacional. Com a aquisição de novos servidores e unidades de armazenamento (storages), a empresa antecipou a capacidade de escala e elasticidade de seus produtos em 2012. Além de um CPD (Centro e Processamento de Dados) para desenvolvimento dos produtos internamente, a estrutura tecnológica do SOC migrou para um novo Data Center, assegurando ao software um dos mais seguros, modernos e flexíveis ambientes de hospedagem de dados da América Latina.

“Escolhemos o Terremark, um dos melhores e mais seguros locais para colocar nossos equipamentos e operações. O colocation (uso do espaço) no novo Data Center já foi contratado de forma ampliada. Estes investimentos não são fruto de uma necessidade pontual de nossos softwares, mas porque enxergamos um novo horizonte e queremos responder de forma rápida e eficiente quando este momento chegar. Foi algo focado no atendimento ao cliente, na harmonia de nossas operações e na Qualidade SOC para os desafios dos próximos anos, pois Só quem é o primeiro integra mais”, finaliza Alexandre Ehrenberger.

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