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O papel da ergonomia e como ela pode evitar acidentes de trabalho

21 de agosto de 2020

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O que faz um ambiente de trabalho ser considerado seguro? A reposta é ergonomia; é ela quem resolve esse dilema. Entenda do que se trata e como aplicar em seu negócio.

O papel da ergonomia e como ela pode evitar acidentes de trabalhoEstar satisfeito no trabalho é algo que depende de muitos fatores. Além disso, o que pode ser considerado bom para alguns pode não ser para outros, ou seja, são conclusões individuais. No entanto, alguns itens básicos são unânimes nas exigências gerais do que constitui um bom trabalho. Um desses quesitos é a segurança.

Para ser considerado seguro, basicamente, um ambiente precisa contar com organização, limpeza e cuidado na prevenção de danos e acidentes. Tudo isso pode ser resumido em uma palavra: ergonomia. Vejamos o que isso envolve.

O que é ergonomia

Ergonomia é o nome dado ao estudo científico das normas de interação entre o ser humano e as máquinas em um espaço de trabalho. Envolve o zelo pela segurança e melhor uso das ferramentas e da tecnologia dentro dos objetivos propostos.

Não basta contar com uma equipe de trabalhadores e equipamentos especializados, é preciso prezar pelo conforto das pessoas envolvidas, tanto no momento em que estiverem trabalhando diretamente como no modo como aquilo afeta sua vida.

A ergonomia visa evitar acidentes de trabalho e ainda cuidar da saúde mental e física do ser humano. Direciona também o foco no melhor uso das máquinas, gerando maior produtividade.

É também muito ligada à atenção e organização. Se o espaço de trabalho for desorganizado e sujo, o entusiasmo das pessoas diminui. Isso pode levar ao aumento da desatenção e prejudicar o andamento da rotina.

Tal falta de atenção pode trazer resultados ainda piores: os temidos acidentes de trabalho.

Sendo assim, a ergonomia tem esse papel de prezar pelo conforto, segurança e satisfação, garantindo maior atenção e evitando problemas.

Como aplicar ao dia a dia

Novamente, a aplicação dessas normas é individual e depende muito de cada tipo de empresa. Mas, de modo geral, preocupar-se com as condições de trabalho é o primeiro passo.

Deve ser dessa maneira, tanto para evitar acidentes como para garantir o entusiasmo da equipe, o que traz boas relações e aumento na produção e nos lucros.

Para obter esses bons resultados, fique atento aos itens que vamos expor a seguir.

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Iluminação correta

Trabalhar em um lugar em que há pouca ou muita luz pode trazer danos à visão, além de ser um risco. Esteja atento ao nível correto de iluminação do espaço.

Temperatura

Muito calor ou muito frio, umidade alta ou baixa, tudo isso, por razões, óbvias dificulta ou até impossibilita o trabalho. É claro que existem funções específicas em temperaturas e condições extremas, nesse caso deve-se zelar pelo material e pelas roupas adequados.

Sons

Quando é necessária a exposição a altos ruídos, verifique se a equipe possui proteção auricular correta.

Postura

Danos causados pela má postura podem trazer dores horríveis, ou até danos irreversíveis, para o corpo. É preciso ter cuidado com a disponibilização de mesas, cadeiras e, em alguns casos, vestimenta e calçados adequados à postura ideal.

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Continue lendo:

» A relação entre ergonomia e o trabalho home office

» Benefícios em implantar um software de gestão ocupacional em sua clínica

» Gestão de movimentação de colaboradores: como ficar longe dos riscos trabalhistas?

 

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