A Rede de Supermercados Pague Menos está entre as 30 maiores empresas supermercadistas do Estado de São Paulo, possui 34 anos de história e mais de 30 lojas em operação.
Marcos Nunes, técnico de segurança do trabalho do supermercado, contou que o SOC facilitou o desenvolvimento dos trabalhos, permitindo o controle de exames ocupacionais, a gestão de riscos, automatização do envio dos eventos obrigatórios do eSocial garantindo conformidade com a legislação, e ainda possibilita o registro e controle da entrega de EPIs, a emissão de CATs, além de gerar relatórios e indicadores estratégicos.
Início da parceria: SOC e Pague Menos
A parceria iniciou-se em 2021, após a troca do sistema de folha pelo SOC. Marcos conta que tiveram dificuldades, mas no momento de implantação, a equipe SOC recomendou-lhe as melhores estratégias, “Porém, na implantação do SOC, a consultora, ela deu uma dica, que seria mais fácil utilizar a metodologia USC. Isso foi disruptivo para nós, mas aceitamos o desafio e hoje entendemos que realmente foi mais viável do que utilizar o GHE. Então a gente utiliza o USC, que é a unidade, setor e cargo. Fica até mais fácil de você conseguir fazer a gestão”.
Revolução em SST
Segundo o TST, é impactante contar com um sistema que realiza a alimentação de dados de forma automática, sincronizado com o sistema de folha e atualizado diariamente. “Com isso, todas as informações que temos no sistema de segurança e medicina são atualizadas, então isso facilita a equipe técnica a desenvolver os nossos trabalhos. E, tendo a informação atualizada, fica mais fácil realizar a gestão, seja a questão de cargos da empresa, seja a questão dos documentos de segurança. Por exemplo, o atual PGR, o PCMSO, eles saem corretos de acordo com o que foi definido pelo setor de remuneração.”
>> Software de gestão ocupacional: conheça os benefícios do SOC para a sua empresa
SOCGED facilitando o cotidiano do Pague Menos
Ter todos os arquivos na palma da sua mão e acesso em qualquer lugar. Poder encontrar documentos com alguns cliques e saber que pode confiar no local de armazenamento. O SOCGED é uma ferramenta perfeita para tudo isso, que pode ser utilizado para guardar os arquivos gerados nos Atendimentos, Relatórios, portal eSocial, entre outros.
“É um volume muito grande de documentação que precisa ser assinada. Então a gente acaba utilizando o recurso do SOC, que é assinatura digital. A gente sobe, faz upload desses documentos no SOCGED, assina digitalmente, faz o download desses documentos assinados e envia para os órgão que nos pedem esses documentos. Com isso aí, economiza muito tempo.”
“Como esses documentos estão sendo assinados biometricamente, eles ficam salvos no SOCGED, atrelados ao CPF deles, eu tenho um histórico, então se eu precisar evidenciar algum documento desse funcionário no futuro, é só ir no cadastro dele. Vou no SOCGED, e está tudo disponível , não tem erro. Isso economiza tempo de ir lá no arquivo físico, procurar documentação. Inclusive, quando a gente é fiscalizado, precisamos entregar ASO. Eu vou na pasta do funcionário, o ASO está lá, não preciso ir no arquivo físico. E, não tenho a necessidade de escanear o documento físico, para salvar numa pasta pública, que pode dar problema. Está dentro do sistema, e atrelado ao CPF do funcionário”, diz Marcos.
>> Vantagens do SOCGED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos SOC
Vantagens da Gestão de FAP
FAP é a sigla para Fator Acidentário de Prevenção e é um índice responsável pelo desempenho de uma empresa em relação à saúde de seus colaboradores. É um sistema de bonificação do Seguro Contra Acidentes de Trabalho (SAT) e quanto maior o número de acidentes ou doenças ocupacionais, maior deverá ser o imposto pago. No entanto, as empresas que conseguem zerar ou chegar perto de zerar, ganham desconto na alíquota, sendo uma forma de incentivo para as empresas cuidarem cada vez mais da Saúde e Segurança de seus trabalhadores. Marcos Nunes como o SOC auxiliou em sua empresa:
“Então, a gente tem um ganho muito grande, porque o FAP, é uma conta alta para a empresa, por isso que a gente realmente acompanha de perto. Inclusive, a gente faz até um acompanhamento, daqueles afastamentos que tem o CID, que tem relação com o nosso CNAE de empresa. O CID tendo relação com o CNAE, é o tal do NTEP. Tendo o NTEP, a gente já faz o acompanhamento porque esse afastamento pode se tornar um B91. Então, essa gestão do FAP é fenomenal, e a gente só teve condições de ter essa gestão com o Sistema SOC.”
>> Os benefícios de contar com um software para gestão de FAP
Rede SOCNET expandindo conexões
A SOCNET possibilita que as empresas que utilizam o SOC compartilhem acessos entre si, ampliando as oportunidades de atendimento e cooperação, promovendo a conexão entre empresas, prestadores e clientes.
“A nossa rede, é uma rede de supermercados. Então, costumamos inaugurar unidades em cidades que ainda são novas para nós, então, não temos o conhecimento de clínicas nessa cidade. Então, o que a gente faz? Na rede credenciada do SOC, busca quem são as clínicas daquela cidade que utiliza a ferramenta SOC, entra em contato, pede um orçamento, faz todo o trâmite de contrato com aquela clínica, faz a conexão SOCNET, eles lá na clínica, no login deles, acessam a nossa base e faz o atendimento do nosso funcionário. Então eu tenho essa liberdade, essa facilidade de gestão. Eu não fico preso com um fornecedor.”
>> Como prospectar mais clientes com a Rede Credenciada SOCNET
“Ele tem tudo o que você precisa”, Conselhos para quem ainda não utiliza o SOC
“O SOC é muito completo, tanto para uma empresa de assessoria quanto uma empresa SESMT, tanto para uma clínica. Então, ele tem tudo o que você precisa com base em toda a experiência de clientes que já estão lá naquela base na cartela de clientes do SOC. Ali pode conter ferramentas que você, hoje, faz de uma forma manual, de uma forma burocrática, que ali já está pronta, está no jeito. Dependendo da situação, você tem um sistema que te fornece todas essas ferramentas, você economiza tempo e você deixa o seu atendimento mais ágil, pensando numa clínica ou você deixa a sua assessoria também com mais agilidade em atendimento ao cliente”, encerra Marcos.
>> SOC, uma plataforma de SST completa
Torne-se um case de sucesso do SOC
O SOC atende todos os tipos de empresa, desde pequenos prestadores, até grandes SESMTs. Seja quantas vidas você tem em sua empresa, o SOC está preparado para atendê-lo. Deseja melhorar a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa? Solicite uma proposta com a Equipe Comercial do SOC e descubra soluções personalizadas para você.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn