Blog

O que é Diálogo Diário de Segurança e sua importância para as empresas

9 de janeiro de 2017

Compartilhe

Você sabe o que é DDS na empresa? O principal objetivo dessa reunião diária é conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas de segurança.

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma das ferramentas que complementam a Política de Segurança de uma organização. Seu principal objetivo é conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas de segurança. Entre elas, estão a má postura, as ações de qualidade de vida e a produtividade no trabalho.

Além disso, serve para relembrar a importância da prevenção de acidentes e incêndios. Então, diante da relevância do tema, preparamos este artigo para explicar em detalhes o que é DDS na empresa, quando aplicar e muito mais. Confira!

Afinal, o que é DDS na empresa?

Na prática, o Diálogo Diário de Segurança é um bate-papo diário e de curta duração. Ele não deve ultrapassar 10 minutos e geralmente é conduzido por gestores, técnicos ou engenheiros do trabalho. Durante a conversa, são expostos temas de interesse coletivo.

Os DDSs podem abordar desde a Política de Segurança até o âmbito ocupacional da empresa. Nesse sentido, pode envolver:

Iniciada na década de 90, a ferramenta influenciou outros mecanismos de segurança do trabalho. Alguns exemplos são o Diálogo Diário de Higiene, Segurança e Meio Ambiente (DDHSMA) e o Diálogo Diário de Higiene e Segurança (DDHS). A prática do DDS permite que as áreas conversem entre si.

Seus resultados costumam envolver mais comprometimento dos colaboradores com a política de SST, redução de acidentes, melhoria nos índices de FAP e ampliação da produtividade no ambiente laboral. Com isso, é possível aumentar o nível de satisfação e a segurança das equipes.

Por que o Diálogo Diário de Segurança é tão importante?

O DDS é uma conversa, muitas vezes informal, que ajuda a criar uma atmosfera segura para todos os envolvidos. Isso pode criar uma integração ainda maior entre os funcionários, até mesmo aqueles que não têm um contato direto, aumentando o trabalho em equipe, além do objetivo primário de diminuir o risco de acidentes.

A falta de conhecimento ainda é um dos principais fatores para os acidentes de trabalho. Isso pode ocorrer em duas fases: não conhecer os riscos envolvidos na atividade que está sendo feita, ou em não ter ciência das melhores formas de lidar com determinado problema, caso ele ocorra.

Este é o principal ponto do DDS: trazer conteúdo e uma lembrança diária do que se espera do profissional dentro do ambiente de trabalho, no quesito segurança. É uma maneira de garantir que todos estejam cientes dos riscos e deveres.

Não existe uma NR que explicite a necessidade de implementar uma DDS. Mas há normas que preveem que é necessário expor os funcionários a todos os riscos de seu trabalho. O DDS é um meio simples, rápido e eficaz de fazer isso diariamente, sem cansar o colaborador e ainda promovendo uma cultura organizacional mais positiva.

Fica claro o quão fundamental o DDS é para as empresas quando analisamos melhor a sua importância. Essa medida busca diminuir os riscos de acidentes no trabalho, o que é um motivo muito válido, mas a conversa com a equipe ajuda a estabelecer que esse é um esforço conjunto.

O que a legislação diz sobre o DDS?

A legislação sobre o Diálogo Diário de Segurança varia de país para país. No Brasil, por exemplo, a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12) do Ministério do Trabalho estabelece que as empresas devem realizar diariamente uma reunião de segurança antes do início das atividades, para discutir questões de proteção relevantes ao trabalho.

Além disso, devem manter registros dessas reuniões e promover treinamentos de segurança do trabalho a toda a equipe. Outros pontos da norma incluem necessidade de inspeções periódicas e manutenção adequada de máquinas e equipamentos, bem como uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos trabalhadores.

Dessa forma, é sempre importante que as organizações consultem as leis e os regulamentos relevantes para garantir que estejam cumprindo as exigências legais sobre o DDS.

Quais os benefícios do Diálogo Diário de Segurança?

Essa reunião tem a principal função de educar os trabalhadores a não se descuidarem de qualquer atividade laboral que estejam executando. Por isso, deve ser liderada por um representante da empresa e realizada com a participação de todos os trabalhadores envolvidos nas atividades.

O Diálogo Diário de Segurança tem três objetivos muito claros:

  • Disponibilizar e colher informações com os colaboradores;
  • Conscientizar os participantes de todos os riscos envolvidos na segurança do trabalho;
  • Apontar soluções para possíveis problemas;

A reunião diária é uma forma de deixar todos os participantes cientes dos seus deveres em relação à segurança em determinada função. Assim, podem tomar as melhores medidas para garantir a segurança de toda a equipe.

Esse último ponto é extremamente importante, pois essa disciplina é coletiva. Isso quer dizer que a segurança do trabalho é uma obrigação de todos, o que requer cooperação e uma boa comunicação. Inclusive, este é mais um benefício do DDS: fortalecer a relação entre os funcionários e gerar uma atmosfera positiva de cooperação e trabalho em equipe.

E-Book Cultura de Segurança Horizontal

Como o diálogo envolve diversos membros, muitas vezes de diferentes equipes, pode também ser um momento de aproximação de parte dos funcionários. O ambiente de trabalho tende a ser mais positivo, além de mais seguro.

Confira, a seguir, um resumo das razões para aplicar o DDS na sua empresa.

Maior conscientização sobre segurança

Ele ajuda a promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, aumentando a conscientização dos trabalhadores sobre os riscos e como evitá-los. Sem isso, a empresa pode se ver diante de acidentes e indenizações desnecessárias.

Identificação de questões de segurança

O DDS permite que as questões de segurança sejam vistas e discutidas antes do início das atividades, o que pode ajudar a prevenir acidentes e incidentes de segurança.

Compliance legal

A implementação do DDS pode ajudar as empresas a cumprirem as leis e os regulamentos de segurança do trabalho, evitando multas e outras penalidades.

Quais os temas para DDS que precisam ser abordados?

O DDS envolve uma série de questões além da segurança do trabalho, como sustentabilidade e saúde dos trabalhadores. Listamos, a seguir, alguns fatores que precisam entrar em pauta dentro desses três tópicos:

Segurança no Trabalho

  • Riscos de acidentes: identificação dos riscos presentes no local de trabalho, incluindo os relacionados a máquinas e equipamentos, químicos e incêndios;
  • Uso de equipamentos de proteção individual: esclarecimentos sobre o seu uso correto e a importância de usá-los em todas as atividades;
  • Instruções de trabalho: revisão das instruções, incluindo procedimentos de segurança, para garantir que todos compreendam suas responsabilidades.

Saúde

  • Condições de Trabalho: discussão sobre as condições impostas à equipe, incluindo iluminação, temperatura, umidade, ruído, e como elas podem afetar a saúde do colaborador;
  • Ergonomia: revisão das posturas de trabalho e do uso de ferramentas e equipamentos para garantir que não causem danos à saúde dos profissionais;
  • Saúde Mental: abordagem sobre a importância da saúde mental e como a empresa pode apoiar os trabalhadores para manter uma mente saudável no ambiente laboral.

Meio ambiente

  • Poluição: discussão sobre as fontes de poluição na empresa (emissões, resíduos, ruído etc.) e como minimizá-las;
  • Proteção da Biodiversidade: revisão dos impactos da empresa sobre a biodiversidade local, incluindo a degradação de habitats e a introdução de espécies invasoras, além de como diminuir essas ações;
  • Sustentabilidade: tópico sobre como a organização pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, como a implementação de práticas verdes e a adoção de tecnologias limpas.

Como fazer um Diálogo Diário de Segurança?

Para que o DDS tenha sucesso, é preciso que todos entendam perfeitamente o motivo pelo qual ele será feito. Por causa disso, é fundamental esclarecer para a equipe o local, o horário e, principalmente, o motivo e o objetivo da reunião.

Pelo fato de ser diária, e por ter uma duração tão curta, os colaboradores podem não perceber a importância da reunião. Por isso, cabe aos gestores e aos responsáveis esclarecerem por que esse processo é tão importante.

Traga um contexto para as reuniões

Um bom primeiro passo é trazer um contexto para as reuniões. Nesse sentido, devem ser abordadas as funções e condições de trabalho de cada um, contextualizando em relação aos riscos que podem ser encontrados diariamente.

Para complementar esse aspecto, o ideal é ter alguns exemplos bem próximos. Podem ser discutidos casos e apresentadas as consequências de acidentes provocados por eles. Os exemplos também podem ser positivos, como outras empresas e setores que apresentam soluções de segurança interessantes.

Use uma linguagem acessível

É importante também manter a linguagem da reunião o mais simples possível. O objetivo é fazer com que todos entendam perfeitamente as suas atribuições e os seus deveres de segurança. Por isso, é essencial evitar termos técnicos e investir em um português mais acessível.

Seja breve

A linguagem acessível contribui, inclusive, para a brevidade da reunião. O objetivo é que ela seja extremamente rápida, como dissemos, não superando os 10 ou 15 minutos. Caso se estenda, o encontro pode ficar maçante, o que torna mais difícil prender a atenção dos funcionários.

Documente os pontos discutidos

Outra recomendação é contar com uma espécie de ata, que permita documentar os pontos discutidos na reunião. Além de ser uma forma de controlar melhor o que foi dito, essa prática permite registrar as opiniões dos colaboradores, de modo a decidir quais ações devem ser implementadas.

Estimule a participação de todos

É preciso que a gestão e a direção trabalhem para encontrar as melhores soluções para todos os envolvidos, o que significa que a participação de cada um deles é vital. Sendo assim, procure motivá-los não somente a marcarem presença na reunião, mas a participarem ativamente, porque esse processo é fundamental para a empresa.

Portanto, com esta leitura, você compreendeu o que é DDS na empresa, quando e como aplicar com eficiência. Além disso, entendeu quais são os principais benefícios dessa prática e aprendeu mais sobre o seu regulamento.

Agora, pode compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar a atingir mais pessoas!

Leia mais em nosso blog:

» As características de um profissional de SST de sucesso

» Prevenção de riscos e acidentes: saiba como um software de SST pode auxiliar

» O que é a experiência do funcionário? Veja por que é importante

EBook CTA - Horizontal

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback