Blog

Afastamento do trabalho: entenda por que investir na prevenção

18 de julho de 2022

Compartilhe

O afastamento do trabalho pode ser uma das principais causas que impactam significativamente o crescimento do seu negócio. Não adianta, por exemplo, ter uma boa lucratividade se o aumento da produção for usado para pagamentos de ações trabalhistas e encargos relacionados com afastamentos.

Por isso, é importante saber como minimizar essas questões. Afinal, as consequências não são apenas financeiras, mas também prejudicam a imagem do empreendimento, como você verá neste artigo.

Vamos explicar as razões pelas quais é necessário estar atento ao afastamento do trabalho. Você também vai entender quais são os tipos de afastamento e as principais formas de evitá-los. Confira e tire suas dúvidas!

Como funciona o afastamento do trabalho

Antes de explicar a fundo a importância de prevenir os casos de afastamento do trabalho, vamos começar mostrando o que caracteriza, afinal de contas, esse fenômeno.

O afastamento do trabalho acontece quando um colaborador não comparece à empresa em um dia normal e, por consequência, não realiza as suas funções na empresa. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelecem os casos em que o trabalhador tem direito a esse afastamento sem prejuízo salarial.

Essas situações também são conhecidas como “licenças remuneradas”. Cada uma dispõe de particularidades e normas específicas de funcionamento.

Contudo, no geral, está sob a responsabilidade do colaborador comprovar o afastamento no primeiro dia útil após o retorno ao trabalho. Após o período de afastamento, o colaborador deve fazer o exame médico de retorno ao trabalho.

Se a documentação comprobatória não for apresentada no período previsto na lei, a empresa empregadora pode aplicar as consequências previstas na sua política interna.

Essas consequências podem incluir ausências consideradas faltas injustificadas e abatimento no salário proporcional aos dias de ausência.

Os tipos de afastamento do trabalho

Os tipos de afastamento do trabalho que podem ser justificados são descritos no Artigo 473 da CLT. Confira, a seguir, a lista de ocasiões previstas na legislação.

Afastamento por doença ou acidente

Acontece quando o colaborador é acometido por uma doença ou sofre um acidente. Ele pode se afastar das atividades profissionais durante a fase de recuperação.

Mediante o atestado médico, a empresa empregadora deve pagar o salário do colaborador durante os primeiros 15 dias sem qualquer mudança. Após esse período, o pagamento do salário fica sob responsabilidade do INSS.

Afastamento por invalidez

Quando o colaborador atesta a incapacidade permanente de continuar suas atividades, o seu contrato deve ser suspenso. O afastamento é concluído com a sua aposentadoria por invalidez.

Afastamento por licença-maternidade

A gestante contribuinte do INSS tem direito à licença-maternidade durante 120 dias. Ela pode se ausentar nesse período das suas obrigações contratuais sem sofrer qualquer prejuízo no emprego ou no salário.

Casamento

A licença-casamento ou licença-gala acontece quando o colaborador da empresa realiza seu casamento. A CLT prevê a ausência justificada de até 3 dias consecutivos aos noivos.

Pré-natal

A colaboradora pode se ausentar durante o horário de trabalho para realizar 6 consultas médicas e exames complementares. O colaborador pode se ausentar por até 2 dias durante a gestação para acompanhar sua companheira no período de pré-natal.

Nascimento

O colaborador pode se ausentar pelo período de 1 dia durante a primeira semana do nascimento, além de mais 5 dias após o nascimento da criança devido à licença-paternidade.

Doação de leite materno

A colaboradora doadora deve apresentar um atestado do banco de leite oficial para o afastamento por doação de leite materno.

Doação de sangue

Uma vez por ano, o colaborador pode se ausentar pelo período de 1 dia para doar sangue, mediante comprovação.

Consultas médicas

Uma vez por ano, o trabalhador pode ter a falta justificada por 1 dia para acompanhar seu filho de até 6 anos de idade em consultas médicas.

Exames preventivos de câncer

Uma vez por ano, o colaborador pode se ausentar por até 3 dias para realizar exames preventivos de câncer.

Falecimento

O colaborador pode se afastar do trabalho por até 2 dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, parentes ou pessoa que faça parte do seu quadro de dependentes.

Alistamento militar

O colaborador pode se ausentar do trabalho pelo tempo necessário para cumprir exigências do Serviço Militar.

Alistamento do eleitor

O trabalhador pode se ausentar por até 2 dias consecutivos para cumprir com suas obrigações eleitorais.

Justiça

O colaborador terá a falta justificada caso tenha que comparecer ao juízo, pelo tempo que se fizer necessário.

Evento sindical

O colaborador pode se ausentar pelo tempo que for necessário para participar de reuniões de organização internacional como representante de entidade sindical.

Convocação para mesário

Os colaboradores convocados para trabalharem durante as eleições podem se ausentar por até 4 dias sem prejuízo salarial.

Greve

Os dias de greve devem ser considerados faltas justificadas pela empresa empregadora quando são aprovados pela Justiça do Trabalho.

CTA - Ebook Grátis

Exame vestibular

As datas do exame vestibular para o ingresso em uma faculdade contam como dias justificados. A falta deve ser comprovada mediante documentação comprobatória.

As consequências do afastamento do trabalho

Você já pensou em quanto o afastamento do trabalho impacta as rotinas internas do seu negócio? Se ainda não, é importante considerar esse ponto para investir em medidas mais robustas de segurança. Algumas das consequências para uma corporação estão listadas abaixo. Confira.

Maior índice de turnover

Colaboradores que sofrem problemas e acidentes constantemente acabam, inevitavelmente, pedindo para sair da empresa.

Aumento dos custos salariais

Os 15 primeiros dias de afastamento são de responsabilidade do empregador em termos de pagamento.

Diminuição da produtividade

Muitas vezes, diante de um acidente, é preciso parar toda a rotina para a resolução da questão (é o caso, por exemplo, de problemas que ocasionam o óbito do trabalhador).

Geração de estabilidade provisória

O colaborador não poderá ser demitido pela empresa no período de 12 meses após o afastamento que gerou pagamento de auxílio-doença.

Problemas de reputação para a empresa

Quando há um alto índice de afastamentos, isso pode gerar uma repercussão negativa sobre as condições de trabalho que a empresa oferece aos seus próprios colaboradores. É uma repercussão que pode afastar da empresa talentos que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.

As melhores formas de evitar o afastamento do trabalho

Diante de tantas consequências que podem afetar significativamente o negócio — e não só no aspecto financeiro —, torna-se fundamental saber como evitar o afastamento do trabalho pelos mais diferentes motivos. Veja as principais medidas que podem ser tomadas a seguir.

Preze pela atenção no trabalho

Uma das principais causas de afastamento do trabalho são as falhas que ocorrem por desatenção do colaborador. Por exemplo, um colaborador com um item perfurocortante que não esteja focado em sua atividade pode causar problemas para si e aos demais colegas.

Por isso, é fundamental implementar regras que evitem possíveis distrações. Uma das mais comuns é solicitar que não sejam utilizados dispositivos móveis durante as atividades de maior periculosidade.

Também é importante minimizar elementos distrativos no ambiente laboral. Por exemplo, locais que exigem muita atenção não devem ter pontos que possam desorientar o profissional. Por isso, faça um estudo do espaço e avalie se, de fato, ele favorece a concentração dos envolvidos.

Evite uma exposição imprudente ao risco

Além da atenção, é fundamental que os colaboradores saibam como agir para evitar uma exposição imprudente ao risco. Por exemplo, um colaborador que esteja realizando um trabalho em altura e deixe de lado o uso de um EPI está agindo de forma imprudente e pode colocar todos que estão no local em perigo.

Por isso, é necessário sempre criar formas de educar os colaboradores sobre práticas seguras no dia a dia e, ao mesmo tempo, ensiná-los como identificar condutas inadequadas e como saber o que fazer ao verificar esse tipo de situação no dia a dia.

Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Você já pensou nos impactos de um ambiente de trabalho que não esteja limpo e organizado para garantir a segurança? Muitos gestores focam as questões de maior risco e ignoram esses pontos que também podem ser altamente prejudiciais para a saúde e para a qualidade de vida dos colaboradores.

Por exemplo, a falta de higiene e as más condições de um espaço fechado podem gerar exposição a fungos. Consequentemente, colaboradores podem ter problemas no dia a dia de quadros respiratórios, o que gera afastamentos temporários, de curto e médio prazo (a depender do tempo de exposição e das consequências do quadro respiratório).

Outro ponto importante é: imagine, por exemplo, o chão de uma obra em que não ocorra uma organização dos fios dispostos para a prática de atividades. Um simples tropeço com uma ferramenta ou outro item em mãos podem ser um desastre.

Exija o uso de EPIs

O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório em uma série de atividades. Contudo, para além da obrigatoriedade, o EPI evita que os seus colaboradores estejam expostos a situações impactam consideravelmente as suas rotinas.

Por exemplo, um colaborador que não esteja utilizando as luvas de corte adequadas pode ferir-se durante as atividades e, assim, gerar a necessidade de um afastamento de longo prazo da empresa. Isso é algo que poderia ser evitado com o uso do equipamento correto. Lembre-se apenas de que é fundamental fornecer alternativas seguras e de qualidade.

Invista em cuidados com a saúde mental

Os afastamentos não ocorrem apenas por questões que dizem respeito às condições físicas. Quadros de saúde mental também geram consequências severas. Estão entre as principais causas de afastamento:

• estafa
• estresse
• ansiedade
• depressão
• burnout

Por isso, é fundamental que a sua empresa esteja sempre atenta para evitar esse tipo de problema, trazendo rotinas que possam, ao mesmo tempo, garantir uma boa produtividade e não prejudicar a saúde mental dos presentes.

As vantagens de investir na segurança do trabalho
Investir na segurança do trabalho pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, seja nos cuidados com os colaboradores, seja no funcionamento de modo geral.

Veja, abaixo, os principais benefícios.

Produtividade

O afastamento de colaboradores demanda o remanejamento de pessoas para cumprir a função de quem está afastado. Porém, a necessidade de realocar profissionais de funções pode ter um impacto na produtividade diária. Uma empresa que investe em segurança não passa por essa reorganização com frequência.

Motivação no trabalho

Quando o colaborador percebe que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e garante atividades desempenhadas de forma mais segura e eficiente, a tendência é que toda a equipe sinta segurança para se dedicar às suas funções e bater suas metas de forma plena.

Preservação da reputação

A empresa passará a ser vista no mercado como uma empregadora que prioriza os cuidados com os colaboradores. Além disso, o excesso de afastamentos por acidentes de trabalho e questões diversas gera uma preocupação nos seus clientes de que o negócio pode não priorizar devidamente os trabalhadores, gerando até boicotes.

Os impactos do afastamento do trabalho vão além das questões financeiras, prejudicando não só a imagem, mas afetando a segurança dos seus colaboradores. Lembre-se de que eles são parte fundamental da empresa e é responsabilidade dos gestores zelar pela sua integridade física e mental durante as atividades laborais.

Gostou do conteúdo? Aproveite para acompanhar o SOC nas redes sociais:  FacebookInstagramTwitter e LinkedIn.

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback