Afastamento no trabalho nunca será algo bom, nem para o funcionário e muito menos para a empresa. E as principais causas têm sido o estresse e a depressão. Vem saber mais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 33% da população brasileira possui algum tipo de problema de saúde mental e, entre as principais causas estão o estresse e a depressão, que se tornaram os principais fatores para o afastamento no trabalho.
Saiba mais:
> Até 2020 estresse será o principal motivo de faltas no trabalho
> Como a depressão afeta a produtividade no trabalho?
O afastamento no trabalho
Entre os anos de 2012 a 2018, o Brasil teve um gasto equivalente a R$15, 6 bilhões com despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), levando em conta apenas auxílio doença. E, se formos analisar outros gastos previdenciários, o valor sobe para mais de R$ 85 bilhões.
Em 2017, por exemplo, transtornos psíquicos afastaram mais de 178 mil pessoas dos ambientes de trabalho. Ou seja, mais de 100 mil pessoas em comparação ao ano anterior de 2016.
A depressão e o estresse como causa
A Organização Mundial da Saúde possui dados que sinalizam a depressão será a maior causadora de afastamento no trabalho até 2020! Além disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que 20% ou 25% da população em algum momento da vida teve ou terá um quadro de depressão.
Mas por que isso ocorre? Toda a carga de trabalho excessiva e o modo como estamos sempre conectados faz com que acabemos desenvolvendo certos transtornos psicológicos.
Entre os fatores responsáveis por desencadear a depressão no trabalho, estão:
• predisposição para a doença;
• carga exaustiva e recorrente de trabalho;
• ambiente muito estressante;
• ou até situação de estresse pós-traumático.
Em 2017, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria citou que o trabalho pode, de fato, ter impacto expressivo sobre a saúde do trabalhador:
“O termo “estresse” vem da física, para você medir o estresse de uma ponte, por exemplo. Se passar mais peso do que o previsto, a ponte estressa e rompe. Com o ser humano é a mesma coisa. Se ele passa a trabalhar 12h por dia, por exemplo, vai se estressar e romper, quebrar”.
A Modernidade como Causa
Em entrevista para a Gazeta Online, no final de 2017, o advogado trabalhista Luiz Marcelo Góis relembra sobre como o estresse em relação ao trabalho começa a aumentar a partir da década de 90 devido ao aumento das informações em menor tempo.
“A modernidade tem prejudicado a sanidade mental das pessoas. Nunca tivemos sobre a atividade intelectual tanta pressão. A pressão acaba afetando o ser humano a ponto de causar um dano existencial. Isso ocorre quando o trabalho não deixa a pessoa viver.”
Esse é apenas mais um relato de um profissional e especialista sobre como a tecnologia pode nos prejudicar.
Como funcionam os afastamentos por conta da depressão?
O afastamento por conta da depressão é dado se o quadro estiver diretamente ligado ao ambiente de trabalho. E, para comprovar e conseguir esse direito, é necessário um laudo feito por um médico e outras provas que atestem que o desencadeamento foi por conta do trabalho.
No momento em que é comprovado a depressão causada pelo ambiente de trabalho, a empresa pode indicar a ajuda de profissionais e acompanhar sua evolução. Dessa forma, não há necessidade de afastá-lo 100% do trabalho e ainda dá oportunidade ao funcionário de continuar suas atividades. Tudo isso sem a necessidade de burocracias, afastamentos, demissões e novas admissões.
Solução: Gestão de fatores psicossociais no trabalho
Claro que para todo problema buscamos mostrar uma solução e para um assunto como este não seria diferente. Uma das soluções que ainda não apresentamos é a Gestão de Fatores Psicossociais no Trabalho.
Isso porque, hoje, muitas empresas já trabalham com sistemas de serviços de SST, que visam cuidar de toda a dinâmica de documentos sobre saúde e segurança do trabalho. E, principalmente, de estar a par de como anda a saúde dos funcionários dentro da empresa.
Uma solução importantíssima é investir em treinamento pessoal para o controle da mente e emoções dos colaboradores, um dos treinamentos se chama Treinamento Mind, baseado na meditação.
No entanto, há diversas dicas para reduzir e prevenir a depressão, como:
- Local de trabalho mais descontraído e saudável;
- Dar mais voz aos colaboradores, para que possam se expressar ou mostrar ideias, assim, explorando a criatividade;
- Promover uma maior comunicação entre as equipes, e de forma eficiente;
- Momentos e setores de relaxamento;
- Entre muitas outras possibilidades.
Leia mais conteúdos em nosso blog:
» SOC lança tela de Atestado de Saúde para o leiaute S-2230 do eSocial.
» A simplificação das contratações por meio da Carteira de Trabalho Digital.