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Acidentes ocupacionais: empresas devem redobrar os cuidados com os trabalhadores em ambientes de trabalho

1 de outubro de 2019

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A preocupação com a Saúde e Segurança dos funcionários é um grande diferencial para que as empresas brasileiras possam prevenir doenças e acidentes ocupacionais. Confira algumas medidas preventivas abaixo.

Acidentes ocupacionais e os cuidados necessários com os trabalhadores

Atualmente, o Brasil continua em 4º lugar no ranking de acidentes ocupacionais. E, por isso, a Secretaria da Saúde fez um alerta sobre os riscos de eventuais acidentes ocupacionais a fim de incentivar as empresas a tornar a vida do trabalhador como uma prioridade no dia a dia organizacional.

Isso porque, segundo a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho, Simone Alves dos Santos, afirma que os riscos à saúde dos trabalhadores estão em diversos fatores, como:

  • Na exposição às matérias-primas;
  • Nas condições das edificações e das instalações de trabalho;
  • Na utilização dos equipamentos;
  • Na manipulação das ferramentas e instrumentos;
  • No processo de produção do alimento.

Medidas de prevenção de acidentes ocupacionais

No entanto, tudo isso pode ser evitado! Basta que a empresa adote medidas bem simples na forma de organizar o ambiente de trabalho.

É indispensável, por exemplo, a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) e Coletivas (EPC) adequados para os trabalhadores de acordo com suas atividades e área de atuação.

Manter a manutenção do escritório sempre em dia, também é essencial. Afinal, os pisos devem estar limpos e tanto escadas, rampas e corredores precisam estar em bom estado de conservação e, se possível, até com proteção de material antiderrapante.

Obedecer às regras de segurança também é uma simples forma de cuidar dos trabalhadores durante a realização das atividades diárias. Para isso, os trabalhadores precisam de espaço para circularem com segurança entre as máquinas e equipamentos. Os hidrantes e extintores devem estar com sinalização adequada e em locais de fácil acesso.

Locais e atividades insalubres

A saúde e a segurança dos trabalhadores devem ser redobrados, principalmente, em empresas que exercem atividades consideradas insalubres. Já que, nestes casos, os funcionários estão expostos à agentes nocivos, como ruídos, vibrações, calor, frio e entre outros.

As operações insalubres estão listadas na Norma Regulamentadora (NR) 15, uma das 36 criadas para complementar o capítulo V da CLT sobre segurança e da medicina do trabalho. De forma geral, elas previnem a ocorrência de doenças e acidentes ao determinar que as empresas tomem certas medidas.

Dentro das 36 Normas Regulamentadoras feitas para segurança e medicina do trabalho, temos a nº 15, que ainda não passou por nenhuma mudança durante as atualizações que tem ocorrido nas NRs. E é nesta Norma que estão listadas as operações insalubres. Elas, de forma geral, previnem ocorrências de doenças e acidentes, determinando que as empresas tomem medidas.

O que são as atividades insalubres?

São todas as atividades que expõe os trabalhadores à agente nocivos, que passem dos limites permitidos pelo Ministério do Trabalho, deixando em risco a saúde dos funcionários.

A caracterização de um local e atividades insalubres e perigosas é feito pela perícia, cargos médicos ou engenheiro do trabalho, segundo normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Locais de trabalho seguros e saudáveis

Além dos cuidados com a saúde e segurança dos funcionários, é importante prestar atenção na saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Isso auxilia também à reduzir afastamentos por doenças ou acidentes ocupacionais.

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Portanto, dentro do local de trabalho, deve haver o sentimento de pertencimento a uma parte social, já que as pessoas precisam conviver entre elas, mesmo que seja o mínimo. Estando ligadas por um mesmo propósito, já que estão trabalhando em um mesmo local.

Dessa forma, além de se sentir parte da empresa, investir no bem-estar do funcionário, faz com que ele produza mais, de forma mais criativa e com mais potencial.

Investimentos pensando na saúde e segurança dos funcionários:

Pensando nisso, a empresa pode investir também em formas criativas de manter a saúde mental dos trabalhadores.

  • Espaços de descompressão:

Possuir um espaço em que os funcionários possam relaxar e dar um intervalo de todos os problemas, planilhas e pressão. Podendo ouvir músicas, ler livros, conversar ou tomar um café somente para descontrair.

  • Incentivo de crescimento:

Investimento em cursos ou especializações para os funcionários. Assim eles sentirão que há confiança e se sentem motivados a dar resultados para a empresa.

  • Ergonomia do trabalho:

A saúde e segurança dos funcionários não é só sobre estar em um local limpo ou o uso dos EPIs. É importante estar atento até em cadeiras, apoios de teclado, mouse ou apoio de pés.

  • Demonstrar respeito:

Nenhum funcionário gosta ou merece ser tratado de forma desrespeitosa. Sendo assim, além de compreensão e respeito, o mínimo que se espera é algum feedback em relação ao trabalho que está sendo realizado.

  • Exames periódicos:

É importante que os funcionários façam os exames periódicos para saber se algo dentro do ambiente de trabalho pode estar prejudicando-o. Seja por esforços repetitivos ou algum fator psicológico.

  • Diversidade:

Ter uma empresa repleta de pessoas de perfis variados. De diversos tipos de grupos.

  • Conversa e diálogo:

Esteja sempre disposto a conversar com os funcionários para saber sobre suas dificuldades e sobre o que está dando certo. Assim, você também passará confiança.

Esses são só alguns tópicos para a melhoria no ambiente de trabalho, oferecendo conforto aos colaboradores e, junto a isso, uma maior produtividade.

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Saiba sobre outros conteúdos em nosso blog:

» Reduzir os índices de afastamentos: 7 dicas para sua empresa
» Segurança do trabalho no Brasil: entenda como ela é regulamentada no Brasil
» Promoção de Saúde no Trabalho: 5 ações para colocar na prática

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