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AEP x AET: Conheça sobre as Análises Ergonômicas

19 de março de 2024

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Análise Ergonômica Preliminar e Análise Ergonômica do Trabalho, quais as diferenças? Quais empresas devem realizar? Leia e saiba mais!

Em 2022, tivemos algumas das Normas Regulamentadoras atualizadas, e entre elas, a NR 17 teve uma grande alteração sobre a avaliação ergonômica das situações do trabalho. Desde então, passaram-se a ter duas práticas: a Análise Ergonômica Preliminar (AEP) e Análise Ergonômica do Trabalho (AET).  Entenda neste artigo, o que é a AEP e qual a diferença entre elas.

NR 17

Antes de tudo, é importante falar sobre a Norma que estabelece essas avaliações. A Norma Regulamentadora 17 trata sobre ergonomia no ambiente de trabalho, promovendo saúde e qualidade de vida aos colaboradores de uma empresa e aumentando seu desempenho no ambiente de trabalho.

Essa norma estabelece parâmetros, a fim de que as condições do empregado se adequem as suas necessidades físicas e psicológicas. Além disso, a NR 17 define ações a serem implantadas no ambiente profissional, prevenindo doenças ocupacionais e preservando a segurança de todos, tendo resultado positivo no psicológico e em toda rotina do funcionário.

>> Leia mais sobre a NR 17

AEP – Análise Ergonômica Preliminar

A AEP foi introduzida em 2022 pela NR 17, e veio como uma etapa inicial para identificar todos os fatores de risco previstos na NR 17. Essa análise identifica pontos críticos que acontecem devido às más condições de ergonomia a serem trabalhados com urgência.

Se torna obrigatório para empresas de todos os portes, desde pequenas a grandes, com qualquer grau de risco ou quantidade de funcionários. A Análise Ergonômica Preliminar está associada diretamente ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e outros programas relacionados, como o PCMSO e PGR.

Há diversos benefícios para a empresa sobre a AEP, veja alguns:

  • Adequação legal;
  • Identifica os fatores de riscos com relação às exigências do trabalho;
  • Redução dos custos com a verba de SST;
  • Redução de desperdícios operacionais;
  • Redução no índice de turnover;
  • Avalia os riscos ergonômicos associados à função;
  • Entrega do documento base da AEP, inventário de riscos ergonômicos e plano de ação;
  • Aumento do bem-estar dos trabalhadores e da produtividade;
  • Prioriza todas as medidas de ações;
  • Apoia na redução do absenteísmo por doenças ocupacionais de fundo ergonômico.

AET – Análise Ergonômica do Trabalho

A AET é um documento de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) emitida por um profissional formado e especializado na área de ergonomia que descreve uma análise global e complementar para melhorar a situação de trabalho. Essa análise busca adaptar as condições de trabalho dos funcionários, abrangendo todo o espaço e execução das funções dos trabalhadores, garantindo máximo conforto e segurança para todos.

A AET realiza avaliação das condições dos postos de trabalho, analisa a as atividades realizadas e a forma de trabalhar, como por exemplo, a exigência de tempo, o ritmo do trabalho, o modo operário e tudo que envolve a atividade realizada. E ainda avalia os riscos psicossociais e seus impactos.

Desse modo, o objetivo é assegurar que o trabalho seja adequado para as características psicofisiológicas dos colaboradores.

A Avaliação Ergonômica do Trabalho é necessária após a AEP para detectar situações como:

  • Identificar inadequações ou insuficiência das ações feitas anteriormente;
  • Se a identificação de acidentes e doenças indicar a causa que se relacione às condições de trabalho;
  • Ao observar a necessidade de avaliar profundamente a situação observada.

Todas as empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisam realizar a AET.

AEP X AET

Mas afinal, qual a diferença entre as duas análises: AEP e AET?

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>> Como é feita a avaliação ergonômica nas empresas?

Basicamente, uma é complementar da outra, enquanto a AEP é para identificar quais são e onde estão os riscos ergonômicos no trabalho, a AET é mais aprofundada e tem que ser conduzida por profissionais de ergonomia, que use a AEP como base e detalha além, determinando ações preventivas.

É comum ver que a AEP é considerada uma avaliação preliminar e a AET uma análise elaborada com intuito conclusivo, sem ser preliminar.

Ambas as análises fazem parte de uma abordagem adotada para identificar e solicitar todos os fatores ergonômicos no local de trabalho.

Utilize o SOC para fazer o checklist da AEP

Se você ainda não possui um software para Gestão de SST. A hora é agora! Ao contar com um sistema, com o SOC, você poderá gerenciar o checklist para avaliação ergonômica preliminar de forma rápida e fácil.

>> Conheça o SOC

Dessa maneira, você conseguirá ter uma melhor visualização das informações dos checklists cadastrados.

É importante que os profissionais responsáveis tenham um tempo antes de iniciar a avaliação do ambiente de trabalho, para percorrer a área que será aplicada o checklist, de forma que venha entender o processo produtivo da organização. Outro passo importante é identificar como funciona o modo de produção praticado, quando ocorrem falhas em equipamentos. Quando necessário documente condições de trabalho inadequadas com fotografias, na qual apareça o trabalhador executando a atividade de alta exigência, como sugestão, essas fotos podem ser atribuídas no anexo do Plano de Ação.

As medidas de correção devem ser orientadas à empresa, e classificadas da seguinte forma:

  1. Situação passível de melhorias de baixo investimento ou pequenas melhorias;
  2. Solução conhecida, sendo necessário replicá-la naquele posto;
  3. Situação cuja melhoria necessita de estudo em maior profundidade.

Para as últimas opções (B e C), é indicada uma análise ergonômica mais atenciosa. Não é aconselhado que o analista defina sozinho a solução, a não ser que tenha uma grande experiência com as questões encontradas. As soluções devem ser resultado de um consenso entre o avaliador, o gerente, o engenheiro ou o técnico do processo e um trabalhador experiente.

Conheça o SOC

Com 22 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.

A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701. Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.

300 funcionalidades para Gestão de SST completa

O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:

  • SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
  • Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
  • Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
  • SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.

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