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A importância da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT

3 de agosto de 2023

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Manter um bom índice de Qualidade de Vida no Trabalho traz benefícios não só para o colaborador, mas como para toda a organização.

A qualidade de vida é formada por um conjunto de condições nas quais engloba ter saúde, acesso a recursos essenciais, realização pessoal e profissional. Assim, a qualidade de vida é uma junção do bem-estar físico, mental e social.

Para medir a qualidade de vida, temos alguns índices como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que compara riqueza, qualidade do processo de alfabetização, educação, expectativa de vida, natalidade, mortalidade e outros fatores.

>> Conheça os principais Indicadores de Qualidade de Vida

Mas você sabe como esses indicadores podem afetar a sua empresa?

QVT – Índice de Qualidade de Vida no Trabalho                 

Além dos indicadores que fazem parte do IDH, há também o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho, o QVT.  Esse é o indicador que irá medir o nível de satisfação e bem-estar dos colaboradores de uma empresa.

De acordo com pesquisa feita pela Sodexo, 54% dos colaboradores de uma empresa estão satisfeitos com seu emprego atual, já 37% possuem opinião neutra sobre seu emprego atual e os outros 9% estão insatisfeitos.

O nível de satisfação de um colaborador vai muito de acordo com a cultura da empresa, de valorizar o profissional, oferecer benefícios, compensações, ter um bom clima organizacional e uma boa comunicação. Funcionários saudáveis e felizes = produtividade e boa entrega.

>> Qual a importância da saúde corporativa? Entenda os seus desafios

Cada vez mais, as empresas estão tendo que valorizar mais sua equipe, visto que isso se tornou um requisito em troca de uma boa entrega no trabalho. Se tornando positivo para a empresa, que receberá um profissional com alta produtividade e para o colaborador, que se sentirá incentivado com todo esse “programa” de vantagens.

 

A ansiedade no trabalho

De acordo com pesquisa da OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. 9,3% dos brasileiros sofrem com ansiedade patológica.

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>> Por que prestar atenção na saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho?

Essa ansiedade pode acontecer por diversos motivos, e um deles, com certeza é o trabalho. A pressão do dia a dia e o cansaço mental são fatores que influenciam, atrapalhando o desempenho do colaborador.

E como as empresas podem ajudar nisso? Aplicando projetos que vão de encontro ao QVT, a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho.

 

Promovendo o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho

Se você possui uma empresa ou faz o papel de liderança, é hora de rever como está a cultura do local e promover um melhor ambiente para seus funcionários. Veja só algumas iniciativas que podem ser tomadas:

>> Qualidade de vida no trabalho como um diferencial competitivo

  • Fornecer treinamentos para sua equipe: uma equipe bem treinada é uma equipe pronta para entregar resultados, afinal, cobrar resultados sem oferecer capacitação e preparação para isso, pode acabar com todo o processo. Por isso, ofereça treinamentos em grupo, pergunte à equipe se possuem dúvidas no ‘desafio’ proposto, e saiba designar bem as funções para cada um.
  • Remuneração justa e adequada: uma das recompensas para um funcionário que está entregando um bom trabalho com alta produtividade, é oferecer uma remuneração justa e adequada com a função que ele está exercendo.
  • Ambiente físico: o ambiente de trabalho é algo que influencia muito na qualidade de vida no trabalho, portanto, fornecer um ambiente físico agradável para os colaboradores é indispensável.
  • Oferecer feedbacks: um dos principais pontos é a comunicação, portanto, oferecer feedbacks para o colaborador traz resultados positivos, já que essa pode ser uma troca, o líder pode falar para o colaborador o que ele espera e como ele está se saindo, e o colaborador pode falar ao líder o que está achando do trabalho. Faça isso regularmente e a comunicação ficará clara.
  • Organização: a organização no trabalho é primordial para a entrega de bons resultados. Por isso, um líder deverá deixar tudo bem organizado e fazer com que isso vire cultura em sua equipe. Hoje em dia, existem muitos programas e sites que podem ajudar uma equipe a se organizar.
  • Projetos para saúde do funcionário: promover uma cultura de saúde para o funcionário é de extrema importância, visto que, um funcionário saudável diminui a taxa de absenteísmo. Ofereça programas de exercícios, alimentos saudáveis e ginástica laboral.
  • Extras: ainda existem alguns extras que podem melhorar a qualidade de vida no trabalho, como por exemplo, projetos culturais, orientação nutricional, day off no dia do aniversário, plano de carreira, terapias e muito mais.

 

O papel do funcionário para a melhora do Índice de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT

Para um bom índice de qualidade de vida no trabalho, o funcionário também deve desempenhar alguns papéis, afinal, esse é um trabalho em conjunto.

O colaborador deve:

  • Respeitar prazos: assim como o líder deve designar tarefas, o colaborador deve executá-las com êxito e nos prazos propostos. Visto que uma empresa é como uma grande engrenagem, em que precisa de todas as peças para conseguir rodar. Um trabalhador atrasando seu trabalho, atrasa de um time todo.
  • Evitar desavenças na equipe: fofocas, causar atraso no trabalho de um colega e jogar a ‘culpa’ de algo que você fez são atitudes reprovadas e que atrapalham a qualidade de vida no trabalho.

Lado positivo para empresa e para colaborador

Com um bom trabalho em equipe, é possível ter um bom índice na qualidade de vida no trabalho. Portanto, a hora de começar a mudança organizacional é agora. Assim, ambos os lados poderão colher bons frutos de todo esse trabalho.

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