Blog

Por que é tão importante cuidar da saúde mental no trabalho?

17 de junho de 2022

Compartilhe

Cuidar da saúde mental no trabalho nunca foi tão importante quanto atualmente, afinal, trata-se de um ambiente que precisa gerenciar adequadamente as pessoas que possam ter questões adversas externas que despertem esses problemas e evitar que o próprio ambiente organizacional propicie doenças dessa natureza. E precisamos lembrar que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no trabalho.

Um dado impressionante, segundo pesquisa da Isma-BR, é que apenas 18% das empresas mantêm um programa específico para este fim: tratar da saúde mental dos seus funcionários. Isso significa que as organizações, em sua maioria, deixam essas questões de lado, ignorando os impactos significativos que essa postura pode trazer. Além disso, quando consideramos um cenário de pandemia, as consequências podem ser ainda mais significativas.

Por isso, é fundamental que você saiba identificar os motivos pelos quais esses cuidados precisam ser implementados no seu negócio. Quer saber mais sobre saúde mental no trabalho? Continue lendo e tire as suas dúvidas.

O que é saúde mental?

É muito comum associar saúde mental com “doença mental”. No entanto, a expressão implica na ausência de doenças mentais, ou seja, em ser mentalmente saudável. A saúde mental está relacionada à maneira como uma pessoa reage às adversidades e exigências da vida e à forma como consegue harmonizar suas capacidades, ambições, emoções, ideias etc.

Estas pessoas reagem da melhor maneira possível a emoções como frustração, tristeza, raiva, entre outros sentimentos. Além disso, elas contam com satisfação pessoal ao perceber que estão fazendo suas atividades de forma correta, têm autonomia, competência, percepção do seu potencial intelectual, sabem trabalhar em equipe e conhecem seu potencial emocional.

Assim ter saúde mental é:

  • saber lidar com as emoções (boas e desagradáveis);
  • estar bem consigo mesmo e com os outros;
  • ter capacidade de superação (resiliência);
  • buscar ajuda quando necessário;
  • aceitar as adversidades da vida;
  • reconhecer seus limites.

Quais os impactos das doenças mentais para as empresas?

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) avaliou os impactos dos problemas mentais para as companhias. Os resultados estão a seguir!

Dados sobre a saúde mental no trabalho

O CDC trouxe dois números expressivos sobre a saúde mental no trabalho, como:

  1. A depressão interfere na capacidade de realizar tarefas físicas em aproximadamente 20% das vezes que as tenta realizar, bem como reduz o desempenho cognitivo (capacidade de pensar e compreender) em 35% das vezes.
  2. Somente 57% dos colaboradores que dizem ter depressão moderada e 40% dos que têm depressão grave conseguem se tratar para minimizar sintomas depressivos.

O segundo dado se dá por vários problemas, como dificuldade de acesso a um médico psiquiatra por não ter um plano de saúde, além das dificuldades pessoais em priorizar a saúde mental.

Segundo a publicação “Out of the shadows: making mental health a global development priority ” (traduz-se como “Fora das sombras: tornando a saúde mental uma prioridade de desenvolvimento global”), acredita-se que pelo menos 10% da população mundial possui algum transtorno mental e que — pasme! — 20% das crianças e adolescentes (mão de obra do futuro) são afetados. Ainda de acordo com o estudo, em 2010 o custo global desses transtornos foi em torno de US$ 2,5 trilhões e, em 2030, poderá chegar aos US$ 6 trilhões.

Já no Brasil, um levantamento recente sobre o tema publicado na Secretaria da Previdência, a depressão é a principal causa de pagamento de auxílio-doença não oriundo de acidentes de trabalho, chegando a 30,67%, seguido por outros transtornos ansiosos, com 17,9%.

Saúde mental comprometida gera custos às empresas

Uma informação é fundamental para as empresas: estudos mostram que, mesmo após considerar outros riscos à saúde, como obesidade e tabagismo, os funcionários com alto risco de depressão foram mais custosos à empresa ao longo de três anos. Funcionários com a saúde mental comprometida se tornam um custo muito elevado para as empresas.

A companhia ainda demonstra que a saúde mental dos funcionários está intimamente ligada ao aumento de produtividade e desempenho em suas funções. Segundo eles, as condições que afetam negativamente o equilíbrio psíquico refletem em certos indicadores para os recursos humanos, como:

  • capacidade física e desempenho diário;
  • comunicação com colegas de trabalho;
  • engajamento com suas funções.

Assim, as medidas preventivas e de tratamento precisam ser vistas como um investimento. Isso porque, além de ter funcionários saudáveis e, assim, mais produtivos, a maior produtividade, a diminuição do absenteísmo e todos os outros fatores que favorecem a saúde dos colaboradores se revertem a médio e longo prazo, em mais resultados para as empresas.

Como trabalhar a saúde mental nas empresas?

Atualmente, muitas empresas afirmam se preocupar com o bem-estar dos seus funcionários, mas falta para muitas delas descobrir com o que eles estão ou não satisfeitos. Com isso em mente, o CDC em conjunto com diversas associações de saúde mental dos EUA, propôs medidas para favorecer o bem-estar dos funcionários das empresas. São elas:

  • treinar gestores para ajudá-los a reconhecer sinais de estresse e depressão em si mesmo e nos membros de sua equipe, incentivando-os a buscar ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou ambos;
  • oferecer exames médicos para o diagnóstico de problemas de saúde mental, seguidos de um feedback direcionado e encaminhamento clínico;
  • ofertar um plano de saúde gratuito ou de baixo custo para o tratamento médico, psicológico e medicamentoso para questões mentais;
  • promover treinamentos focados em comportamentos visando a melhora do estilo de vida, aconselhamento e programas de autogestão;
  • distribuir material didático aos colaboradores sobre os sinais de distúrbios de saúde mental, além das oportunidades de tratamento;
  • realizar rodas de conversa abordando técnicas de gerenciamento estresse, como exercícios respiratórios e meditação;
  • permitir que os colaboradores participem de decisões relacionadas a questões que afetam o estresse no trabalho;
  • oferecer ferramentas de autoavaliação de saúde mental a todos os colaboradores de todas as hierarquias;
  • disponibilizar espaços para atividades de relaxamento e jogos em grupo.

Por que é tão importante cuidar da saúde mental no trabalho?

A seguir, mostramos a real importância de manter a saúde mental no ambiente de trabalho.

Diminuem as chances de doenças mentais

Um dos primeiros pontos que precisamos reconhecer é: doenças relacionadas à saúde mental existem e podem afetar os processos internos da sua empresa. Assim, os cuidados com essa parte podem agir de forma genuinamente preventiva para garantir o bem-estar dos envolvidos. Algumas das doenças mais comuns no ambiente organizacional são:

Quando a empresa se dedica a essas questões, pode conseguir evitar que essas doenças acometam os colaboradores e levem ao desenvolvimento de quadros que gerem:

  • aumento no absenteísmo (faltas);
  • queda no rendimento;
  • pedidos de demissão;
  • entre outras questões;
  • afastamentos.

Aumentam a motivação dos colaboradores

Os cuidados com a saúde mental no trabalho estão relacionados não só à prevenção de possíveis doenças, mas também à promoção de qualidade de vida e bem-estar. De uma forma mais simples, eles ajudam a evitar complicações e trazer boas sensações para os seus colaboradores.

CTA - Ebook Grátis

Ambientes saudáveis nesse quesito permitem que os colaboradores se sintam mais motivados. Pense em como você exerce as suas atividades laborais quando está tranquilo e feliz e quando está sob pressão e estresse constante. A diferença é gritante, não é?

Em um local saudável, as pessoas se sentem mais bem cuidadas e motivadas, principalmente, porque têm a sensação de que a empresa se importa não só com os resultados pretendidos, mas também com o bem-estar de todos.

Além disso, medidas importantes como o incentivo à prática de atividades físicas mexem com o lado motivacional das pessoas, fazendo com que isso se estenda ao ambiente laboral.

Possibilitam aumento na produtividade

Há uma relação direta entre saúde e produtividade, inclusive com relação à saúde mental. Dessa forma, quanto maior for a qualidade de vida do funcionário, maiores serão as chances de ele se dedicar ao trabalho e, assim, aumentar a produtividade no dia a dia.

Vamos a um exemplo? Uma pessoa com muita ansiedade tende a ter sérios problemas com insônia, ou seja, não descansa adequadamente. Com isso, ela tem menor capacidade de concentração e, consequentemente, pode demorar mais tempo para concluir uma tarefa.

Além disso, a tendência é que mais erros aconteçam, gerando retrabalho. Portanto, para evitar isso, é fundamental zelar pelo bem-estar mental dos funcionários.

Melhoram o clima organizacional

Outro ponto importante é com relação às pessoas que estão passando por problemas de saúde mental que tendem a sofrer com alterações de humor, impaciência e estresse. Com isso, há mais chances de conflitos internos, que prejudicam tanto o clima organizacional como o trabalho em equipe.

Vamos a outro exemplo? O seu gestor está com síndrome de Burnout e a exaustão faz com que ele perca a paciência no ambiente laboral mais facilmente, expressando-se de forma inadequada com os seus colaboradores. Os times podem se sentir incomodados com a abordagem e adotar um posicionamento mais reativo diante das ações do líder.

Com isso, também há a sensação de que o ambiente organizacional está gerando pressão excessiva. Assim, o clima organizacional sofre sérios impactos ao longo do tempo, que podem ser difíceis de reverter. Além disso, essa dinâmica pode levar ao adoecimento dos demais colaboradores. Por isso é tão importante ter cuidados com a saúde mental no trabalho.

Evitam o estresse e a irritabilidade

O estresse e a irritabilidade podem ser consequências de um ambiente pouco propício para manter a qualidade de vida e a saúde mental. Com isso, pode acontecer:

  • piora dos cenários de desmotivação;
  • sérios problemas de coesão social;
  • prejuízo das interações sociais;
  • conflitos entre colegas.

Além disso, a convivência com ambientes e relações estressantes pode levar ao desenvolvimento de quadros agudos de doenças de saúde mental — cujo tratamento e retomada da funcionalidade podem ser a longo prazo, exigindo o afastamento das pessoas do quadro de funcionários.

Ademais, ainda que não haja prejuízos imediatos para a saúde mental dos colaboradores, poucas pessoas conseguem sentir-se à vontade para permanecer nos seus postos de trabalho caso estejam estressadas ou constantemente irritadas. Isso aumenta, por exemplo, as taxas de absenteísmo e turnover, que podem sair caras para a sua empresa.

Aumentam a capacidade de concentração

Como mostramos, muitas das questões ligadas à saúde mental influenciam consideravelmente a concentração no dia a dia. Afinal, vários dos problemas estão correlacionados com distúrbios de sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, entre outros.

Estes sinais podem potencializar as chances de falhas no dia a dia, gerando transtornos desde a necessidade de retrabalho a até prejuízos severos para a empresa. Por exemplo, um colaborador que submete dados inconsistentes no eSocial, por estar desconcentrado, pode causar sanções futuras por problemas com a Receita Federal.

Com essas informações, você consegue entender o quanto é importante manter a saúde mental no trabalho, não é mesmo? Para incentivá-la, algumas medidas importantes são:

  • capacitar os gestores para reconhecer situações de problemas de saúde mental;
  • aliviar a pressão das atividades internas quando possível;
  • desenvolver campanhas internas de conscientização;
  • ter um profissional de saúde mental internamente;
  • ter momentos de relaxamento durante o trabalho;
  • incentivar a prática de exercícios físicos.

Como o “Abril Verde” pode auxiliar nesse sentido?

No mês de abril acontece o Movimento Abril Verde, criado para conscientizar com relação à segurança e saúde no trabalho. Com relação à saúde mental no trabalho, o movimento mostra que as atividades laborais são elementos-chave para o bem-estar, inclusive o mental.

Isso acontece porque o trabalho está no centro da vida contemporânea, por possibilitar identidade pessoal e social, segurança financeira, além de contribuir para a comunidade. Além disso — favorecendo ainda mais a saúde no trabalho—os novos ambientes corporativos contam com novas tecnologias.

No entanto, também temos o lado negativo da vida profissional moderna, com grande competitividade, cobrança de metas cada vez maiores, além da grande concorrência global. Ou seja, com relação à saúde mental, o mundo moderno trouxe benefícios à saúde, mas também infortúnios. É por isso que conscientizar as empresas sobre estes aspectos é muito importante. Ah, e tem também o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, saiba mais sobre ele no artigo: “Precisamos falar de saúde mental nas empresas”.

Esperamos que as informações do nosso texto sobre saúde mental no trabalho seja útil tanto para funcionários, quanto para os médicos que atuam para as empresas e, enfim, para todas as companhias e demais pessoas que compreendem que apenas com a saúde mental em dia é possível realizar um trabalho com a máxima eficiência. O SOC acredita nisso nas suas soluções de Gestão de Saúde Ocupacional. Além disso, criamos um material para que a sua empresa possa promover a saúde mental na pandemia.

Agora, para continuar vendo artigos importantes como esse, siga a SOC nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, e no canal do YouTube.

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback