Blog de SST

Qual a rotina de um Técnico de Segurança do Trabalho?

9 de maio de 2025

Blog de SST

Compartilhe

Um Técnico de Segurança do Trabalho desempenha diversas funções importantes dentro de uma corporação. Entenda o seu dia a dia.

Os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho são os responsáveis por garantir a integridade física e mental dos trabalhadores em um ambiente laboral, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Seus deveres são vastos e cruciais para o bem-estar dos colaboradores e para a conformidade legal das empresas. No entanto, sua rotina é pouco comentada. Como inicia o seu dia a dia? O que não pode faltar no seu checklist diário? Qual é a ordem de prioridade? Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre esta área e este trabalho tão importante.  

>> Profissional de SST: como se destacar nessa área? Veja cursos  

Quais são as atividades que o Técnico de Saúde e Segurança do Trabalho realiza diariamente?  

A rotina diária de um Técnico em Segurança do Trabalho (TST) é bastante dinâmica e pode variar dependendo do setor da empresa e das necessidades específicas do momento. No entanto, algumas atividades são comuns e essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Podemos dividi-las em algumas categorias: 

Acompanhamento 

  • Inspeções e monitoramento: o técnico costuma diariamente realizar inspeções diárias nos locais de trabalho para identificar condições inseguras, atos inseguros e garantir o cumprimento das normas de segurança. Alguns desses monitoramentos incluem verificar o uso correto de EPIs, inspecionar extintores, sistemas de alarme de incêndio e garantir que todos os equipamentos de segurança estejam em boas condições de funcionamento e dentro da validade. 
  • Realizar toda documentação: o profissional deve registrar as inspeções realizadas, as não conformidades encontradas e as ações corretivas implementadas. Além de auxiliar na criação e revisão dos procedimentos de segurança, análise de risco, permissões de trabalho e quaisquer outros documentos relacionados à SST. 
  • Investigação de acidentes e incidentes: o técnico deve participar da investigação de acidentes de trabalho e quase acidentes para identificar as causas e propor medidas preventivas.  

Treinamento e Conscientização: 

  • Diálogos Diários de Segurança – DDS: o profissional deve conduzir conversas curtas e diárias com os trabalhadores sobre diferentes temas que envolvam segurança e que sejam relevantes para suas atividades do dia.  
  • Treinamentos: embora possa não estar diariamente em seu trabalho, ocasionalmente o TST deve elaborar e ministrar treinamentos específicos sobre normas de segurança e procedimentos de trabalho seguros.  

Outras participações 

Além destas atividades que fazem parte do dia a dia do técnico de Saúde e Segurança do Trabalho, o profissional deve supervisionar atividades consideradas de alto risco, como trabalhos em altura, espaços confinados e com eletricidade. Além disso, deve prestar primeiros socorros em caso de acidentes e auxiliar na coordenação de planos de emergência. 

E um papel importante de ser mencionado é a colaboração com outros setores da empresa, como o de recursos humanos, manutenção de equipamentos e produção, para integrar a segurança em todas as atividades da empresa.  

Responsabilidade legal do Técnico de Segurança do Trabalho – Normas Regulamentadoras 

A responsabilidade do Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho (TST) sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) é fundamental e abrangente. Ele atua como um elo crucial entre as exigências legais e a sua aplicação prática no ambiente de trabalho. O TST deve conhecer profundamente as NRs aplicáveis à sua área de atuação, acompanhando as atualizações, revisões e novas normas publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

>> Documentos de SST: Quais você deve conhecer obrigatoriamente?  

O profissional deve monitorar e garantir que as atividades da empresa sejam realizadas em conformidade com as NRs, identificando desvios e propondo ações corretivas.   

>> Atenda as Normas Regulamentadoras e faça uma gestão eficiente 

O futuro do trabalho dos técnicos e engenheiros de SST: Inteligência Artificial 

A IA está transformando a forma como os engenheiros e técnicos de segurança trabalham, permitindo que eles identifiquem riscos com mais precisão, otimizem processos e tomem decisões mais assertivas. Ao adotar essas tecnologias, as empresas podem criar ambientes de trabalho mais seguros, eficientes e sustentáveis. 

Para os próximos anos, há uma tendência de um grande aumento da tecnologia nos processos em diversas áreas. Como por exemplo, na parte de análise preditiva, a IA poderá analisar dados e históricos de equipamentos para prever falhas e programar manutenções preventivas, aumentando confiabilidade nas máquinas. Ainda, quando se trata de riscos, será possível identificar padrões em históricos de acidentes e incidentes para prever riscos e tomar medidas preventivas, como a identificação de áreas perigosas e uma planta industrial. 

Leia mais: Como a IA pode auxiliar engenheiros e técnicos de SST  

SIA – A inteligência Artificial do SOC 

O SOC é o maior software de saúde e segurança do trabalho, e gerencia mais de 40% da CLT atualmente, com 17 milhões de vidas ativas. E para ajudar os milhares de profissionais que trabalham com o sistema, lançou a SIA. E agora, os clientes ganharam otimização em processos, como: 

  • Análise de Resultados de Exames; 
  • Preenchimento Automático de Resultados; 
  • Análise de Ficha Clínica; 
  • Ficha Clínica Personalizada; 
  • Análise de Consulta Assistencial; 
  • Sugestão de Perigos/Fatores de Risco; 
  • Sugestão de Textos Detalhados; 
  • Sugestões de Preenchimento de Campos de Risco. 

O tempo de trabalho poderá ser reduzido, e com isso, o profissional ganha e a empresa também. 

 Eficiência: A automação e análise rápida de dados permitem que os profissionais se concentrem mais no atendimento ao colaborador. 

  • Precisão: A SIA reduz o risco de erros humanos na interpretação de dados e no preenchimento de informações. 
  • Apoio à Decisão: Com análises detalhadas e sugestões de riscos, os profissionais têm acesso a informações que apoiam decisões clínicas mais precisas. 
  • Economia de Tempo: A agilidade nas análises e preenchimentos automáticos libera tempo valioso para os profissionais de saúde. 

 A SIA é uma solução poderosa que visa transformar a maneira como os serviços de saúde são prestados, promovendo um atendimento mais eficaz e centrado no colaborador. 

 >> Conheça a SIA – A primeira inteligência artificial de SST do Brasil 

 Procurando um Software para Gestão de SST? Conheça o SOC 

Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho. 

>> Conheça o SOC 

A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701. 

Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento. 

 Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades. 

 300 funcionalidades para Gestão de SST completa. 

 O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC: 

  • SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar. 
  • Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos. 
  • Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado. Onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro. 
  • Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH. 

Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn  

 

Comentários

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback