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5 dicas de como escolher software para medicina do trabalho

19 de outubro de 2021

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A medicina do trabalho envolve uma série de demandas e de questões que podem ocupar bastante tempo do seu dia a dia. Além disso, é fundamental tomar cuidado para minimizar erros nos processos rotineiros. Uma das formas de fazê-lo, inclusive, é contando com soluções tecnológicas para esse fim.

É essencial, portanto, que você saiba como escolher o melhor software para medicina do trabalho. Então, vamos trazer 5 dicas importantes para auxiliá-lo nessa escolha. Aproveite e tire as suas dúvidas sobre o tema!

1. Avalie as funcionalidades

Um dos primeiros pontos aos quais você deve estar atento para escolher o software para medicina do trabalho envolve as suas funcionalidades. Afinal, a ideia é que ele auxilie no dia a dia, otimizando tarefas, trazendo maior agilidade, permitindo a redução de erros, automatizando os processos, entre outros.

Algumas que são fundamentais para os profissionais dessa área são:

  • as funções relacionadas com Assistência Primária à Saúde (APS);
  • a elaboração de documentos obrigatórios, tais como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, regulamentado pela NR 7), que é integrado ao PPRA, ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), entre outros;
  • a elaboração do relatório anual;
  • o registro de dados atualizados de acidentes, incidentes, análise de agente insalubre, entre outros, seguindo as diretrizes da NR 4;
  • o registro legal da Pessoa com Deficiência;
  • a automação da sala de atendimento, gerenciando a ordem de chegada dos pacientes e a organização da rotina médica e também definindo as prioridades de atendimento;
  • o monitoramento de atestados de saúde e licença médica, bem como a possibilidade de emitir alertas de CID relacionados ao NTEP da empresa;
  • a personalização da ficha do paciente;
  • a simplificação do prontuário eletrônico, com processos automatizados;
  • a gestão de convocação de exames;
  • a organização de campanhas de vacinação;
  • o acompanhamento de qualidade de vida do paciente;
  • o controle de check-up;
  • a centralização de atendimentos assistenciais;
  • a elaboração do PCA Audiometria;
  • o acompanhamento dos indicadores de medicina do trabalho de forma personalizada.

2. Verifique se o suporte da empresa fornecedora funciona adequadamente

Outra questão importante é que você tenha o respaldo da empresa responsável na adoção do sistema. Isso é fundamental, principalmente, quando há qualquer tipo de problema que possa comprometer a sua rotina de trabalho.

Afinal, em um momento desses, é preciso que o sistema seja retomado para que o profissional de medicina do trabalho possa executar as atividades. Imagine se ele precisar ficar inativo justamente no início do seu dia, com a agenda cheia, tendo de remarcar todas as consultas. Não parece nada bom, não é mesmo?

3. Cheque se há possibilidade de integração com outros sistemas

A medicina do trabalho tem interligação com diversas outras áreas da empresa e, portanto, o programa precisa permitir a integração com outros sistemas internos. Por exemplo, o setor de Recursos Humanos deve ter acesso aos laudos, aos exames periódicos, a eventuais problemas com doenças ocupacionais, entre outros.

Essas informações serão muito úteis para que o setor atue de forma eficiente, a fim de gerar medidas importantes para a empresa. Por exemplo, um alto número de afastamentos causados por problemas de saúde mental (como ansiedade, burnout e depressão) pode ser sinal de que há uma necessidade de intervenção imediata sobre o clima organizacional.

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Por exemplo, se os pedidos para sair da empresa ocorrem porque as pessoas não aguentam a pressão, pode ser necessário rever os métodos da empresa sobre como agir em relação a deadlines, processos, prazos, condutas de gestores, entre outros. Tudo isso será realizado pelo RH.

Então, antes que os profissionais de medicina do trabalho enviem a documentação, pode ser interessante contar com um software para medicina do trabalho que permita que os gestores de RH tenham acesso a esses dados, com integração entre os sistemas. Assim, é possível diminuir gargalos e garantir mais eficiência no dia a dia.

4. Veja se ele faz a adequação à LGPD

O software deve também realizar a adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Isso é fundamental porque, desde agosto de 2021, a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados Pessoais) pode sancionar as empresas que não estejam de acordo com a legislação.

Se o seu negócio ou clínica utiliza uma solução que não está adequada, poderá sofrer sérias sanções posteriores. Além disso, pense a quantos dados sensíveis um médico do trabalho tem acesso no dia a dia. Caso essas informações vazem ou sejam obtidas por cibercriminosos, isso pode causar sérios prejuízos tanto para você quanto para a empresa e danos graves para os colaboradores.

5. Escolha um software de uma empresa com a certificação ISO 27001

Se você está em busca de maior segurança no uso do software para medicina do trabalho, é fundamental que ele tenha a certificação ISO 27001. Trata-se de uma norma de Gestão de Segurança da Informação, de forma que a empresa só pode receber o certificado ao adotar a série de normas que são requisitadas.

Quem determina essas diretrizes são especialistas da área, que permitem trazer um maior know-how, garantindo maior eficácia na proteção das informações. Assim, se a solução que você está analisando for certificada com a ISO 27001, isso significa que a companhia fornecedora adota boas práticas ao:

  • definir escopos de Sistema de Gestão de Segurança da Informação;
  • definir metodologias responsáveis por identificação, avaliação e tratamento de riscos da solução;
  • definir o plano de tratamento de riscos;
  • fazer a análise da eficácia das medidas de controles;
  • realizar toda a documentação definida pelo Sistema de Gestão de Segurança da Informação;
  • ter expertise para implementar ações corretivas quando necessário.

Escolher o melhor software para medicina do trabalho é fundamental para você otimizar as suas rotinas e garantir, ao mesmo tempo, segurança nos dados dos pacientes. Por isso, é importante contar com ótimos fornecedores para esse fim. Para isso, conte com o SOC. Temos a primeira solução certificada com a ISO 27001 na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), além de oferecermos todo o suporte necessário para auxiliar no seu dia a dia, evitando interrupções que comprometam a sua rotina.

Quer saber mais? Entre em contato e tire as suas dúvidas com a gente!

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