Blog

Manuais de uso do SOC auxiliam na utilização do sistema

28 de junho de 2022

Compartilhe

Saiba mais sobre os Manuais de Uso do SOC e a equipe que desenvolve estes materiais de apoio e visam facilitar o dia a dia dos usuários.

 Com o objetivo de auxiliar e simplificar o uso do sistema SOC para todos os usuários, a equipe responsável pelo Centro de Recursos de Conhecimento (CRC) trabalha arduamente para disponibilizar inúmeros manuais de uso na Central de Ajuda do SOC.

Manual de Uso do SOC

 No SOC, os manuais de uso começaram a ser produzidos na metade de 2014. O diferencial proposto é disponibilizar materiais com partes técnicas, mas com uma linguagem simples e de fácil entendimento para os usuários.

Os manuais simplificados são dinâmicos e modificados a cada nova atualização nos respectivos módulos do sistema. Neles, é possível encontrar explicações detalhadas dos procedimentos, com imagens ilustrativas e capturas de tela para que o usuário possa seguir o passo a passo.

Como os manuais de uso são elaborados?

Uma dessas formas de documentar é justamente o manual, esse manual é colocado na tela explicando como usar as ferramentas do SOC. Tudo isso nasce de uma forma muito empática, pensando se os nossos usuários quando forem ler o conteúdo conseguirão fazer o uso da tela com base no manual.

Para que servem os manuais de uso?

Os manuais servem para que os usuários quando forem ler, entendam o que é para ser feito e qual é o resultado esperado.

O objetivo do CRC é que o usuário não tenha dúvidas e não precise abrir um chamado no suporte, eles querem dar autonomia para que ele consiga executar determinada função, esse é o objetivo número 1 da equipe.

Como surge inspiração para os temas?

“Não nos inspiramos, na verdade recebemos demandas do desenvolvedor, do suporte quando a equipe vem apontando uma melhoria ou com algum tema do mês que ficou bem em alta entre eles. Com isso, o CRC faz uma revisão em cima da documentação para ver se é possível alguma melhoria que minimize os chamados existentes. Acontece também as questões dos bugs que exige uma série de verificação de regras que tratam de melhoria contínua”. Disse Edeilza Ramos, coordenadora de Tech Writer.

Existe um manual para cada módulo do SOC?

Não existe apenas um manual para cada módulo, muitas vezes um módulo ou uma tela precisam de um conjunto de manuais. Por exemplo, para documentar o GRO/PGR existem 12 manuais, para documentar o e-social são mais de 30 manuais e assim por diante.

Como o SOC te auxilia no envio de dados para o eSocial 

Um exemplo disso são os manuais que auxiliam o usuário SOC a enviar os leiautes de SST para o eSOCial, de acordo com as soluções oferecidas pelo sistema.

Isso porque o SOC conta com três soluções específicas para atender ao eSocial, são elas: Portal eSOCial, integração com outros sistemas e mensageria própria, que se conecta diretamente com a plataforma do Governo Federal.

Antes do envio para a plataforma do governo, você pode validar todos os leiautes registrados. Seja qual for a melhor solução para a sua empresa, o SOC garante segurança e agilidade em todos os processos. Nós temos uma Central de Conhecimento específica para o eSocial, lá você encontra todos os materiais e informações importantes sobre esse assunto, o objetivo é de ajudar nossos usuários e eliminar todas as dúvidas o mais rápido possível.  Todas as soluções são encontradas na seção eSocial do nosso site.

» Veja os materiais de conhecimento exclusivos sobre GRO e PGR no SOC.

» eSOCial: Conheça os canais de conhecimento do SOC.

Conhecimento também é propagado no YouTube

 O SOC possui um canal oficial com vários vídeos exclusivos disponíveis no Youtube, que é separados por playlists sobre diversos temas importantes. Uma delas é exclusiva para eSOCial.

Os conteúdos do canal são totalmente gratuitos e permitem interatividade com os comentários.

» Clique aqui para acessar o canal do SOC no YouTube!

 

Gostou deste conteúdo? Então, leia também:

» Materiais exclusivos sobre eSocial no SOC

» Confira o posicionamento do SOC em relação ao eSocial Simplificado

» 4 Coisas que você precisa saber sobre a fiscalização de eSocial.

 

Acompanhe o SOC nas redes sociais e fique por dentro das novidades na área de SST: FacebookInstagramLinkedInYouTube e Twitter.

Comentários

Para comprar soluções SOC

Whatsapp

Converse conosco para comprar soluções SOC.

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback