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Depressão e estresse: principais causas de afastamento no trabalho

17 de outubro de 2019

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Conforme as estatísticas atualizadas dos índices de afastamento do trabalho no Brasil, as lesões no ambiente laboral, doenças musculares e transtornos mentais são um dos principais fatores que afastam os profissionais de suas funções.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 86% da população brasileira possui algum tipo de problema de saúde mental e, entre as principais causas, estão o estresse e a depressão, que se tornaram os principais fatores para o afastamento no trabalho.

Sabendo disso, com a leitura completa deste conteúdo, você vai entender quais são as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, os impactos causados pela pandemia e a importância de investir na melhoria da saúde e segurança ocupacional da empresa. Confira!

Quais são os impactos da pandemia no afastamento do trabalho?

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios para a gestão do afastamento do trabalho, tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mostram que houve um aumento significativo no número de pedidos de afastamento do trabalho por doenças respiratórias em 2020, em comparação com anos anteriores.

Segundo o Ministério da Economia, entre março e novembro de 2020, foram concedidos cerca de 320 mil benefícios por incapacidade temporária relacionados à Covid-19, o que representa um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a pandemia teve um impacto significativo na saúde mental dos trabalhadores. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o isolamento social, o medo da contaminação e a incerteza econômica são fatores que afetam a saúde mental das pessoas durante a pandemia.

Quais são as principais causas de afastamento no Brasil?

Existem diversas causas que podem levar um trabalhador a se afastar do trabalho, desde problemas de saúde física até questões relacionadas à saúde mental. Listamos a seguir as causas que mais afastam as pessoas de suas funções laborais no país. Acompanhe!

Lesões por esforço repetitivo (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT)

Essas lesões ocorrem devido a movimentos repetitivos ou posturas inadequadas no ambiente de trabalho. Segundo o Ministério da Saúde, a LER e a DORT são responsáveis pela maioria dos casos de afastamento do trabalho no Brasil.

As condições impostas pela empresa, como atividades físicas intensas, insalubridade ou falta de equipamentos de proteção para certas tarefas, podem resultar em problemas sérios para a saúde do funcionário.

O mais recomendado, dependendo do cenário de seu negócio, é investir em atividades que façam a sua equipe cuidar da saúde, como a ginástica laboral, atender às normas regulamentadoras e seguir todas as dicas de proteção no ambiente de trabalho.

Depressão e estresse

A Organização Mundial da Saúde possui dados que sinalizam que a depressão será a maior causadora de afastamento no trabalho nos anos futuros. Além disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que 20% ou 25% da população em algum momento da vida teve ou terá um quadro de depressão.

Mas por que isso ocorre? Toda a carga de trabalho excessiva e o modo como estamos sempre conectados fazem com que acabemos desenvolvendo certos transtornos psicológicos.

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Entre os fatores responsáveis por desencadear a depressão no trabalho, estão:

  • predisposição para a doença;
  • carga exaustiva e recorrente de trabalho;
  • ambiente muito estressante;
  • situação de estresse pós-traumático.

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que, em 2020, durante a pandemia, houve um aumento de 40% no número de afastamentos do trabalho por transtornos mentais e comportamentais, em comparação com o ano anterior.

Como funcionam os afastamentos por conta da depressão?

O afastamento por conta da depressão é dado se o quadro estiver diretamente ligado ao ambiente de trabalho. E, para comprovar e conseguir esse direito, é necessário um laudo feito por um médico e outras provas que atestem que o desencadeamento foi por conta do trabalho.

No momento em que é comprovada a depressão causada pelo ambiente de trabalho, a empresa pode indicar a ajuda de profissionais e acompanhar sua evolução. Dessa forma, não há necessidade de afastá-lo 100% do trabalho e ainda dar oportunidade ao funcionário de continuar suas atividades. Tudo isso sem a necessidade de burocracias, afastamentos, demissões e novas admissões.

Qual a importância de melhorar a saúde e segurança ocupacionais da empresa?

Focar na melhora da saúde e segurança ocupacionais da empresa para seus funcionários não visa a somente garantir o bem-estar e a integridade física e mental dos trabalhadores, mas também engloba a produtividade e a competitividade do negócio. Alguns dos motivos que explicam isso são:

  • redução de acidentes e doenças ocupacionais;
  • aumento da produtividade;
  • cumprimento de normas e legislações;
  • imagem da empresa.

Quando a empresa investe em medidas preventivas para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, os riscos de acidentes e doenças ocupacionais diminuem, reduzindo o número de afastamentos.

Por exemplo, se a empresa oferece equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para cada função, realiza treinamentos para prevenção de acidentes, avaliações periódicas de saúde dos trabalhadores, entre outras medidas, os colaboradores têm menos riscos de se acidentar ou adquirir doenças ocupacionais.

Como a gestão de fatores psicossociais no trabalho pode auxiliar nesse tema?

Claro que para todo problema buscamos mostrar uma solução, e para um assunto como este não seria diferente. Uma das soluções que ainda não apresentamos é a gestão de fatores psicossociais no trabalho.

Isso porque, hoje, muitas empresas já trabalham com sistemas de serviços de SST, que visam a cuidar de toda a dinâmica de documentos sobre saúde e segurança do trabalho e, principalmente, de estar a par sobre a saúde dos funcionários dentro da empresa.

Uma solução importantíssima é investir em treinamento pessoal para o controle da mente e emoções dos colaboradores. Um dos treinamentos se chama Treinamento Mind, baseado na meditação.

No entanto, há diversas dicas para reduzir e prevenir a depressão, como:

  • tornar o local de trabalho mais descontraído e saudável;
  • dar mais voz aos colaboradores, para poderem se expressar ou mostrar ideias, assim, explorando a criatividade;
  • promover uma maior comunicação entre as equipes, e de forma eficiente;
  • promover momentos e setores de relaxamento;

Portanto, com a leitura completa deste artigo, você conseguiu compreender as principais causas de afastamento no trabalho e os impactos causados pela pandemia de Covid-19, além de aprender sobre os métodos que podem ser aplicados pelas empresas para diminuir esses índices.

Caso tenha gostado do conteúdo, comente o que achou do tema e compartilhe suas sugestões!

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