A Norma Regulamentadora 24 (NR-24) do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece as condições mínimas de higiene e conforto que os locais de trabalho devem oferecer aos seus empregados. O objetivo principal é garantir um ambiente de trabalho saudável, seguro e digno, prevenindo doenças, acidentes e desconfortos que possam afetar a saúde e o desempenho dos trabalhadores.
O que a NR-24 aborda?
- Instalações Sanitárias: Define a quantidade mínima de vasos sanitários, mictórios, lavatórios e chuveiros, separados por sexo, em função do número de trabalhadores. Exige condições de conservação, limpeza, higiene, ventilação e materiais adequados (impermeáveis e laváveis) para pisos e paredes. Também trata do fornecimento de papel higiênico e recipientes para descarte.
- Vestiários: Estabelece requisitos para os vestiários, como separação por sexo, dimensões adequadas, bancos, armários individuais, ventilação e limpeza.
- Refeitórios: Define as condições para os locais de refeição, incluindo área mínima por trabalhador, limpeza, ventilação, iluminação, disponibilidade de mesas e assentos, água potável e meios para aquecer e conservar alimentos.
- Cozinhas: Apresenta exigências específicas para cozinhas industriais, como revestimentos impermeáveis e laváveis, ventilação adequada, higiene na manipulação de alimentos, instalações sanitárias exclusivas para os manipuladores e controle de pragas.
- Alojamentos: Para empresas que oferecem alojamento, a norma detalha os requisitos para os dormitórios, instalações sanitárias, refeitórios e lavanderias, visando garantir condições de habitabilidade, higiene e segurança.
- Vestimenta de Trabalho: Dispõe sobre o fornecimento gratuito de vestimentas de trabalho adequadas à função, considerando o tamanho, a necessidade de lavagem e a substituição em caso de danos. A vestimenta não substitui o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
- Outros Aspectos: A NR-24 também aborda questões como o tratamento de lixo, a qualidade da água potável, a ventilação e a iluminação dos ambientes de trabalho, buscando garantir o bem-estar físico e a saúde dos trabalhadores.
Quais empresas precisam seguir a NR-24?
A NR-24 se aplica a todos os tipos de estabelecimentos, independentemente do setor de atividade que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Responsabilidades do empregador e do empregado com a NR-24
Muito se fala sobre a responsabilidade do cumprimento da norma, e já adiantamos que o responsável direto é a empresa, no entanto, ambos os lados possuem seus deveres.
Empregador
O empregador deve cumprir todos os requisitos estabelecidos pela norma, entre eles fornecer e manter instalações sanitárias (banheiros, lavatórios, mictórios e chuveiros) em número adequado, separados por sexo, em boas condições de conservação, limpeza e higiene. Isso inclui o fornecimento de materiais como papel higiênico e sabonete líquido.
Ainda, deve-se garantir que as instalações sanitárias possuam pisos e paredes revestidos de material impermeável e lavável, ventilação adequada e sejam conectadas à rede de esgoto ou outro sistema que não gere riscos à saúde. Nesta mesma norma, é necessário oferecer locais para refeições que sejam limpos, arejados, com iluminação adequada, mesas e assentos em número suficiente, distantes de áreas insalubres ou perigosas, e que possuam meios para conservação e aquecimento de alimentos, além de água potável.
No caso de cozinhas, garantir que possuam pisos e paredes revestidos de material impermeável e lavável, ventilação adequada, higiene na manipulação de alimentos e instalações sanitárias exclusivas para os manipuladores. Em empresas que oferecem alojamentos, assegurar que estes sejam mantidos em condições de conservação, higiene e limpeza, com quartos adequados, instalações sanitárias em número suficiente, áreas de convivência, refeitório e lavanderia.
Sobre as vestimentas de trabalho, é obrigação do empregador fornecê-las gratuitamente, adequadas para a função, em tamanho apropriado e realizando a higienização quando necessário ou substituindo-as em caso de dados.
Ainda há outros requisitos importantes como garantir qualidade de água potável no local de trabalho, promover a limpeza e tratamento adequado do lixo, assegurar a ventilação e a iluminação adequada nos ambientes de trabalho, comunicar aos trabalhadores sobre os riscos existentes e quais as medidas de controle adotadas e capacitar e treinar os trabalhadores sobre a correta utilização e conservação das instalações e equipamentos.
Empregado
Embora a principal responsabilidade seja do empregador, os empregados também têm um papel importante no cumprimento da NR-24. Entre essas responsabilidades estão:
- Utilizar corretamente as instalações sanitárias, vestiários, refeitórios e outros locais de higiene e conforto, zelando pela sua conservação e limpeza;
- Comunicar ao empregador qualquer problema, irregularidade ou condição inadequada nas instalações;
- Utilizar adequadamente as vestimentas de trabalho fornecidas, conservando-as em bom estado de higiene e informando a necessidade de substituição quando danificadas;
- Colaborar com o empregador no cumprimento da NR-24, seguindo as orientações recebidas e participando de treinamentos;
- Não danificar ou inutilizar as instalações e equipamentos disponibilizados;
- Adotar hábitos de higiene pessoal nos locais de trabalho.
Faça a gestão das NR’s com o SOC
Ter um software para Gestão de SST é imprescindível. O SOC possui mais de 300 funcionalidades para otimizar seu tempo e reduzir custos de sua empresa. O SOC acompanha em tempo real as modificações das NR’s e a legislação para oferecer o melhor serviço atualizado aos nossos clientes.
Leia mais sobre a importância das Normas Regulamentadoras:
>> Como as Normas Regulamentadoras são classificadas: entenda
>> Atenda as Normas Regulamentadoras e Faça uma Gestão Eficiente
>> NR-21 – A Norma sobre as atividades realizadas a céu aberto
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn