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Quais são os profissionais da área de saúde ocupacional e suas importâncias

17 de agosto de 2022

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Você conhece as principais profissões da área de saúde ocupacional? As empresas atualmente prezam bastante pela saúde de seus colaboradores e os enxergam como uma engrenagem principal dos negócios.

Com o objetivo de mantê-los produtivos e motivados nas respectivas funções, é necessário cuidar frequentemente da saúde mental e física dos funcionários, e proporcionar a eles o atendimento de profissionais capacitados.

Sabendo disso, confira o nosso artigo a seguir e descubra quais são esses cargos, quais suas funções, principais ações da saúde ocupacional e importâncias para garantir a vitalidade do trabalhador nas empresas.

A saúde ocupacional no Brasil

O ambiente profissional de qualidade é aquele que prima pelo bem-estar e a prevenção de riscos e acidentes dos seus colaboradores. Aliás, uma política de prevenção adequada de acidentes tem sido bastante valorizada, inclusive pelos clientes e consumidores dos produtos.

Por outro lado, existem diversos regramentos nacionais e internacionais que estabelecem que é dever da empresa evitar riscos e acidentes aos seus funcionários.

Por conta disso, o Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu diversas normas regulamentadoras, com o intuito de regulamentar os requisitos mínimos que a empresa deve cumprir para prevenir riscos e acidentes no seu âmbito. Entre as mais famosas e importantes está a NR-04 do MTE.

Esta norma regulamentadora estabelece a necessidade da empresa manter em seus quadros um serviço especializado em engenharia e medicina do trabalho, que é composto por diversos profissionais especializados na saúde ocupacional.

O Brasil começou a ter resultados satisfatórios após a Secretaria do Trabalho instituir políticas públicas de fiscalização. Contudo, nos últimos 10 anos, foram registrados mais de 22.000 óbitos no mercado de trabalho e no ano de 2021 houve um acréscimo de 30% em relação a 2020.

O que é o sistema SESMT e para o que serve?

O Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) é composto por profissionais especialistas tanto da área de saúde como de engenharia na saúde ocupacional.

Sendo que é dever da empresa contratar de acordo com as regras estabelecidas na NR-04 referentes ao número de profissionais da área de saúde ocupacional necessários em relação ao risco da companhia e o número de colaboradores.

Os profissionais da área de saúde ocupacional que integram a SESMT têm como principal função minimizar ou eliminar os riscos ambientais existentes no local de trabalho. Entre suas funções temos:

  • elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais (PPRA), em que ficam descritos os riscos e equipamentos de proteção individual e coletivo que devem ser utilizados, tudo de acordo com o estabelecido a NR-09;
  • fiscalizar os diversos setores da empresa e se os funcionários estão utilizando os EPIS indicados;
  • promover a conscientização e a orientação dos colaboradores da necessidade de se prevenir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho;
  • elaborar relatórios sobre os afastamentos, acidentes e demais condições do ambiente de trabalho;
  • elaborar e executar do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), de acordo com as regras estabelecidas na NR-07;
  • realizar junto com a CIPA (Comissão interna de Prevenção de acidentes) a Semana interna de Prevenção de acidentes no Trabalho (SIPAT), anualmente.

Qual é a importância de manter os profissionais da área de saúde ocupacional?

Manter em seus quadros os profissionais da área de saúde ocupacional é importante não só para cumprir as normas relativas à Segurança do Trabalho, mas também por diversos outros fatores, entre eles:

  • são profissionais habilitados e preparados para cumprir as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego de maneira correta e legal;
  • evitam que a empresa tenha que arcar com multas e sanções dos órgãos administrativos (Secretaria do Trabalho ou Ministério Público do Trabalho);
  • atuam diretamente na prevenção e controle de riscos, diminuindo ou eliminando a sua ocorrência;
  • são fundamentais para a gestão da saúde e segurança no ambiente da empresa;
  • fazem o trabalho de conscientização dos colaboradores;
  • tornam o ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

» Gestão de segurança e saúde ocupacional: da importância à aplicação nas empresas.

Quais são os profissionais da área de saúde ocupacional que integram o SESMT?

De acordo com a Norma Regulamentadora N.º 4 do MTE são sete profissionais da área de saúde ocupacional que fazem parte do SESMT, em número de acordo com o quadro II da NR Nº 4.

Médico do Trabalho

O médico do trabalho é um profissional especialista na área de medicina ocupacional ou do trabalho, e tem como principais funções:

  • emitir o atestado de saúde ocupacional admissional, periódico e demissional (ASOs);
  • emitir o atestado admissional;
  • realizar os exames periódicos necessários ou determinar o encaminhando para clínicas especializadas em caso de exames complexos;
  • emitir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • estabelecer o PCMSO de acordo com os setores e condições da empresa.

» A importância do Médico do Trabalho para a área de SST.

Enfermeiro do Trabalho

O Enfermeiro do Trabalho é o enfermeiro especializado em medicina do trabalho que realiza um curso específico para tanto. Tem como principais funções:

  • proteção da saúde dos funcionários, focando na segurança e higiene no local de trabalho;
  • diminuição da periculosidade e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Técnico em Enfermagem do Trabalho

O Técnico em Enfermagem do Trabalho é o profissional que fez o curso de Técnico de Enfermagem e realizou a etapa complementar de um ano em Medicina do Trabalho. Tem como função ficar responsável pelo ambulatório da empresa.

Ergonomista

É o profissional da saúde ocupacional com habilidade técnica complementar em qualquer área paramédica ou médica (Educação Física, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia etc.).

Tem como função acompanhar os funcionários no exercício de suas funções, a fim de acompanhar se estes estão realizando as atividades de acordo com a postura adequada.

Com isso, tem como objetivo evitar problemas posturais, lesões por esforço repetitivo (LER) ou de coluna.

Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho é profissional formado em curso técnico de Segurança no Trabalho.

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É o profissional responsável por identificar, fiscalizar e aperfeiçoar as falhas e os eventuais riscos no campo da segurança, saúde e higiene no local da empresa. Entre os exemplos de sua atuação temos:

  • identificação dos riscos e de sua prevenção nas áreas de segurança, saúde, postura e ergonomia;
  • avaliação da segurança no ambiente de trabalho;
  • avaliar o nível de higiene e como solucionar eventuais problemas nos locais do trabalho;
  • analisar a política de prevenção de incêndio;
  • fiscalização do uso dos EPIS, entre outros.

Auxiliar de Enfermagem e Segurança no Trabalho

O Auxiliar de Enfermagem e Segurança do Trabalho atua da mesma forma que um Auxiliar de Enfermagem comum, realizando funções ambulatoriais de apoio ao Enfermeiro do Trabalho, medição de sinais vitais, aplicação de medicamentos e curativos.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Caracteriza-se por ser o engenheiro especializado em Segurança do Trabalho sendo o responsável pelo gerenciamento de todas as normas de segurança da empresa. Como exemplos de suas funções, podemos citar:

  • realizar as medições dos riscos físicos e biológicos, como luz, umidade, calor, poeira e ruído;
  • prestar as informações necessárias para o médico do trabalho.

» Doenças Ocupacionais mais comuns e o que fazer para evitá-las?

» O que esperar da área de SST para 2020?

Ações da saúde ocupacional

Para compreender melhor a atuação dos profissionais na área, vamos destacar as principais atividades que são oferecidas por eles no ambiente de trabalho visando melhorar aspectos como produtividade, disposição e humor.

Ginástica laboral

Atividades repetitivas na rotina de trabalho podem se tornar um problema. Para isso, é fundamental que ocorram algumas pausas para o funcionário recarregar suas energias e fazer atividades que sejam benéficas a musculatura como alongamentos e exercícios de respiração.

A ginástica laboral gera muitos benefícios aos trabalhadores que vivem intensamente uma rotina onde executam os movimentos durante várias horas. Podemos citar:

  • melhora da circulação do sangue;
  • redução da fadiga, sedentarismo e estresse;
  • correção da postura;
  • aumento de concentração;
  • maior produtividade.

Ela ainda acaba sendo vantajosa financeiramente para as empresas em relação à redução de despesas com licenças médicas.

Ergonomia

O espaço laboral bem planejado e pensado para o conforto dos funcionários diminuem drasticamente as chances de o indivíduo ter algum problema muscular como dores na coluna.

É muito importante possuir cadeiras ergonômicas e mesas que sejam da altura correta do profissional em casos de trabalho no escritório. Em ambientes onde é exigido maior força física como na construção civil, é ideal ter profissionais que orientem o colaborador em relação a sua postura.

Promover a alimentação saudável

Alimentar-se de forma correta é uma orientação a ser seguida tanto na vida pessoal como na profissional. Muitas doenças podem ser evitadas quando praticamos uma dieta balanceada, como diabetes e pressão alta.

A nutrição dos funcionários, especialmente para os que se alimentam nos refeitórios da empresa, precisa ser um pilar importante para a equipe de saúde ocupacional. Dessa forma, o seu rendimento, produtividade e demais aspectos positivos melhoram no dia a dia.

Campanhas de vacinação

Após os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus, esses cuidados aumentaram nas empresas. Promover campanhas de imunização contra a covid-19 e outras doenças como a gripe são muito relevantes para a saúde dos profissionais.

Vacinando o pessoal periodicamente, a empresa garante mais segurança e motivação aos demais funcionários.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Trata-se de uma iniciativa rotineira das empresas que visam conscientizar os trabalhadores da importância de seguir as principais diretrizes de prevenção de acidentes. Ela deve acontecer no mínimo uma vez por ano.

São orientadas ações que objetivam proteger o colaborador de sofrer lesões graves ou doenças sofridas no ambiente de trabalho. As costumeiramente citadas são:

  • usar equipamento de proteção adequado;
  • evitar contato com substâncias tóxicas;
  • utilizar somente máquinas que passaram por revisão;
  • local de trabalho limpo e organizado.

Portanto, com a leitura completa deste texto, você é capaz de compreender a importância da saúde ocupacional nas empresas, as atividades existentes no meio e as ações que devem ser praticadas com os colaboradores.

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