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Como implementar a CIPA na empresa? Confira!

18 de outubro de 2022

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Se você se importa com a segurança dos colaboradores da sua empresa durante o trabalho, precisa se aprofundar no assunto e implementar a CIPA, uma comissão interna voltada a garantir as condições laborais dos seus funcionários. Essa comissão ainda beneficia a empresa, que evita o excesso de faltas, os afastamentos para tratamentos de saúde e os eventuais processos trabalhistas.

Regulamentada pelos artigos 162 e 165 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e também pela NR-5 (Norma Regulamentadora No. 5), as empresas com mais de 20 colaboradores devem, obrigatoriamente, contar com uma CIPA. Continue lendo e entenda o que é CIPA, qual o seu objetivo, sua importância e benefícios. Finalmente, saiba como implementá-la em seu negócio.

O que é CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma instituição alocada nas empresas, contando com a importante missão de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral. Ela faz parte de uma política de saúde e segurança do trabalho (SST) dentro do âmbito empresarial, sendo formada por colaboradores e empregadores.

Qual é o objetivo da CIPA?

O nome por trás da sigla CIPA, “prevenção de acidentes”, já revela que seu objetivo é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de auxiliar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Para que funcione adequadamente, os membros da comissão se reúnem com frequência, a fim de apresentar possíveis problemas de segurança encontrados na organização e, a partir daí, planejar soluções e colaborar com o empregador para executar as ideias mais adequadas.

Qual é a importância da CIPA?

A CIPA é fundamental para minimizar os acidentes de trabalho ao máximo e para preservar a saúde do capital humano da empresa. A Comissão Preventiva de Acidentes de Trabalho abrange uma coleção de ações que visam proporcionar e fiscalizar melhorias no ambiente laboral, resultando em respeito e reconhecimento por parte dos colaboradores. Seus benefícios são:

  • identificar e elaborar o mapa de riscos do trabalho;
  • elaborar um plano de trabalho para possibilitar ações preventivas e solucionar problemas de segurança e saúde no trabalho;
  • implementar e controlar a qualidade das medidas preventivas necessárias e da avaliação das prioridades das ações;
  • verificar as condições de trabalho nos ambientes, analisando certas situações que podem trazer riscos para a segurança e a saúde dos funcionários envolvidos.

Quais são as principais vantagens da CIPA?

A seguir, confira as muitas vantagens da CIPA para os funcionários, para os empregadores e para a empresa em geral.

Respaldo legal

A CIPA garante que a empresa atue dentro das leis. Tal conformidade evita penalidades como multas, sanções, entre outras. Com isso, a companhia tem maior segurança para realizar sua atividade habitual e prosperar no mercado.

Fiscalização dos ambientes

Ao estudar as instalações e prevenir acidentes, os riscos são minimizados. Dessa forma, é possível analisar os riscos à saúde do empregado, além de evidenciar gargalos nas operações da organização, elucidar pontos falhos e apontar aspectos relevantes para a administração.

Diminuição de riscos

Ao seguir tudo o que a CIPA recomenda, os riscos dos ambientes de trabalho diminuem consideravelmente com o passar do tempo. Com isso, todos saem ganhando: a empresa, os funcionários e seus familiares, além da sociedade.

Clima organizacional

Ao investir em qualidade de vida e segurança no trabalho, o clima organizacional se torna melhor, sobretudo com relação à percepção dos funcionários sobre o clima no local de trabalho. Isso porque um colaborador que trabalha com segurança se sente muito mais valorizado, refletindo no aumento da produtividade. Além disso, a equipe toda se sente motivada e a empresa consegue reter talentos e formar um grande time.

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Análise dos acidentes

Por mais que tomem cuidado, os profissionais de segurança não podem garantir que os acidentes de trabalho nunca vão acontecer. Dessa forma, a análise desses eventos é fundamental para evitar que eles voltem a ocorrer.

Assim, a CIPA requisita à empresa as cópias das CATs (Comunicação de Acidente do Trabalho) emitidas. Com isso, a comissão pode auxiliar na identificação dos motivos dos acidentes e sugerir medidas para afastar a reincidência.

Redução de custos

A segurança laboral costuma resultar na redução de custos, e a implantação de uma CIPA favorece essa economia. Isso porque ela evita que dias de trabalho sejam perdidos com absenteísmos e afastamentos, que podem resultar em gastos exorbitantes.

Como implementar a CIPA na empresa?

Existe um passo a passo que facilita a constituição da CIPA. Confira abaixo!

Descubra o dimensionamento da CIPA

Primeiramente, é preciso determinar a quantidade de membros que serão designados para a comissão, bem como o número de representantes dos funcionários e do empregador. Essa função cabe ao CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa. Ainda, há a necessidade de seguir o que está previsto no Quadro I da NR-5, de acordo com as particularidades da companhia.

Elabore e realize as eleições

Os membros da CIPA devem ser eleitos 60 dias antes de terminar o mandato vigente, se houver. Se esse processo estiver sendo feito pela primeira vez, o empregador deve protocolar um comunicado no sindicato majoritário da categoria.

É preciso elaborar uma CE (Comissão Eleitoral) demarcando o edital, 45 dias antes do começo dos trabalhos da comissão. O período para os interessados se candidatarem é de 15 dias. Após a apuração das eleições, os gestores indicarão os representantes que formarão a CIPA.

Treine os membros da CIPA

Após a posse, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes serão treinados para que possam exercer seus cargos eficientemente. A partir de então, os eleitos serão chamados de “cipeiros” e o mandato será exercido por um ano.

Envie atas de reuniões ao MTE

As reuniões são realizadas periodicamente, e as atas e os documentos relacionados à CIPA devem ser protocolados e encaminhados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como arquivados por cinco anos, pelo menos, para possíveis fiscalizações.

Neste post, você viu o quão importante é a CIPA para a sua empresa e seus funcionários, incluindo seus objetivos, importância e benefícios. Por fim, você aprendeu a implementar a CIPA na sua empresa.

Após ver a importância da CIPA, conheça as soluções do SOC para ajudar a eleição na sua empresa. Entre em contato conosco!

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